removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 21/09/2015 - 18:48h
Ubuntu:
Distribuição mantida pela canonical em conjunto com a comunidade. Possui vários usos, podendo ser desde um desktop para usuários iniciantes até servidores. Possui boa documentação e as versões LTS, tem suporte (Atualizações de segurança) por 5 Anos.
A encontra disponível em vários provedores de serviço e esrvidores VPS, por exemplo, sendo uma boa opção além destes, para outros serviços de rede. Principalmente se você estiver habituado(a) a ele no desktop.
----------
CentOS:
Distribuição comunitária desenvolvida sobre o código fonte disponibilizado pela Red Hat, prometendo total compatibilidade binaria com este. Sendo uma opção para quem precisa de am ambiente com as características deste, mas não necessita/não pode adquirir uma assinatura.
O CentOS embora também possa ser utilizado como desktop, tem suas vantagens mais visíveis no ambiente corporativo, onde como a distribuição de origem mantêm suporte a diversas tecnologias usadas em ambientes corporativos, como cluster, vários sistemas de arquivos e recursos de rede além de banco de dados diversos. Suporte de
10 anos com atualizações de segurança e alguns recursos adicionados, "backportados" conforme a necessidade dos clientes da Red Hat.
Aplicações para uso corporativo costumam dar suporte ao Red Hat, (Oracle, SAP etc), ele é uma boa opção para ambientes que podem crescer no futuro ou precisar de algo homologado para o Red Hat (muita coisa é).
A documentação é muito boa (Red Hat) e para o administrador, a vantagem é que ao precisar administrar um ambiente maior (Em geral Red Hat ou SUSE Linux), este estara mais habituado pois ja utilizava um clone deste.
Ele também costuma é muito utilizado em serviços de hospedagem e VPS.
---------------
Eu particularmente prefiro o CentOS para servidores, pelo tempo de suporte, estabilidade dos softwares, tecnologias inseridas pela Red Hat e seriedade desta com questões relacionadas a segurança (O CentOS "herda" isso).
Porem o Ubuntu também é uma distribuição bem estruturada e muito utilizada. Se você ja tem experiencia com ele ou mesmo pretende usá-lo como servidor, salvo precise de algum software não homologado para ele(Oracle por exemplo) o Ubuntu é uma boa opção.
Como o Ubuntu costuma trazer novidades interessantes e tem ganhado popularidade também como servidor, mesmo ainda julgando o CentOS mais adequado para muitas situações, acredito que vale ao menos conhecer o que o Ubuntu tem a oferecer, para em situações onde ele for uma escolha melhor, saber utilizá-lo.
------------------------------------------------------
KISS principle, RTFM and STFW = 42