Socket Server C [RESOLVIDO]

1. Socket Server C [RESOLVIDO]

Thiago Anselmo
THIAGOAN

(usa Debian)

Enviado em 13/04/2015 - 18:14h

Boa Noite pessoal,

Tenho um socket server em C, o problema que não estou conseguindo fazer um timeout para desconectar o usuário quando ele não se comunica em um tempo X de minutos:


----------------- Código --------------------




#include <stdio.h>
#include <string.h> //strlen
#include <stdlib.h>
#include <errno.h>
#include <unistd.h> //close
#include <arpa/inet.h> //close
#include <sys/types.h>
#include <sys/socket.h>
#include <netinet/in.h>
#include <sys/time.h> //FD_SET, FD_ISSET, FD_ZERO macros

#define TRUE 1
#define FALSE 0
#define PORT 9000

int main(int argc , char *argv[])
{
int opt = TRUE;
int master_socket , addrlen , new_socket , client_socket[30] , max_clients = 30 , activity, i , valread , sd;
int max_sd;
struct sockaddr_in address;

char buffer[1025]; //data buffer of 1K

//set of socket descriptors
fd_set readfds;

//a message
char *message = "ECHO Daemon v1.0 \r\n";

//initialise all client_socket[] to 0 so not checked
for (i = 0; i < max_clients; i++)
{
client_socket[i] = 0;
}

//create a master socket
if( (master_socket = socket(AF_INET , SOCK_STREAM , 0)) == 0)
{
perror("socket failed");
exit(EXIT_FAILURE);
}

//set master socket to allow multiple connections , this is just a good habit, it will work without this
if( setsockopt(master_socket, SOL_SOCKET, SO_REUSEADDR, (char *)&opt, sizeof(opt)) < 0 )
{
perror("setsockopt");
exit(EXIT_FAILURE);
}

//type of socket created
address.sin_family = AF_INET;
address.sin_addr.s_addr = INADDR_ANY;
address.sin_port = htons( PORT );

//bind the socket to localhost port 8888
if (bind(master_socket, (struct sockaddr *)&address, sizeof(address))<0)
{
perror("bind failed");
exit(EXIT_FAILURE);
}
printf("Listener on port %d \n", PORT);

//try to specify maximum of 3 pending connections for the master socket
if (listen(master_socket, 3) < 0)
{
perror("listen");
exit(EXIT_FAILURE);
}

//accept the incoming connection
addrlen = sizeof(address);
puts("Waiting for connections ...");

while(TRUE)
{
//clear the socket set
FD_ZERO(&readfds);

//add master socket to set
FD_SET(master_socket, &readfds);
max_sd = master_socket;

//add child sockets to set
for ( i = 0 ; i < max_clients ; i++)
{
//socket descriptor
sd = client_socket[i];

//if valid socket descriptor then add to read list
if(sd > 0)
FD_SET( sd , &readfds);

//highest file descriptor number, need it for the select function
if(sd > max_sd)
max_sd = sd;
}

//wait for an activity on one of the sockets , timeout is NULL , so wait indefinitely
activity = select( max_sd + 1 , &readfds , NULL , NULL , NULL);

if ((activity < 0) && (errno!=EINTR))
{
printf("select error");
}

//If something happened on the master socket , then its an incoming connection
if (FD_ISSET(master_socket, &readfds))
{
if ((new_socket = accept(master_socket, (struct sockaddr *)&address, (socklen_t*)&addrlen))<0)
{
perror("accept");
exit(EXIT_FAILURE);
}


struct timeval tv;

tv.tv_sec =8;
tv.tv_usec = 0 ;

setsockopt(new_socket, SOL_SOCKET, SO_RCVTIMEO, (char *)&tv, sizeof(tv));



//inform user of socket number - used in send and receive commands
printf("New connection , socket fd is %d , ip is : %s , port : %d \n" , new_socket , inet_ntoa(address.sin_addr) , ntohs(address.sin_port));

//send new connection greeting message
if( send(new_socket, message, strlen(message), 0) != strlen(message) )
{
perror("send");
}

puts("Welcome message sent successfully");

//add new socket to array of sockets
for (i = 0; i < max_clients; i++)
{
//if position is empty
if( client_socket[i] == 0 )
{
client_socket[i] = new_socket;
printf("Adding to list of sockets as %d\n" , i);

break;
}
}
}

//else its some IO operation on some other socket :)
for (i = 0; i < max_clients; i++)
{
sd = client_socket[i];

if (FD_ISSET( sd , &readfds))
{
//Check if it was for closing , and also read the incoming message
if ((valread = recv( sd , buffer, 1024, 0)) == 0)
{
//Somebody disconnected , get his details and print
getpeername(sd , (struct sockaddr*)&address , (socklen_t*)&addrlen);
printf("Host disconnected , ip %s , port %d \n" , inet_ntoa(address.sin_addr) , ntohs(address.sin_port));

//Close the socket and mark as 0 in list for reuse
close( sd );
client_socket[i] = 0;
}

//Echo back the message that came in
else
{
//set the string terminating NULL byte on the end of the data read
buffer[valread] = '\0';
send(sd , buffer , strlen(buffer) , 0 );
}
}
}
}

return 0;
}



  


2. Re: Socket Server C

Paulo
paulo1205

(usa Ubuntu)

Enviado em 14/04/2015 - 03:15h

Se você vir a manpage de socket(7), verá que associar um timeout ao socket só afeta as operações de I/O propriamente ditas, não um select() sobre esses descritores. Se você quiser um medidor de tempo de inatividade de cada cliente, terá de implementar por conta própria.

