SamL
(usa XUbuntu)
Enviado em 06/11/2022 - 11:12h
Legal, não conhecia esse paradoxo. Acho que paradoxos são indicações de limite lógico, por exemplo: quando se encontra algo assim, indica que a lógica usada para tratar o problema é inadequada e ai uma forma de "resolver" tal paradoxo é simplesmente elevar o nível lógico e acertar o paradoxo num nível maior. Deixa eu simplificar: pega a tirinha ai, ela claramente mostra que não é possível dizer sem entrar em contradição que o curso foi bom ou ruim. Bom ou ruim são apenas dois valores lógicos binários, e isso pra avaliar a qualidade do curso não é suficiente, sendo assim há um paradoxo (limite na lógica usada). Mas se tu elevar pro nível 3 (lógica ternária) então, o paradoxo deixa de ser paradoxo e passa a ser um valor dentro desta lógica de nível 3:
ruim = 0
indefinido = 1
bom = 2
Então, num nível de lógica 3, o certo pra menina ter respondido seria dizer que é indefinido, ou que simplesmente ela não sabe.
Indefinido é um valor lógico a qual não se pode concluir que é ou bom ou ruim, mas pode ser os dois ou nenhum deles ao mesmo tempo.
Sendo assim, podemos ainda elevar a lógica mais ainda pra nível 4:
ruim = 0
os dois = 1
nenhum = 2
bom = 3
E ai, o que antes era indefinido, passou a ser dois valores definidos: os dois (bom e ruim) ou nenhum (nem bom nem ruim).
E talvez agora teríamos de aceitar que, existem duas respostas para o problema numa lógica de nível 4: o cusro é bom e ruim ao mesmo tempo, e nenhum dos dois, ou seja, era o indefinido da lógica 3.
E ainda podemos extender mais ainda pra lógica muito mais complexa e ainda assim ser válido como resposta. Mas vai contar isso pra um cara que só pensa em binário, vai dizer que tô errado, mas o que seria certo então? Encarar o paradoxo como uma anomalia lógica? Ou admitir que não sabe e simplesmente aceitar o paradoxo como parte da lógica? Ai cairíamos no conceito de humildade.