DecioSP
(usa Slackware)
Enviado em 12/02/2010 - 22:19h
Aparentemente, para funcionar corretamente, o EasyBCD instala (ou sobreescreve) um gerenciador de boot proprio. (Confesso que não sei se ele instala um grub real, ou um pseudo grub por exemplo)
Contudo, para funcionar, esse gerenciador tem que apontar para a partição onde o linux está instalado (ex. /dev/sda2).
Eu lembro que uma das sugestões dos desenvolvedores do programa era instalar o gerenciador de boot na partição nativa do linux e apontar o gerenciador do EasyBCD para essa partição.
Exemplo, você instalaria o Debian, mas na hora de instalar o grub, em vez de instalar na MBR, você escolheria a opção de instalar na partição onde o Debian está sendo instalado.
Assim, quando o gerenciador do EasyBCD apontar para a partição, é um grub real que gerenciaria o boot.
Pessoalmente, principalmente para aqueles que estão iniciando sua experiencia com o linux e que pretendem manter uma partição com Windows instalado, eu recomendaria o uso do EasyBCD, pois as versões de SO da Microsoft geralmente reescrevem a MBR, destruindo as informações de instalações do linux. Mesmo no linux, é fácil para um iniciante cometer algum erro ao mexer na MBR e acabar até estragando a tabela de partições. E desde já adianto que nem sempre é fácil recuperar essas alterações, chegando a ser algumas vezes mais facil reformatar o HD.
Quanto a um bom material introdutório, para alguém em nivel universitário, eu recomendaria o livro "Linux in a Nutshell" da O'Reilly Media.