Diferenças entre software livre e pago [RESOLVIDO]

1. Diferenças entre software livre e pago [RESOLVIDO]

Samuel Leonardo
SamL

(usa XUbuntu)

Enviado em 26/09/2014 - 10:53h

Queria a opinião de vocês sobre algo que observo desde de 2007 quando comecei a usar Linux. Tipo, por que há uma diferença tão grande de qualidade entre softwares livres e pagos? Claro, não me refiro a todos, existem bons softwares livres mas a outra parte (a maioria acredito eu) não bate de frente com softwares pagos. Pra fazer um comparativo, peguemos o Blender, ele é um ótimo software mas tenho que dizer que programas da mesma área sendo pagos dão de lavada em muitos quesitos, como a usabilidade da interface.

Photoshop e GIMP também tem muitas diferenças, qualitativamente falando. Tipo, no GIMP 2.8 agora que os devers se tocaram que uma interface não "espalhada" em várias janelas não é tão intuitiva e fizeram uma opção de janela única, que realmente faz uma tremenda diferença em relação às versões anteriores.

Não sei dizer o que falta a esses softwares. Talvez uma ajuda mais especializada de bons profissionais, não que quem já ajuda não seja profissional, não quero que me entendam mal. Só que sei lá, por que é tão distante o software livre (alguns) dos seus relativos pagos?

EDIT:
Deixa eu deixar mais claro aqui: não estou falando de sistemas operacionais e sim de programas para usar com eles.


  


2. Re: Diferenças entre software livre e pago [RESOLVIDO]

Caio
kennerc

(usa XUbuntu)

Enviado em 26/09/2014 - 11:27h

Resposta curta: Impressao do usuário/Dinheiro.

Resposta longa: Na minha opinião o software livre é tão bom quanto o pago, as funções na sua maioria estão todas lá.

Os programadores se focam nas funcionalidades, até por programarem gratuitamente, e deixam de lado as firulas e facilidades gráficas para o usuário final(pontos que foram levantados por você).

Se você procurar você vai ver vídeos muito bons, feitos em blender.

E montagens excelentes feitas no GIMP.

Sem contar a segurança que o software livre te traz, a falha descoberta ontem que afeta(va) sistema de base Unix já foi corrigido na maioria das distros e no MAC vai levar um tempinho a mais, mais uma vez por causa de dinheiro.




3. Re: Diferenças entre software livre e pago [RESOLVIDO]

Erika Kendrick
erikakendrick96

(usa Fedora)

Enviado em 26/09/2014 - 11:29h

Softwares privados ou veja entrevistas de Richard Stallman no rt news ele diz que estamos caminhando para o caos total, pois existe softwares privados como Facebook que vende informações e fazem das pessoas um rato de testes de laboratório.

Por exemplo Microsoft vende seus softwares com licenças de alto custo e não é tão bom...Se vocẽ seguro o Office 2013 não seria crackeado com um arquivo de 2MB KMSPIco v9.2.3 final, e numa aula passada numa universidade vimos que em todo momento se conectar um BSD em máquina virtual e buscar analise de redes, a microsoft fica enviando relatórios a cada segundo do que os usuários fazem no computador.

Lembrando que mesmos ativadores de 2MB Kmspico ativa de uma só vez, o Windows 9, 8.1 e etc...e além disso ativa junto o Office ou seja não vejo tanta segurança e inovação de windows para linux.


4. Re: Diferenças entre software livre e pago [RESOLVIDO]

shoujo
shoujo

(usa Slackware)

Enviado em 26/09/2014 - 12:00h

software livre e pago:

bom existem coisas, e diferenças, e similariedades:

1 - Um software livre é diferente de gratuito, um software livre pode sim ser pago.

2 - Um software com código fechado pode ser gratuito.

a pergunta se torna incoerente se pensar nesse aspecto.

