hrcerq
(usa Outra)
Enviado em 12/11/2016 - 13:20h
Bom dia amigo, deixa eu ver se consigo te situar.
Cada linguagem de programação tem seus pontos fortes e fracos, e tem um propósito, mas isso não significa que sejam algo engessado que você deve usar apenas para um fim específico. No entanto, essas linguagens diferem em algumas características, que dependendo do seu objetivo podem ou não ser benéficas.
Por exemplo, algumas linguagens são compiladas e outras interpretadas. Algumas tem tipagem dinâmica, outras estática. Algumas tem tipagem forte, outras tem tipagem fraca. Algumas tem uma variedade maior de bibliotecas disponíveis, outras nem tanto. Algumas tem maior número de programadores, o que significa que será mais fácil buscar ajuda, outras exigem uma pesquisa mais aprofundada. Algumas tem maior curva de aprendizado (principalmente as de mais baixo nível, como Assembly), outras são mais amigáveis para os novatos (Python, Ruby, Lua).
Essa variedade de características faz com que cada linguagen seja mais adequada para determinados contextos do que para outros. Por exemplo, a linguagem Shell é excelente para scripts de administração de sistemas. No entanto, não é uma escolha muito indicada para desenvolvimento de sistemas. Ainda assim, é possível desenvolver sistemas em Shell.
No exemplo que você citou, C++ é uma linguagem popular para criação de jogos. Ainda assim, existem também muitos jogos em Java, Python, entre outras linguagens. Então é preciso haver um equilíbrio entre a linguagem que mais favorece o que você quer fazer e a linguagem que você quer usar ou conhece. Nem sempre vai valer a pena aprender uma linguagem nova para desenvolver algo. Isso é algo que com o tempo você vai conseguir ter uma noção melhor.
Mas o que eu indico é que você não se prenda a uma única linguagem, porque como o mundo da TI é muito dinâmico, linguagens nascem e morrem o tempo todo, e o que mais importa mesmo é o domínio das lógicas de programação, pois isso se preserva entre múltiplas linguagens. É muito útil conhecer várias linguagens diferentes, assim você acaba percebendo maneiras diferentes de pensar e de atingir um determinado objetivo.
---
Atenciosamente,
Hugo Cerqueira