Minha sugestão:

1) Troque seu array de descritores por um array de estruturas com um formato parecido com o seguinte.

struct client {
int fd;
time_t last_activity;
};


2) Toda vez que você realizar uma operação com client[i].fd, atualize o valor de client[i].last_activity com a hora corrente.

3) Use um parâmetro não-nulo no último argumento de select().

4) Antes do fim do laço de repetição, varra o array de clientes procurando aqueles com um descritor válido, mas com a hora da última atualização muito antiga, tomando as medidas necessárias.


Outras dicas:

- Use -1, em vez de 0, para indicar descritores que não estão em uso, pois 0 é um descritor perfeitamente válido (geralmente, mas não necessariamente, associado ao terminal), ao passo que -1 garantidamente não pode ser usado com descritor válido.

- Cuidado com SIGPIPE (ou, em outras palavras, coloque um tratador para SIGPIPE). Do jeito como está seu programa, se você escrever num socket e o outro lado tiver derrubado a conexão, você vai tomar um SIGPIPE, e o programa vai cair, derrubando todos os clientes.

- A função select() e as macros para manipulação de conjuntos de descritores agora residem em <sys/select.h>. Os comentários que você colocou ao lado dos includes, justificando seu uso, refeletem uma disposição obsoleta.

- Quando você tenta enviar a mensagem de boas-vindas na conexão recebida e nota que não consegue, mesmo assim adiciona esse cliente à lista de clientes para o restante do tempo de vida do programa. É isso mesmo que você quer? Eu imagino se abortar esse cliente logo de cara não seria melhor.

- Lembre que recv() pode devolver três tipos de valores: dados recebidos com sucesso (>0), fim de dados (0) ou erro (-1, sendo que existem casos em que esse suposto erro não significa fim de conexão). Você tem um tratamento especial para o fim de conexão, e assume que tudo o que não for fim de conexão é sucesso. Eu tendo a achar que um caso de erro não deve acontecer no seu programa do jeito como está agora, mas eu acho bom colocar esse código lá, até para prepará-lo para receber o tratador de SIGPIPE, que eu sugeri acima.

- Se o seu programa é realmente um bom servidor de eco, esteja preparado para clientes que não envie apenas coisas que possam ser tratadas como string do C. Suponha, por exemplo, que alguém envie a seguinte sequência de bytes:

"Mensagem\0truncada\r\n" 


Você vai ter recv recebendo todos esses bytes, mas vai ecoar de volta apenas “Mensagem” e descartar o resto do buffer, já que strlen() vai parar de contar ao encontrar o byte nulo recebido na entrada.

- Você está ecoando os caracteres recebidos sem verificar como foi o resultado da execução de send(). Cuidado, pois você pode ter erros (incluindo um SIGPIPE que, se não tratado, pode matar o programa) ou sucesso parcial (apenas uma parte dos dados enviada com sucesso; o restante teria de ser reenviado depois).


3. Socket Server C

Thiago Anselmo
thiagoanselmo

(usa Debian)

Enviado em 14/04/2015 - 10:21h

paulo1205


Muito obrigado pelas suas considerações, foi muito bem detalhadas, e também orientadas.
Se puder me adiciona no Hangout, thiagoo.anselmoo@gmail.com

Mais uma vez muito obrigado;


4. Re: Socket Server C

Paulo
paulo1205

(usa Ubuntu)

Enviado em 14/04/2015 - 14:48h

Peço desculpas pelos erros de digitação e por distrações na hora de compor a mensagem anterior, dando a impressão de que eu não sei concordância.

Eu não costumo tirar dúvidas em conversas particulares. Se você tiver outras dúvidas, eu prefiro que você as poste aqui, a fim de que todos os membros compartilhem o conhecimento.


5. Socket C

Thiago Anselmo
thiagoan

(usa Debian)

Enviado em 15/04/2015 - 11:52h

Claro, concordo postaremos aqui que fica de histórico para outros membros da comunidade;

O grande problema é que esse socket ele é bloqueante, ele não fica escutando um pool de conexões;
Este código peguei de exemplo e estou reescrevendo ele, estou lendo também Beej's Guide to Network Programming
para ter uma referência;

Tenho muitas coisas em outras linguagens em funcionamento (php, java) mais não é oque gostaria;


6. Socket Server C

Thiago Anselmo
thiagoan

(usa Debian)

Enviado em 15/04/2015 - 17:46h

paulo1205 escreveu:

Peço desculpas pelos erros de digitação e por distrações na hora de compor a mensagem anterior, dando a impressão de que eu não sei concordância.

Eu não costumo tirar dúvidas em conversas particulares. Se você tiver outras dúvidas, eu prefiro que você as poste aqui, a fim de que todos os membros compartilhem o conhecimento.


Paulo, consegui fazer oque eu estava querendo, agora ele não está mais bloqueante, que antes eu estava usando select só que select ele fica "escutando" quando as conexões estão prontas, retirei o select e alterei alguns parâmetros e agora ficou da forma que necessito;

Abraços e obrigado pela atenção;








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