Acho que vc quiz dizer: qual a diferença de software grátis e software pago?
ou vc quiz dizer: qual a diferença de software livre com software fechado?

explica melhor a pergunta ;)


5. Re: Diferenças entre software livre e pago [RESOLVIDO]

Showeidek
showeidek

(usa Slackware)

Enviado em 26/09/2014 - 12:07h

Se os pagos são melhores, então Windowns seria melhor?


6. Re: Diferenças entre software livre e pago [RESOLVIDO]

shoujo
shoujo

(usa Slackware)

Enviado em 26/09/2014 - 12:45h

showeidek escreveu:

Se os pagos são melhores, então Windowns seria melhor?


na opinião da maioria das pessoas é...

mas a maioria nem sabe mecher no computador, então a opinião deles não importa nem um pouco...


7. Re: Diferenças entre software livre e pago [RESOLVIDO]

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 26/09/2014 - 13:19h

como falou a Shoujo,

gratuito ou pago,é uma coisa, Livre, Registrado ou não, Licenciado ou não e/ou Proprietário são outras coisas.

ainda tem mais Código Aberto ou Código Fechado. Ex. Firefox é Registrado, Licenciado, a marca é proprietária e entretanto o código é aberto.


8. Re: Diferenças entre software livre e pago [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 26/09/2014 - 13:43h

Boa tarde,

Não posso reclamar do Windows, "nasci" trabalhando com ele. Pois muitas vezes ele pôs a "comida" na mesa de minha família. Mas, se é melhor? Posso dizer que desde o MS-DOS, tínhamos problemas de travamento. Com a introdução do Win95 perdi o resto de meus cabelos. "Telas azuis" eram o plano de fundo muitas vezes. Como pode ver, software pago não é simbolo de qualidade. Comprei um Iphone no fim de ano. Não aguentei 3 meses o IOS. Vendi e comprei um com o android 4.4 e estou felicíssimo. Hoje, depois de 26 anos de microsoft, conheci o linux e foi amor a 1ª vista, por assim dizer. Não penso em mudar, mas, sou grato ao meu "ex-patrão", tio Bill.


Até....



9. Re: Diferenças entre software livre e pago [RESOLVIDO]

shoujo
shoujo

(usa Slackware)

Enviado em 26/09/2014 - 14:15h

Sam L. escreveu:

Cara nessa eu discordo de você. É preciso se importar com a opinião da maioria se quiser que seu software livre ou não tenha sucesso. Mas acho que você tocou num ponto legal, a opinião do usuário. Talvez se por exemplo os usuários de software livre fossem mais ativos com os projetos, tipo dando mais feedback do que simplesmente fazer perguntas em fóruns, ou mesmo conversar diretamente com os devers sobre o que queria no software ou se está bom adicionar alguma funcionalidade, talvez a qualidade pudesse aumentar e até superar o concorrente pago.

Eu usei o Photoshop num pc de um amigo e achei simplesmente magnífico como foi feito visando a facilidade de uso. Pude criar efeito bem legais mesmo sendo totalmente leigo na área. Com o GIMP 2.4 na época que usei, achei mais desafiador pois não tinha aquela facilidade que vi no Photoshop, mas pessoalmente não me incomodei com isso por gostar de aprender. Mas se for se colocar no lugar da maioria com certeza a diferença vai atrapalhar e muito a adoção do GIMP, mas este é só um exemplo, tem muitos outros por aí.




eu disse que opinião da maioria nao importa, no sentido de que eles não tem conhecimento para dar uma opinião real e aceitável. A opinião deles é fundamentalista no que eles acreditam, sem mesmo nem tentar se aprofundar em software, ou porque viram falar que era ruim e poz isso na cabeça, ou porque tiveram uma "má experiencia", por falta de paciência/tempo/curiosidade.

eu posso dar minha opinião do que é melhor entre windows e linux pra mim, porque eu ja usei os dois e me aprofundei nos dois..

já as pessoas comuns que nem sabem usar windows, e teve um contato escasso/nulo no linux não podem dar sua opinião, pois ela é fundamentalista.


