giovannikenpachi
(usa Ubuntu)
Enviado em 14/09/2011 - 17:29h
* Integração nativa com autenticação via Active Directory, se vc está usando samba ou criando um servidor de impressão é muito bom. Ou mesmo se não tem Active Directory o Ubuntu Server já vem com OpenLdap nativo também e fácil de configurar.
* Segurança - O ufw (nativo no ubuntu) faz um bom trabalho como firewall iptables sem ser complicado como o iptables, você pode ter um firewall competente funcionando em segundos, para maior flexibilidade é só aprender como o ufw inicializa as regras.
* Melhor suporte a hardware. A canonical se esforça para fazer o ubuntu server ter suporte a hardwares como IBM, HP, Dell, etc. Ou seja você tem suporte nativo a controladoras raid e outros hardwares específicos de servidores, sem maiores dores de cabeça
* Ciclo de atualizações - Cada um tem sua preferência, mas para mim o ciclo de atualizações do ubuntu server é melhor porque ele é estável nas versões LTS sem ser defasado como no debian. Enquanto no debian as versões estáveis ficam anos a fio usando as mesmas versões de softwares, no ubuntu atualizações são mais frequentes. Se quiser ter softwares atualizados com o debian é necessário utilizar os repositorios de test que são extremamente instáveis. Imagine ter um servidor web php para hospedagem e ficar 3 anos usando uma versão defasada, para desenvolvimento de software e para venda de hospedagens isso é muito ruim.
* Virtualização. Nesse quesito o debian não se compara ao ubuntu é possível criar uma nuvem privada de servidores em cloud computing no estilo amazon ec2 com uma facilidade de instalação e manutenção impressionante.
* Simplifique a vida de administrador - Rotinas comuns são automatizadas pelo ubuntu facilitando a administração, por exemplo atualizações de segurança você pode configurar para atualizar automaticamente. Outra coisa muito bacana é automatizar instalações personalizadas de servidores. Outra coisa é o landscape que além de monitorar os servidores permite a administração de multiplos servidores como se fossem um só, o landscape é exclusividade do ubuntu
* Ubuntu tem suporte e treinamento oficiais
* Há uma empresa injetando milhões nele, mesmo assim é totalmente livre.
Enfim, o debian é uma boa distro para um servidor do tipo faça você mesmo, mas o ubuntu server está mais para ser comparado com o redhat porque oferece serviços focados em servidor, o debian é generalista. Outra forma simplista de ver é que o ubuntu é um debian com asteroids, mas isso é muito simplista pois o ubuntu vai além da personalização.
Por todos esse motivos e principalmente pelas atualizações eu prefiro ubuntu
Antes de me criticarem vejam que o que disse faz parte da minha opinião e experiência de mais de 5 anos com linux, usando slackware, debian, gentoo, centos, fedora, redhat, archlinux e ubuntu em servidores e desktops administrando, testando ou usando pessoalmente, ou seja, não to dizendo que eu sou bom, to dizendo que minha vivência me leva e ter essa conclusão e que cada caso é um caso. No mais gosto muito do debian e chego a ser fã pois ele trilhou o caminho das pedras e é o pai, avô e bisavô de um incontável numero de distribuições, e com certeza também é muito competente em servidores, sua escolha vai depender da sua vivência e de cada situação, não limitando-se apenas à debian vs ubuntu.