quartodazona
(usa Debian)
Enviado em 04/09/2017 - 13:47h
avena escreveu:
evite retornar assim, se possivel coloque o que fez para instalar, e quando executar no terminal pega o log e coloque tambem. quando mais informação sobre o que foi feito, melhor para ajudar.
Vamos lá meu caro.
Eu tenho costume de trabalhar com servidores em modo texto e só uso desktop Debian no meu note e em meu pc e geralmente quando sai uma nova distribuição aguardo sair a versão estável para atualizar e alterar os repositórios. Há uns 2 meses atrás fiz a atualização da sources.list para o Stretch e ao executar o dist-upgrade todas as minhas confs do Cairo Dock, Samba, fstab, network interfaces, rotinas do contrab, variáveis de ambiente do Java, do Python, etc, enfim, tudo que eu uso para programar e trabalhar foi mantido, com exceção da exibição dos ícones no Desktop.
E aí o que já fiz:
1 - Atualizei novamente a lista de repositório utilizando dando um update;
2 - Verifiquei a configuração gráfica dos ajustes do Gnome do Debian a partir daquela janela de ajustes similar as do Mac-OS X, mas mesmo com a opção para exibir os ícones do desktop já marcados para serem exibidos não habilita ou desabilita como funcionava no Jessie.
3 - Já usei gerenciador de pacotes com -f install para procurar dependências quebradas, entre outros comandos, inclusive com dist-upgrade porque em alguns posts que li na net disseram que nas atualizações recentes da distribuição isso já havia sido corrigido, mas também não funcionou.
4 - Postei no fórum do Debian Brasil e no oficial do Debian, que me direcionaram para dois links:
Esse:
https://askubuntu.com/questions/43246/how-to-configure-gnome-3-to-show-icons-on-desktop
Que manda eu instalar o gnome-tweak-tool que já foi incorporado por esta nova interface do Gnome dentro da ferramenta Ajustes (em português).
Inclusive na mesma página há uma orientação para que eu altere os parâmetros de exibição via modo texto, inclusive orientando que eu mate o processo do Nautilus para visualizar as alterações, mas no Gnome do Strecth ele não deixa você matar o processo gdm3 de forma tão trivial como antes. Os comandos estão abaixo, mas também não funciona na nova versão do Gnome.
# show files on desktop
gsettings set org.gnome.desktop.background show-desktop-icons true
# show shares on desktop
gsettings set org.gnome.nautilus.desktop volumes-visible true
# restart nautilus
nautilus -q
nautilus
E esse outro link:
http://joesteiger.com/2011/07/02/enable-desktop-icons-and-right-click-gnome-3-gnome-shell-ubuntu-11-...
Que orienta que eu utilize o dbconf-editor para fazer estas alterações desta forma:
Open the Application Finder window with Alt+F2 .
Enter deconf-editor .
Select org > gnome > desktop > background .
Check the check box for show-desktop-icons .
Mas também não rola, pois mesmo eu navegando na árvore de parâmetros do dbconf-editor e alterando as chaves que são responsáveis por esta ação de exibir ou ocultar os objetos do destkop não funciona.
Eu havia hospedado uma figura que ilustra o meu problema, mas que vi que o link ficou fora, então hospedei desta vez no meu blog.
https://mastigado.files.wordpress.com/2017/09/foto_erro1.jpg
Se você observar a foto verá que estou tanto com o dbconf-editor e a janela de ajustes abertos justamente na área de exibição dos ícones, mas com meu desktop vazio.
Inclusive observei que no dbconf existem duas chaves em específico que posso alterar o valores do que é exibido ou não em meu desktop, uma em org > gnome > desktop > background > show desktop icons e a outra eu acho que é em org > gnome > nautilus > desktop (acho que é assim), mas ainda assim não muda nada na área de trabalho. Posso reiniciar o serviço gdm ou o SO que dá no mesmo. A única coisa que muda quando altero o dbconf são nos valores da ferramenta Ajustes (que faz a leitura das chaves de configuração, similar ao regedit do Windows).
Então, resumindo:
# dpkg --configure -a && apt-get -f install
Já foi feito anteriormente e não existem pacotes pendentes para instalação ou quebrados.
avena escreveu:
recomendo mover (remover) a pasta .gconfd - para meio que dar reset no padrão de tela de area de trabalho, isso se usa gnome
Agora, assim que chegar em casa farei esta tentativa conforme sua orientação e dou o retorno mais tarde. Muito obrigado.