Jogos criado em C no windows rodando no linux

1. Jogos criado em C no windows rodando no linux

Thiago
thvinicius

(usa Ubuntu)

Enviado em 21/09/2013 - 16:04h

Boa tarde galera,

Seguinte minha equipe e eu estamos desenvolvendo um jogo para o projeto da faculdade, o jogo está sendo desenvolvido no CodeBlocks em linguagem C utilizando a biblioteca allegro. O jogo está sendo desenvolvido no windows mas quero colocar pra rodar no Linux (Debian 6). Qual a melhor forma para ser feito?

Obs; Fiz algumas tentativas pelo wine mas sem sucesso;
Não sei se pode ser útil, mas a resolução da tela do jogo é 1366x768.


  


2. Re: Jogos criado em C no windows rodando no linux

wellington
wellingtonsr

(usa Slackware)

Enviado em 21/09/2013 - 18:43h

Você terá de fazer pequenas alterações no código para rodar no linux. Ele 100% feito no winows não roda no linux.


3. Re: Jogos criado em C no windows rodando no linux

Pedro
px

(usa Debian)

Enviado em 21/09/2013 - 19:05h

wellingtonsr escreveu:

Você terá de fazer pequenas alterações no código para rodar no linux. Ele 100% feito no winows não roda no linux.



Basicamente terá de reescrever o código todo pro linux (portando as libs e talz). Mas você pode (é deve!) aproveitar a "logica" por traz do antigo código, assim já terá seu ponto de partida!


4. Re: Jogos criado em C no windows rodando no linux

Thiago
thvinicius

(usa Ubuntu)

Enviado em 24/09/2013 - 10:51h

E pelo wine, será que tem como fazer?


5. Re: Jogos criado em C no windows rodando no linux

Brian Chalega da Silva
brian_ch

(usa Arch Linux)

Enviado em 24/09/2013 - 11:49h

Na verdade, para funcionar no linux você só vai precisar refazer as partes do código que usarem bibliotecas do windows ou outras especificidades dele (o problema é que esse 'só' muitas vezes não é lá muito simples de fazer na prática).

Nunca cheguei a usá-la, mas pelo que eu li, a Allegro é uma biblioteca multiplataforma (assim como a SDL, FreeGLUT, etc..) e você não deveria precisar mudar nada no código para ele compilar no linux ('nada' no que se refere ao uso dessa biblioteca, se em alguma parte do código você usar algo específico do windows, você terá que reescrever essa parte).



6. Re: Jogos criado em C no windows rodando no linux

Thiago
thvinicius

(usa Ubuntu)

Enviado em 01/10/2013 - 08:23h

brian_ch escreveu:

Na verdade, para funcionar no linux você só vai precisar refazer as partes do código que usarem bibliotecas do windows ou outras especificidades dele (o problema é que esse 'só' muitas vezes não é lá muito simples de fazer na prática).

Nunca cheguei a usá-la, mas pelo que eu li, a Allegro é uma biblioteca multiplataforma (assim como a SDL, FreeGLUT, etc..) e você não deveria precisar mudar nada no código para ele compilar no linux ('nada' no que se refere ao uso dessa biblioteca, se em alguma parte do código você usar algo específico do windows, você terá que reescrever essa parte).


Segui esse tutorial para compilar

https://sites.google.com/a/liesenberg.biz/cjogos/home/software/ambiente-code-blocks-allegro-5

mas não deu certo, vou verificar as bibliotecas.


7. Re: Jogos criado em C no windows rodando no linux

Thiago
thvinicius

(usa Ubuntu)

Enviado em 01/10/2013 - 13:11h

Utilizando o Ubuntu 13.04 consegui executar pelo wine.
Copiei a pasta do jogo que estava no windows para o Ubuntu e pelo terminal dei um wine jogo.exe e funcionou.

Agradeço a todos pela ajuda.






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