4tentativa
(usa Linux Mint)
Enviado em 26/05/2013 - 17:26h
Tenho o CD do Gparted Live CD: conferido e ok pelo msdn (ou algo parecido, não lembro as letras): deu ok. Foi queimado num micro com windows 7, nero burning versão 7.
Também tenho um LiveGparted gravado num BurningFree, no mesmo micro e com a mesma iso.
nenhum dos dois cds funcionou.
Big Linux ou Mint estarem defasados, por serem de 2007 e outro de 2010, não é uma informação de grande valia, visto estarmos em 2013 e a diferença de 2013 para 2007 ou 2010 é mais do que óbvia. Eu sei acompahar calendários, creio que qualquer um saiba, ainda que seja um analfabeto total. - E, me desculpe se me achou grosseira, apenas respondi pelo óbvio.
O problema aqui não é sistema defasado ou nao; é conseguir instalar algum linux. Nesta altura do acontecimento, não faz diferença de que ano. Acabei de reinstalar o BigLinux de 2007, é por ele que estou conectando.
O PARTICIONAMENTO:
- Linux-swap só é permitido se eu montar primeiro uma partição extendida - ok, fiz isso.
- fiz uma partição primária de 20 gigas (fora da extendida), Instalou o Big Linux mas não o Mint (que tentei antes do Big, Não reconheceu... Ficou me pedindo a raiz)
- Big Linux está com particionamento ext3. O gparted dele não tem ext4 nem o journaling ext4.
- No quadro geral, ficou assim: sda1 extendida, com 2 gigas para linun-swap (partição extendida de 2 gigas / linux-swap lógica de 2 gigas como filha da extendida).
sda2 com 20 gigas, partição primária
sda3 com o restante, configurada como ntsf
- O BigLinux reconheceu a raiz e se instalou nela (sda2). Não entendo porque os outros Linux não conseguem reconhecer a raiz. Um detalhe interessante: o Big Linux só me mostra o Parted se eu optar por ele na primeira tela. Como eu tinha seguido as instruções, optei por instalar direto, sem passar pela partição. Instalou.
Meninos, voltarei amanhã. Agora eu preciso realmente dormir, estou desde 2 feira nesta agonia, dormindo a base de cochilos. Tenho que despencar para o sono por algumas muitas horas ou acabarei sofrendo as consequencias. Retorno assim que o corpo me permitir.
Fica a pergunta: dá para ir adiante usando o terminal do Big Linux? Passo a passo, meninos. Li muito mas ainda estou no 'entendimento básico', tá?
mil beijos da magistra, com muito carinho e gratidão.