mendesbsb
(usa Ubuntu)
Enviado em 05/02/2011 - 00:18h
Mais uma Instituição de Ensino Superior (IES) no Distrito Federal poderá adotar o Software Livre nos seus cursos. A UNEB - União Educacional de Brasília acabou de contratar o Professor Ronald Costa, um grande disseminador do Software Livre no Ensino Superior de Brasília. O professor Ronald Costa é especialista em Software Livre e já coordenou o FLISOL-DF por 4 anos. Participou também da autorização do 1º Curso Superior de Tecnologia com foco em SL do DF e como Coordenador do Curso de Redes com foco em Software Livre de uma Faculdade em Taguatinga obteve destaque no ENADE de 2008.
Em entrevista on-line à ACSL - Associação Candangos de software Livre o Professor Ronald informou algumas novidades.
Inúmeras iniciativas podem ser adotadas como forma de melhorar a formação do aluno, diz o Professor Ronald Costa, e uma delas é trabalhar a filosofia do Software Livre para o compartilhamento de informações, conhecimentos e a colaboração.
ACSL - Então a UNEB está modernizando os seus cursos com Software Livre?
Prof. Ronald - Sim, apresentei essa proposta à Direção da Instituição e poderemos adaptar as disciplinas modulares existentes na UNEB ao conceito e a dinâmica do Software Livre.
ACSL - Então pretende aplicar a mesma metodologia apresentada em sua palestra no Fórum Internacional de Software Livre (FISL) 2010?
Prof. Ronald - Será algo semelhante. Como eu disse as disciplinas modulares da UNEB permitem essa adequação. É uma estrutura curricular mais flexível.
ACSL - Mas o Software Livre ira satisfazer os alunos?
Prof. Ronald - Sim, pois a metodologia do Software Livre serve não apenas para ensinar a utilização de softwares. Na verdade permite que o aluno compreenda o funcionamento na prática de muitas coisas abstratas que ele vê na teoria. Com software livre ele compreende o porque das coisas. Como funciona o compartilhamento da informação e do conhecimento em uma comunidade. Como trabalhar em grupo e colaborativamente, e especialmente como a organização desse trabalho pode ter reflexos na sociedade. Na verdade o aluno deixara de ser um mero espectador e passa a ter a possibilidade de contribuir para a construção do novo, e da reconstrução do já existente.
ACSL - A ACSL considera importante a iniciativa pró Software Livre da UNEB. É mais uma abertura para o mercado de Software Livre no DF. Seria possível nossa participação no FLISOL em apoio a este processo?
Prof. Ronald - Na verdade estou convidando a ACSL para mostrar ao alunos como o Software Livre pode ser vantajoso e diferente no mercado. Estou formalmente convidando a ACSL para colaborar na Coordenação do FLISOL-DF 2011, o qual será realizado na UNEB. Já tenho o apoio da Direção da Instituição para a realização do evento. Creio que esse será um momento importante para o Software Livre no DF.
ACSL - O Flisol é aberto a todos, podemos convidar outras instituições e grupos?
Prof. Ronald - Vocês devem!!! Como você mesmo disse, o Flisol é aberto, livre, e tem o foco na comunidade. Como dizem por ai é um evento "0800". Estou na coordenação pelo 5º ano do FLISOL-DF. A meta da organização do FLISOL-DF 2011, neste ano, é tentar alcançar 2000 participantes no evento. Na UNEB temos estrutura e disposição para isso. Será um grande evento.
ACSL - A ACSL está iniciando agora. Apesar de ser uma entidade nova, o Sr. acha que o público atenderá ao chamado para se tornar sócio da ACSL?
Prof. Ronald - Todo o profissional hoje deseja ter um diferencial no mercado de trabalho. A ACSL quer demonstrar que este diferencial pode ser o Software Livre. Nada melhor do que uma associação como a ACSL para integrar o conhecimento, criar ideias, inovações e compartilhá-las. Alias, a ideia do nome CANDANGOS ficou ótima. Ela lembra os trabalhadores que vieram de diversos locais para ajudar a construir Brasília. De igual forma a ACSL pretende construir e desenvolver oportunidades com SL no DF. Como Brasília, esperamos o apoio de todos os CANDANGOS interessados em ajudar nesta construção.
ACSL - Teremos novidades quanto ao apoio da UNEB para com a ACSL?
Prof. Ronald - Sim pretendemos apoiar as iniciativas da ACSL. Sempre que houver possibilidade podemos convidar a ACSL para divulgar o seu trabalho, com palestras, mini-cursos e oficinas que ajudem a capacitação e qualificação de nosso aluno sobre este importante tema. É importante ter a prática como materialização dos conteúdos teóricos. No Software Livre sempre "colocamos a mão na massa..."
ACSL - Ok, Prof. Ronald obrigado pelo tempo e boa sorte na sua nova empreitada.
Prof. Ronald - Eu que agradeço e mais uma vez, vamos trabalhar juntos. A sociedade de TI e a comunidade de SL agradecem este tipo de parceria. Contem comigo.
Origem -
http://acsl.blog.br