Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 01/02/2013 - 08:52h
Que isso sirva de alerta, não somente para o Under-Linux, mas também para qualquer organização, associação, forum, rede social, igreja, centro espírita etc. que tenha seus termos de participação, estatutos, nomas, regras, etc. redigidos de forma unilateral e supostamente "soberana": Essa tal soberania pode até existir,
desde que não venha a provocar dano a dignidade ou à moral de alguém.
O Código Civil Brasileiro exige ampla oportunidade de defesa e contraditório nos casos em que alguém venha e sofrer alguma punição por parte de qualquer organização ou associação de pessoas. Não se pode simplesmente punir alegando soberania, e sem dar amplo direito de defesa.
Não vou entrar em detalhes, mas existe todo um (longo) ritual que precisa ser cumprido antes de se suspender, penalizar ou banir um participante.
Quem não observa tal procedimento corre o sério risco de ofender a dignidade do participante penalizado, ou mesmo de boa parte da comunidade.
Nesse caso, o fato de não haver permitido a competente defesa já é em si prova de dolo, podendo incorrer em, além do pagamento de danos morais, ainda sofrer processos (no plural mesmo) por calúnia e difamação.
Esse é atualmente um terreno muito perigoso, que deve ser evitado através do uso de uma maior prudência e urbanidade no tratamento com as pessoas.
A propósito, eu mesmo já fui recentemente banido de um certo forum sob a alegação de "incompatibilidade doutrinária" (?) porque o moderador estava atacando maciça e sistematicamente uma pessoa conhecida daquela comunidade (mais especificamente: o coronel Paulo Telhada) mas que nem sequer participava daquele forum (esse ataque era com pesadas acusações de "assassinato", "pecado" e coisas desse gênero) e eu evidentemente me manifestei totalmente contrário àquela atitude.
Curioso é que esse moderador é o próprio "dono" do forum, e que usa mais dois perfís falsos.
Isso é muito chato, pois certas horas nos dá a nítida impressão de que, em vez de estarmos ajudando a alguém - como é sempre a nossa atenção - estivemos apenas perdendo nosso tempo, e despertando combatimentos e/ou inimizades.
Não guardo mágoas nem tenho a intenção de "processar" ninguém, e não me arrependo de haver contribuído com aquelas comunidades (os demais participantes não me ofenderam jamais).
No entanto, mesmo que fosse convidado a voltar, é claro que não voltaria com a mesma boa vontade de antes.
Acho que ocorre mais ou menos a mesma coisa às demais pessoas eventualmente banidas de qualquer lugar sem um motivo aceitável.
Não tenho nada contra o Under-Linux, apenas não uso.
Minhas palavras são apenas à guisa de um despertamento e não posso nem me queixar se eles me mandarem à ***** e disserem que eu não tenho nada que dar palpite.
Portanto, quem assim o desejar, que aproveite a dica, enquanto é de graça.