GabrielMS86
(usa Arch Linux)
Enviado em 20/05/2019 - 14:49h
Se estiver usando a versão regular do Ubuntu, com Gnome 3, acho que fica meio complicado instalar e usar o Compiz.
Nunca vi ninguém instalar Compiz em cima do Gnome 3, até pq essa interface é meio engessada e eu acredito que daria um trabalho danado substituir o Mutter por outro gerenciador de janelas.
No antigo Ubuntu, com a interface Unity, aí sim o gerenciador era o Compiz por padrão. Você ainda pode instalar o Unity no Ubuntu se quiser, apesar de que a Canonical não vai mais desenvolvê-lo nem mandar atualizações de segurança.
Se estiver usando uma outra variante da distro, como o Ubuntu Mate ou o Xubuntu, por exemplo, aí é só procurar e instalar os pacotes pelo Synaptic que deve dar certo. Quando finalizar você ativa o Compiz com o comando < compiz --replace > . Acredito até que o Ubuntu Mate já deva trazê-lo instalado (mas não ativado) por padrão.
Além disso, não estou seguro de que o Compiz esteja recebendo algum tipo de atualização nos últimos anos. Me parece que hoje em dia é um projeto meio abandonado. Eu até instalo de vez em quando em uma VM de testes pra brincar com a interface Mate, mas não me arriscaria a instalar no meu sistema de uso diário. Os efeitos que já vem no Gnome são suficientes pra mim, acho a interface elegante e bonita. Mas às vezes, quando dá vontade de usar umas "perfumarias" a mais, eu instalo o KDE Plasma (Kwin) que tem diversos efeitos pra customizar seu ambiente de trabalho.