tri_do_mundo
(usa CentOS)
Enviado em 24/07/2010 - 12:59h
Senhores, boa tarde!
Estou com um problema e já esgotei todo o meu conhecimento e já procurei de todas as formas, mas ainda sem sucesso, por isso gostaria de contar com o apoio de vocês.
Eu tenho um notebook Lenovo 3000 N200, que possui um padrão de teclado um pouco diferente do padrão e para funcionar a tecla BARRA/INTERROGAÇÃO precisa fazer uma certa configuração. No Windows tem que criar uma chave no registro e no Linux deve-se criar um arquivo com alguns parâmetros no caminho /usr/share/X11/xkb/symbols (http://itdevworld.wordpress.com/2008/09/28/remapping-keyboard-keys-on-x/).
Pois pesquisando eu fiz isso e consigo utilizar o meu CentOS com essa barra normalmente, porém eu utilizo a VMware para outra instalação do CentOS e a VMware tem um problema em que a barra de teclado ABNT2 não funciona. Pesquisando achei a solução para este problema alterando o arquivo /etc/vmware/config (http://lists.centos.org/pipermail/centos-pt-br/2007-April/000045.html), porém no meu caso, por ser este Lenovo não funciona, por certo a tecla fica em outro local e possui outro código que eu devo por no parâmetro xkeymap.keycode.211 = 0x073. Eu pesquisei novamente e utilizando o comando showkey o keycode correspondente à tecla é o 97, porém utilizando o xev, ele mostra o seguinte: keycode 109 (keysym 0x2f, slash).
Então tentei trocar o paraâmetro para xkeymap.keycode.109 = 0x2f, xkeymap.keycode.97 = 0x2f, entre outras variações, todas sem sucesso.. Com a xkeymap.keycode.109 = 0x2f ao pressionar a tecla sai a letra “v” e nas demais situações, não sai nada.
Enfim, tem algum jeito de saber qual é o keycode exato da minha tecla mais esse keysym correto, para eu fazer isso funcionar? Desculpe por escrever demais, mas tentei ser o mais explicativo possível. Por favor me ajudem, preciso fazer esta configuração pois utilizar o o Linux sem a tecla "/" é praticamente impossível e eu preciso levá-lo pronto no meu trabalho na segunda-feira. Caso tenham alguma outra idéia também que faça funcionar, eu aceito. O CentOS da VMware tem apenas o Xterm.
Desde já obrigado.
Daniel Leandro.