Opinião sobre os Gênios [RESOLVIDO]

13. Re: Opinião sobre os Gênios [RESOLVIDO]

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 26/04/2011 - 00:23h

O pior é que, na maioria das vezes, isso que a izabel disse é verdade.

Muitos dos gênios conhecidos da humanidade foram seriamente afetados por problemas mentais que vão de distúrbios menores (obsessões, bipolaridade e outros) à esquizofrenia.

É, meus amigos. A mediocridade tem lá suas vantagens.


  


14. Re: Opinião sobre os Gênios [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 26/04/2011 - 11:49h

Vixi, é tão difícil falar sobre mim mesmo. rsrsrssrs

===================

Passada a piadinha (e sem graça), vamos tentar contribuir para com essa discussão deveras interessante hehee

Acho que o conceito de Gênio, que você está colocando na sua pergunta, é muito mais um estereótipo que vem sendo adotado pelo senso comum. E é difícil opinar sobre estereótipos, pois eles são construídos, e como diz o meu professor de história: "Verdades" construídas nem sempre são verdade.

Acredito que esse estereótipo de gênio foi criado tendo como base o grande "Leonardo da Vinci". Esse cara, de acordo com o conceito de gênio que voga na atualidade, é muito mais gênio que Albert Einstein, e que Stephen Hawking, pois ele era o tal do "bom em tudo": era pintor, escultor, arquiteto, inventor, "dissecador" (argh), tinha uma habilidade de socialização muito grande... Enfim, era O Cara.

Portanto, se eu for responder exatamente à sua pergunta, com base no conceito de gênio exposto por mim acima: SIM, todo gênio deve obrigatoriamente possuir talento e criatividade.

Na universidade, discutimos muito sobre essa questão: o que é um gênio, quando uma criança pode ser considerada um gênio (que pecado gente, como se nós meros mortais, tivéssemos condições de julgar os outrso, ainda mais o gênios), o que é preciso para ser um gênio...
Chega-se à conclusão de que, não é necessário ser nenhum Da vinci para ser um gênio. Mas, se o conceito de gênio que conhecemos pelo senso comum, não condiz com a realidade, então o que é exatamente um gênio, para que eu possa dizer se ele tem talento e criatividade?

Aí é uma outra história, bem longa por sinal. Na pedagogia não se usa o nome "gênio", pois a nomenclatura usada para esse tipo de pessoa, é fonte de muita polêmica. No momento, o mais aceito é "super-dotado" ou "detentor de altas habilidades".

Aí sim, esse conceito se aplica melhor nos exemplos que os colegas acima citaram. Posso ter uma alta habilidade em música, no xadrez, na informática etc... Mas nesse caso, NÃO é correto afirmar que TODO gênio (super-dotado ou detentor de altas habilidades) possui talento e criatividade. Veja o conceito mais aceito na universidade sobre o que é um super-dotado ou detentor de altas habilidades (só um momento pra eu pegar a cola aqui no meu caderno):

"A Política Nacional de Educação Especial (BRASIL, 1995, p. 17) define como portadores de Altas Habilidades/ Superdotados, os educandos que apresentarem notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual geral; aptidão acadêmica específica, pensamento criativo ou produtivo; capacidade de liderança; talento especial para as artes e capacidade psicomotora."

Vejam, que eu posso ter muita aptidão para a carreira acadêmica, mas não preciso necessariamente ter pensamento criativo, rsrsrsrs (aaaaa vá, sério mermo?????!!!)

================================

Bom, agora eu vou TENTAR responder a pergunta da nossa amiga Anna:

Anninha minha querida, existe uma "porrada" de teorias sobre os diferentes tipos de "gênios" (super-dotados ou detentores de altas habilidades): tem autores que falam que existem mais de 100 tipos de habilidades, alguns (mais demagogos) falam que existem 7 tipos de habilidades, blá blá blá.

Bom, temos que ter uma referência. Ainda sobre o que a Política Nacional de Educação Especial diz, existe 6 tipos de gênios (pessoas inteligentes bagarai):

1º Tipo Intelectual
2º Tipo Acadêmico
3º Tipo Criativo
4º Tipo Social
5º Tipo Talento Especial
6º Tipo Psicomotor

Não vou me aprofundar em cada um dos tipos, mas só gostaria de chamar atenção para o último, que diz que aquele jogador de futebol burro bagarai, que nunca leu um livro, mas que sabe fazer gol de placa e driblar meio time, também é considerado um "gênio". hauhauhauahauhauh

Vou parar por aqui pois essa minha resposta já tá cumprida demais, e chata de ler tb

Abraço a todos, meus amigões gênios



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts