Linguagem continuada [RESOLVIDO]

1. Linguagem continuada [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 28/11/2009 - 00:09h

Bem quero primeiramente dizer que sou iniciante na programação.
Eu fiz um curso de Lógica de Programação e estou já terminando um curso de VB.Net mas estou afim de aprender outra linguagem.
Não gosto muito de programar em VB.net nada contra a linguagem mas sei la, sinto que tem algo errado como se eu estivesse seguindo um caminho fechado com um muro de um lado e do outro me guiando a onde eu tenho que ir. Traduzindo me sinto prezo quando uso o VB.Net.
Estava tentando aprender Assembly, mas os tutoriais eram meio estranhos para o meu pouco conhecimento e fiquei meio triste, tinha lido 60 paginas sem entender nada e a unica coisa que aprendi foi somar 2 números dentro do processador.
E Assembly hoje não é tão falado e eu não sei o porque, pra mim os programas mais loucos que fazem coisas complexas são em Assembly.
Agora estou pensando melhor e estou vendo se aprendo c++ mas pensei se essa linguagem possa ficar como o Assembly sendo usada mas como se estivesse em um esquecimento do globo.
Penso se vai aparecer alguma linguagem nova que vai revolucionar e deixar outras não esquecidas mas não tão utilizada.
Se eu estiver falando bobagem me corrijam por favor porque essa visão eu criei através de pesquisa sobre as linguagens e o Assembly mesmo existe muito pouco.
Estou pensando em comprar o Livro C++ como Programar mas estou na duvida que citei acima.
Deis de já muito obrigado ^^


  


2. MELHOR RESPOSTA

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 28/11/2009 - 12:37h

Bem, eu já foi programador Assembly (que muitos chamam de "assembler")
e por premente necessidade, tive de aprender LM (linguagem de máquina) "a toque de caixa e a repique de sino", para fazer o meu primeiro sistema de gerenciamento de RH (!!!) e que coubesse em apenas 512 palavras de memória (traduzindo: 512 bytes!!!).
Não recomendo a ninguém esse tipo de experiência.
Assembly está intimamente vinculado e amarrado, acorrentado e algemado ao processador. Se amanhã ou depois mudarem o conjunto de instruções do processador, todo o investimento que você teve NAQUELE assembly terá ido por agua abaixo (no entanto o Pc vem mantendo em todos os sucessivos processadores o mesmo conjunto, exceto quanto a extensões como MMX e padrões gráficos diversos (Hercules, CGA, VGA, SVGA, XVGA...)
Portanto, Assembly não é amigável, nem multiplataforma, nem produz uma documentação clara, e isso limitaria bastante o seu mercado de trabalho.

C, C++ e suas derivadas, já é algo a se pensar, pois mantém o poder do Assembly e um meio-termo da leveza de outras linguagens mais modernas.
Para quem precisa de uma execução rápida, esse tipo de linguagem é o que existe de melhor.

As linguagens modernas, que ajudam o programador a escrever o código, são ideais para quem precisa de grande produtividade, para quem precisa produzir software em grandes quantidades, e depressa, depressa, depressa!...
No entanto, induzem a uma "preguiçite aguda" onde o programador acha que o código ficou definitivamente pronto e que não há necessidade de ser revisado. Quando dá prejuízo, é geralmente enorme, e será o cliente o primeiro a arrancar os cabelos.

As linguagens realmente mais "cômodas" e não-perdulárias que já experimentei foram o Clipper(1) e o Paradox(2) e me aventurei pelo Fox Pro e pelo Visual Basic, sendo que todas essas estão extintas.
Ainda se pode programar em COBOL hoje em dia. Existem alguma GUIs para COBOL para ficar com um bom aspecto visual. Apenas que COBOL é uma linguagem excessivamente verborrágica (para escrever um "Alô Mundo" é preferível exumar o Luis de Camões...).

Uma linguagem na qual se pode investir deverá necessariamente ser leve, segura e multiplataforma. Não somente rodar em diversos tipos de computadores, mas também sob diversos sistemas operacionais.
De uma forma ideal, essa linguagem deveria fazer chamadas a rotinas de baixo nível, a fim de agilizar certos processos.

Enfim, as linguagens chamadas de "alto nivel" produzem códigos relativamente curtos, mas no entanto são "gordas" e "pesadas" porque carregam consigo um monte de bibliotecas necessárias à sua execução.
Algumas chegam a ser lerdas, outras nem tanto. De qualquer forma, a execução do código será sempre muito mais lenta que no caso de uma linguagem de baixo nível.

Faça sua escolha com critério e boa sorte!


(1) Há que diga que Clipper não é uma "linguagem", mas um "compilador". Outros dizem que é um "gerenciador de base de dados".
Ora, se RPGII (Report Program Generator II) era uma LINGUAGEM, então defendo que Clipper também é ou era também uma linguagem.

(2) Paradox! Paradox é na verdade um gerenciador de base de dados, mas que vinha acompanhado da linguagem PAL (Paradox Application Language). Gostei muito do Paradox, pena que ele "evoluiu" para o Delphi (acho que não tem nada a ver um produto com o outro).

Finalmente, MUMPS! O que se chamava MUMPS antigamente era um sistema de gerenciamento completo desenvolvido para uso hospitalar (e "mumps" em Inglês significa literalmente "caxumba"). Era um sistema operacional/linguagem de programação/banco de dados integrado e não-perdulário. Atualmente tem o nome de "Tecnologia M", porém não sei nada mais a seu respeito. No meu entender era o banco de dados que menos ocupava espaço em disco, pela maneira inteligentíssima como era implementado.



3. Re: Linguagem continuada [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 28/11/2009 - 00:20h

depende do que voce quer fazer na vida... e qual sistema quer trabalhar.

ja te dou a lista:

1) shell script
2) C
3) C++
4) Perl
5) Python
6) Tcl/Tk
7) Ruby
8) Java
9) Lisp
10) Pascal e amigos

acho que esta bom. eu programo uma miseria nas 1, 2, 4, 5, 6 e 10. Não sei quase nada e menos das outras.

assembly é louco sim, mas C substitui bem ela com a vantagem de ser de nível mais alto e ter portabilidade pra arquitetura mais simples. se souber ingles, me da um toque manda um email que te envio umas cositas...


4. Re: Linguagem continuada [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 28/11/2009 - 01:21h

hahaha eu so tao burro que ate hj nao consegui usar os registradores da hp12... so faço jurinho mesmo...


5. Re: Linguagem continuada [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 28/11/2009 - 01:35h

TENTEI!!!! foi a primeira coisa que eu fiz, mas que!!! FUMACA PRETA!! rsrsrs


6. Re: Linguagem continuada [RESOLVIDO]

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 28/11/2009 - 05:51h

Olha, assembly é muito dificil, pq e low level, quase linguagem de máquina,
ele era usado quando os comps não tinham SO e vc precisava fazer o programa para fazer uma continha ! se vc for fazer um kernel de linux em assembler, vai escrever código 5 anos e não vai terminar!

e com ele não se fazem as coisas complexas, mas sim as coisas mais simples..., ex, se for fazer uma interface grafica em assembly, vai levar anos!

não há muito mercado para assembly hoje,

se usa para duas coisas, pra fazer drivers de hardware (poderia usar para fazer drivers linux, para isso é util) e precisa conhecer arquitetura de hardware, e para fazer VIRUS de WIN!!! rsrsrs

e tão trabalhoso, que umas 8 linhas de C++, são uma 4-5 páginas ofício de assembly!!!

Já C++ e C, são importantes, pq são versáteis e fazem instruções de alto nível, que fácilmente o sistema em linguagem de maquina ao cxompilar, é como tornar o assembly, mais fácil...!!!

não é esquecida não. é a linguagem mais usada, quase tudo hoje e feito em C++...!!! Linux tb, inclusive o Kernel...

outras que estão aumentando são Java, Python, PHP, Ruby

Linguagem nova? olha, existem muitas e boas agora, não sei se há necessidade de mais uma!


