Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 17/12/2012 - 23:53h
"Ciências de Computação", "Sistemas de informação", "Informática", "Centro de Processamento de Dados", "Centro de Informações" "CPD", "CI". "TI", "Técnico de Informática", "Técnico de Hardware", "Técnico de Computadores", bla. bla, bla, são termos muito próximos a um neologismo constante e ineficaz.
Infelizmente as muitas profissões relacionadas ao uso de computadores ainda não foram sequer regulamentadas (e afinal não se sabe ao certo QUANDO serão e - o que é pior - SE realmente o serão: Trabalhei com "informática" desde a década de 70, hoje estou aposentado, e ainda não vejo a mínima condição para que haja tal regulamentação, mesmo a título precário).
O que se nota é uma babel de termos cujos reais significados, se hoje são nossos conhecidos, amanhã certamente significarão algo muito diferente do sentido original.
Que é "informação". que é "informática", que é "computação", que é "processamento de dados"...
Muita coisa para ser definida, antes que se possa sequer pensar em regulamentar.
Aliás, as seções e os departamentos de pessoal hoje em dia são ilegitimamente chamados de "RH".
"Atendentes", "Auxiliares de enfermagem" e Enfermeiros(as) são facilmente confundidos no mercado de trabalho. Com exceção dos enfermeiros com curso superior, que são "enfermeiros de verdade".
E já houve época em que "atendentes", "telefonistas" e "secretárias" eram "a mesma coisa". Felizmente nesse caso houve regulamentação.
Mas para a turma dos bits e bytes a coisa continua a ser muito complicada e desinteressante.
Talvez quando o Sargento Garcia prender o Zorro, quem sabe...