LckLinux
(usa Slackware)
Enviado em 02/07/2020 - 17:19h
nego_branco_ney escreveu:
LckLinux escreveu:
nego_branco_ney escreveu:
Qual você prefere? e por que prefere? diga os pontos positivos e negativos que você considera
Gosto de ambas, que basicamente são diferentes nesse aspecto apontado acima pelo colega (embora eu tenha adotado o Arch para o dia a dia, preferindo-o, uma questão de gosto pessoal).
Vi que você curte o Manjaro. Tens vontade de usar o Arch Linux (se é o caso de não conhecê-lo)?
Cuide-se \o/
eu ja usei o manjaro como distro principal e gostei muito (talvez a melhor distro que ja usei até o momento), hj estou usando o debian pra tentar aprender mais sobre o linux em geral, ja instalei o arch uma vez mas acabei não levando pra frente, ainda me falta conhecimento pra deixar o sistema de um jeito legal pro meu uso mas futuramente com certeza usarei o arch como distro principal
E, caro "nego_branco_ney", olha que interessante a comparação entre o Arch Linux e o Debian, que está disponível na página do Arch (pode ser que você já a conheça, tendo lido no site):
Comparação entre Arch Linux e Debian:
" Debian é a maior upstream de distribuição Linux com uma comunidade maior e possui ramos estáveis, testes e instáveis, oferecendo mais de 43.000 pacotes. O número disponível de pacotes binários do Arch é mais modesto. No entanto, ao incluir o AUR, as quantidades são comparáveis.
Debian tem uma postura mais veemente sobre o software livre, mas ainda inclui software não livre em seus repositórios não livres. O Arch é mais leniente e, portanto, inclusivo, em relação a "pacotes não livres", conforme definido pelo GNU.
Debian se concentra em testes rigorosos do ramo estável, que está "congelado" e há suporte por até cinco anos. Os pacotes Arch são mais atuais do que o Stable do Debian, sendo mais comparável a ramos Testing e Unstable do Debian e não tem um agendamento de lançamento fixo.
Debian está disponível para muitas arquiteturas, incluindo alpha, arm, hppa, i386, x86_64, ia64, m68k, mips, mipsel, powerpc, s390 e sparc, enquanto o Arch é x86_64 apenas.
O Arch fornece suporte mais conveniente para a construção de pacotes personalizados e instaláveis de fontes externas, com um sistema de compilação de pacotes tipos ports. O Debian não oferece um sistema de ports, confiando em vez dos seus grandes repositórios binários.
O sistema de instalação do Arch só oferece uma base mínima, exposta de forma transparente durante a configuração do sistema, enquanto os métodos da Debian, como o uso de tasks do apt para instalar grupos pré-selecionados de pacotes, oferecem uma abordagem mais configurada automaticamente, bem como vários métodos alternativos de instalação.
O Arch geralmente agrupa bibliotecas de software junto com seus arquivos de cabeçalho, enquanto que os arquivos de cabeçalho Debian precisam ser baixados separadamente.
O Arch mantém o mínimo possível, evitando problemas que o upstream são incapazes de revisar, enquanto o Debian aplica patches em seus pacotes de forma mais liberal para um público mais amplo."
Fonte da comparação acima:
https://wiki.archlinux.org/index.php/Arch_compared_to_other_distributions_(Portugu%C3%AAs)