meinhardt_jgbr
(usa Debian)
Enviado em 13/08/2010 - 14:42h
Fabio,
Para ter mais flexibilidade e não precisar ficar alterando tamanho de partição de dados quando alguma delas for ficando cheia, sugeriria o seguinte:
Partic nr 1 - Primaria, Debian / (raiz) em ext3, com 10Gb
Partic nr 2 - Primaria, Ubuntu / (raiz) em ext3, com 10Gb
Partic nr 3 - Primaria, Suse / (raiz) também em ext3 com 10Gb
Partic nr 4 - estendida - lógica
Partic estendida nr 5 - Linux swap, 2 Gb
Partic estendida nr 6 - Linux Dados, em ext3, 48Gb ou aquilo que estiver sobrando de espaço no HD.
Aqui irão todas as partições /home, de cada uma das distros, sem que seja necesssário fazer uma partição /home para cada uma delas.
MUITO IMPORTANTE: Ao fazer a instalação de cada uma das 3 distros, definir um nome de usuário distinto, pra não embolar as configurações e ccriar uma tremenda caca.
Apenas como sugestão, quando instalo qualquer distro nova, o meu nome de usuário será :
jorge-debian5
jorge-ubuntu
jorge-suse10
jorge-biglinux4
Com isto as configurações não se misturam e não ocorrem erros. Por outro lado você ganha em flexibilidade pois não fica limitado em apenas 15Gb que era aquilo que você pretendia usar para /home de cada uma delas em separado.
Definitivamente não precisa mais do que 2Gb para swap. De você já tiver 1Gb de RAM, vai ser usado muito pouco o swap. Se tiver 2Gb, o swap não vai ser usado nunca. Na minha instalação com 2Gb de RAM, tenho apenas 256Mb de swap.
Resumindo, crie 3 partições primárias de 10Gb cada uma ou quem sabe de 12Gb. Crie a quarta partição que só vai aceitar sendo estendida, com o resto do espaço livre do HD.
Dentro da estendida, crie primeiro o swap de 2Gb ou menos, dependendo da sua RAM e a segunda estendida com todo o resto do seu HD. Vai ser a sua partição de dados consolidada, para todas as distros que você decidir instalar.
Sds
Jorge