10. Re: Diferenças entre software livre e pago [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 26/09/2014 - 15:17h

Apesar de existirem ótimos softwares livres não há como uma software feito com "boa vontade" superar um software feito com "muito dinheiro". Apesar dos modelos de bazar e de desenvolvimento baseado em uma organização sem fins lucrativos serem bem sucedidos e terem gerados softwares como Postgresql, FreeBSD, Apache,Kernel Linux, no fim essas instituições passam a se comportar como empresas e o acesso do usuário a elas fica dificultado.

O Brasil tem pouca tradição em desenvolvimento de software livre apesar de usar bastante. Essa relação é pior ainda quando olharmos doações em dinheiro e traduções de sistemas importantes. Nossos profissionais sabem inglês por termos relação com USA e Inglaterra há muito tempo.

Como a turma aqui está sempre correndo atrás do ganha pão, poucas pessoas colaboram com desenvolvimento e tradução (principalmente de documentação de qualidade).

Agora a maior questão em relação ao software pago é que ele é cercado de patentes. Então, um software livre teria que ter a patente liberada. Aí meu amigo, isso é muito difícil de acontecer. Pois, quando alguém bola algo que pode ser patenteado é como ganhar na mega sena... dificilmente alguém abre mão da patente.

O código fonte não tem muito valor econômico mas as patentes em software valem milhões.


11. Re: Diferenças entre software livre e pago [RESOLVIDO]

Erika Kendrick
erikakendrick96

(usa Fedora)

Enviado em 26/09/2014 - 16:46h

________________________________________
/ Se você pensa que a Microsoft é a \
| resposta, está enganado. Microsoft é a |
\ pergunta. A resposta é "NÃO". /
----------------------------------------
\ , ,
\ /( )`
\ \ \___ / |
/- _ `-/ '
(/\/ \ \ /\
/ / | ` \
O O ) / |
`-^--'`< '
(_.) _ ) /
`.___/` /
`-----' /
<----. __ / __ \
<----|====O)))==) \) /====
<----' `--' `.__,' \
| |
\ /
______( (_ / \______
,' ,-----' | \
`--{__________) \/
erika@kendrick-linuxpc:~$


12. Re: Diferenças entre software livre e pago [RESOLVIDO]

Hugo Cerqueira
hrcerq

(usa Outra)

Enviado em 26/09/2014 - 22:53h

Entenda o seguinte: existem modelos de negócio diferentes na área de TI. Para o software proprietário é muito claro o modelo: vc cria um software, coloca uma patente nele, vende e continua fazendo novas versões. E assim vai, vendendo novas e novas versões, renovando contratos com clientes e tudo mais. Infelizmente esse modelo é uma barreira à inovação, mas não vou entrar no mérito da questão.

Porém para o software livre, existem outros modelos. O mais notório é o sistema de subscrição. Clientes subscritos tem acesso a plugins adicionais, suporte, treinamento, etc. Há outros modelos também, envolvendo vários tipos de serviço. Você presta algum serviço e usa o software livre pra isso, então aperfeiçoa esse software pra melhorar a qualidade do seu serviço.

Então vc pode ver que quando o software está envolvido em qualquer tipo de negócio, ele tende a crescer mais, pelo modelo econômico em que vivemos, que exige que o produto esteja vinculado a um retorno financeiro. Em contrapartida, muitos softwares livres são fruto de muita boa vontade (ou vontade de aprender) de alguns programadores. Tendo poucos recursos para investir no projeto, realmente fica mais difícil de fazer um software de alta qualidade e competitivo. Se bem que ser competitivo geralmente não é o objetivo desses programadores e sim oferecer uma alternativa. E ocorre que muitas das vezes essas alternativas são boas.



  
01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts