É legal ou ilegal?

13. Re: É legal ou ilegal?

alvin
ipi

(usa Lubuntu)

Enviado em 25/04/2010 - 14:03h

Então pode?
Mesmo sendo público e notório q a loja não cobre o sistema, e que uma mudança de Sistema não danífica o equipamento. E que uma suposta mudança deixaria o suporte (do SO) à inteira responsabilidade do cliente, mesmo assim, esse tipo de contrato é permitido, um absurdo não acha?

Q lei hein, nada favorável ao consumidor.


  


14. IPI

ronnie peterson bacelar martins
dbahiaz

(usa OpenSuSE)

Enviado em 25/04/2010 - 14:08h

A questão principal, é se esta "escrito no contrato" ou na garantia, se tiver, é legal, se não tiver é ilegal.


15. Re: É legal ou ilegal?

alvin
ipi

(usa Lubuntu)

Enviado em 25/04/2010 - 14:12h

dbahiaz

Pra encerrar o tópico.
Vc tem plena certeza q isto é legítimo mesmo?
Obrigado.


16. Re: É legal ou ilegal?

Ednilton Santos de Oliveira
ednilton_so

(usa KUbuntu)

Enviado em 25/04/2010 - 14:29h

Olá,

Essa é uma questão polêmica. No fim o que vai valer é que o sistema de leis brasileiras é uma bosta, e em relação ao consumidor é uma [*****], porque envolve a elite que vente contra os consumidores, que são na maioria pessoas comuns. Nesse caso, o que o amigo acima mencionou sobre o contrato deve ser a verdade. Como dizem, contrato é assim: se tá, tá, se não ta, não tá.

Outro fato que sempre vem nos termos de garantia é que, se ficar comprovado que o cliente é responsável pelo dano ao equipamento, a garantia é automaticamente perdida. Assim, no caso de um eventual dano ao equipamento que teve o SO trocado, vale a pena que o consumidor busque seus direitos e tente provar que o dano não foi causa da troca do sistema.

No mais, se tratando de Brasil, busque seus direitos esperando sempre o pior.

Quanto ao Linux em MAC:
http://www.youtube.com/watch?v=1A-Sdwegs0o
http://www.youtube.com/watch?v=jzVB7h4UvTc&feature=fvw

Tem muitos outros.


17. Re: É legal ou ilegal?

lekegf
lekegf

(usa Ubuntu)

Enviado em 25/04/2010 - 14:31h

Tem muitos fabricantes que vendem pc com sistema Linux e dão garantia somente pro hardware (o que eles querem dizer com isso é: "pode instalar Windows a vontade, o Linux é só para baratear nosso produto e nós vendermos mais"). Imagine então, deve vir a Distroesquina instalada e toda mal configurada.

Porém talvez não, talvez o fabricante dê suporte somente ao Hardware, mas se preocupou vender o pc com um bom sistema Linux, todo bonitinho e talz (acho difícil).

Pelo outro lado, temos empresas como a Positivo Informática, por exemplo, que vende computadores com Mandriva. Dão garantia não tão somente ao hardware (obrigação) como fornecem suporte ao sistema.

Segue e-mail que recebi da equipe Positivo Informática:

"A Positivo Informática produz equipamentos com diferentes sistemas operacionais. Fica a critério do cliente, escolher um produto que acompanhe o sistema operacional que mais se adapte às suas necessidades no ato da compra, de forma a obter também o suporte técnico correspondente ao sistema operacional que acompanha o produto escolhido.

A nossa distribuição do Linux utilizada é Mandriva 2010.



Os equipamentos Positivo são produzidos e homologados pela nossa engenharia de produtos,e o mesmo não possui nenhum tipo de trava ou limitação que impossibilite ao cliente realizar a troca do sistema operacional original de fábrica por outro de sua preferência, porém ressaltamos que ao trocar de sistema operacional, alguns dispositivos podem não funcionar, pois dependem de drivers* específicos para sua utilização.

De acordo com o "Termo e Certificado de Garantia" que acompanha o equipamento, a Positivo Informática presta suporte somente ao software (sistema operacional) original de fábrica,adulterando a configuração original do sistema operacional, o usuário final assumirá todos os riscos inerentes a tal operação, como, por exemplo, uma eventual incompatibilidade de componentes, bem como seu ônus e a total responsabilidade por ela.

Como forma de cortesia, disponibilizamos em nosso site os drivers disponíveis para outros sistemas operacionais, ressaltando que não é garantido o funcionamento e não prestamos suporte a configurações com outros sistemas.

Estamos a disposição para eventuais dúvidas que se façam necessárias através dos telefones 4002-6440(Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Brasilia) ou 0800-644-7500(Demais regiões)."


18. Re: É legal ou ilegal?

alvin
ipi

(usa Lubuntu)

Enviado em 25/04/2010 - 15:06h

ednilton_so

Tb acho a lei do consumidor fraca ainda, apesar dos ganhos, o pessoa da telecomunicação faz o cliente de gato e sapato.


19. Re: É legal ou ilegal?

alvin
ipi

(usa Lubuntu)

Enviado em 25/04/2010 - 15:07h

lekegf

Perfeito contrato da positivo, deveria ser regra.


20. Re: É legal ou ilegal?

ilmar machado barcellos
panzzer

(usa Ubuntu)

Enviado em 25/04/2010 - 15:42h

empresas compram licenças,para hardwares previamente instalados,então assim podem dar garantia pelo produto.


21. Re: É legal ou ilegal?

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 25/04/2010 - 16:04h

A garantia, como bem ressaltou a Positivo, tem dois lados: 1) pleno funcionamento do equipamento, que está atrelado ao SO que vem de fábrica; 2) defeitos de hardware, que, geralmente, não são causados pelo software utilizado, mas podem ser.

Quem usa Linux há algum tempo lembra da questão dos HDs de notebooks, cuja vida útil era prejudicada pelo gerenciamento de energia. Num caso assim, o fabricante poderia recusar a garantia se o equipamento tivesse o Windows substituído pelo Linux, pois o defeito estaria relacionado a "uso indevido".

Também não podemos falar em "venda casada", pois um computador pressupõe um SO que o faça funcionar. Mas é sabido que alguns notebooks podem ser adquiridos sem SO, ou mesmo com o FreeDOS (que só serve para ver se a máquina liga, ao menos na minha opinião), permitindo que o comprador instale Windows, Linux ou qualquer outro que "sirva para ele". Nesse caso, a garantia é limitada ao hardware e a respectiva compatibilidade com o software (geralmente, inclui apenas o Windows).


22. Re: É legal ou ilegal?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 25/04/2010 - 16:12h

Esse comentário amplia o leque do tópico. Então deveriam dispor computadores multiplataforma.
É uma forma de garantir a nós a livre escolha sobre qual sistema queremos instalar. E nesse caso, vantagem(financeira) pra nós que preferimos o OpenSource!

Ednilton, valeu! Legais esses vídeos.


23. Depende

Rodrigo
ramega

(usa Ubuntu)

Enviado em 25/04/2010 - 19:44h

Depende do hardware que você compra e do contrato que você assina. Existe hardware que só roda no windows, devido ao poder que a MS tem sobre alguns fabricantes. Caso no contrato em que você assina na hora da compra, este no termo de garantia, que deve ter em algum canto que diga para você consultar o manual. Caso nestes itens não constem nada você pode sim alterar o S.O. e não perde a garantia.


24. Re: É legal ou ilegal?

Brian Chalega da Silva
brian_ch

(usa Arch Linux)

Enviado em 25/04/2010 - 20:19h

Eu não entendo muito de leis, mas será que um contrato que tira a garantia do hardware sendo que você trocou apenas o SO não desrespeita mesmo as leis de proteção ao consumidor?
Mas achei interessante o que o Pinduvoz falou sobre os HD's que tinham a vida útil prejudicada pelo gerenciamento de energia, isso ainda acontece?
Pra mim, porém, coisas como drivers, você mesmo é que acabaria tendo que ir atrás pois não é problema do hardware (pelo menos não seria obrigação por parte do suporte).



01 02 03



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts