albfneto
(usa openSUSE)
Enviado em 12/03/2013 - 11:53h
por exemplo, o Morimoto divulgou muito Linux e fez o Kurumin,
mas na USP já tinha gente (um grupo) que usava debian, e inclusive divulgava o GNU
, que estava no começo.
que eu saiba,o Alfredo Kojima, do WindowMaker e depois do Synaptic, já usava antes, com ambiente gráfico
AfterStep e usava UNIX antes do Linux.
mas deve ter tido pessoas, hackers etc... que usariam, desde o começo, 92, 93 por aí. parabéns, Gubi, um dos pioneiros do Linux no Brasil! o Grupo que falei acima é o seu, provávelmente antes do grupo começar a usar Debian.
eu tinha contacto com UNIX, tinha feito um curso pequeno de UNIX, na USP em 1988, a gente usava Workstations da Sun e duma empresa Brasileira chama Targa, para fazee cálculos químicos. em linha de comando (sh, não era nem bash!) ou no máximo, em TWM con um X-Window simples.
eu ja usava DOS e PC-XT desde 1985-86.
quando a internet começou no Brasil, 1989-1990, ela só existia nas Universidades e algumas firmas, e era em Unix, não em DOS.
o email se chamava BITNET e usava um cliente email semi gráfico chamado Pine e um editor de texto chamado Pico, o precursor do atual Nano.
Mesmo conhecendo um pouco de UNIX, em 1996, tentei usar Linux, em Debian,na USP. levei 4 meses para por o micro funcionando, e precariamente! Tudo era montado manual, inclusive o CDROM. Slack era tão dificil, que nem instlar Slackware consegui. Mandrake, Conectiva e Red-Hat eu conseguia usar um pouco, Linux tinha tão pouca coisa que parei e voltei para DOS e UNIX,
Só voltei para Linux em 2007, quando ví o Kurumin 7 e achei muito legal.