7. Re: Linguagem continuada [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 28/11/2009 - 10:16h

Alb: eu brinquei nos primordios do Linux com (qdo EU comecei) com Basic, Euphoria, Scheme, Lisp... e muitas outras andei espiando, como COBOL, Fortran, Lua, mas não cheguei a conclusão melhor que a minha lista.

Penso que deixei pouca coisa de fora, pois um especialista na linguagem tal hoje seria como um mecanico especializado em Gordini, DKW e Romi-Isetta, como diz o Teixeira... Estara fora do mercado...rs e nao tera nenuma satisfacao pessoal.

Ao rapaz da pergunta: como voce aprendeu um poco de VB, procura o Gambas pro Linux e comece fazer umas coisinhas simples e de utilidade, para exercitar seus conhecimentos. Basic é uma porcariazinha de linguagem, porem muito util e quebra varios galhos. Lembro que fiz umas coisinhas bonitas pro meu DOS em Quickbasic há uns anos... dai mude pra algo melhor, comecando com shell script (melhor forma de conhecer o sistema) depois parta pra tcl/tk, python, c...


8. Re: Linguagem continuada [RESOLVIDO]

Marcus-RJ
Marcus-RJ

(usa Arch Linux)

Enviado em 28/11/2009 - 11:48h

Um link que ajuda (muito!)

http://marcelocavalcante.net/portal/2009/11/21/porque-escolhi-python-python-para-sysadmins/


9. Re: Linguagem continuada [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 28/11/2009 - 12:06h

eu sou suspeito pra falar de python porque uma das primeiras linguagens que usei e gostei foi ela...

tenho aqui um manualzim ate hoje de Tkinter. escrevi um script bacana até pra uma escola onde eu trabalhava, que fazia um banco de dados modo texto pra guardar os alunos e depois enviava uma copia via ftp pro site...rs

e tudo isso usando so python e suas maravilhosas libs :-)

exemplo bonito de codigo Tkinter: fetchmailconf do ESR.


10. Re: Linguagem continuada [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 28/11/2009 - 19:02h

Nossa estou impressionado com a boa vontade do pessoal aqui.
Desculpe-me por não ter dado resposta antes é que estava instalando o Ubunto no meu pc e agora estou colocando a versão mais recente do sistema he he mais de 500 mb com uma conexão de 64kb.
Todos me deram respostas excelentes e se possível quero ler mais.
O Teixeira abriu minha mente para uma questão que para mim é meio que importante.
A um tempo atrás comentei com o meu professor de VB.Net sobre o Assembly ele disse que hoje em dia velocidade não importa tanto pois os computadores estão muito rápidos mas pensei comigo sobre as grandes empresas tendo que comprar muitos computadores para realizar funções básicas e com os programas pedindo mais dos computadores teriam que ser modelos médios nem baratos nem caros. Para um usuário domestico ah diferença entre um computador barato e um computador caro é que um seria uma carroça com 1 cavalo e o outro com 2, mas ao meu ver para uma empresa ah diferença entre um baixo e um alto vai ser 500 reias por um pc medio e até mesmo 150 reais por um pc baixo.

::Agora vocês imaginem um programa para uma grande empresa de vendas em VB.Net tendo que ter mais de 1gb de hd sendo obrigado ah usar o Windows pagando licença e colocando varias brechas de vírus no sistema alem de abrir as possibilidades de funcionários enrolando no Msn. 1000 reais por pc pela licença do Windows e mais um gasto com ante-vírus para empresas.

::Agora usando uma linguagem multi plataforma rápida em um sistema operacional Linux com digamos 25 mb totalmente personalizado que só roda o programa da empresa com uma opção de abrir um navegador para entrar em um site em algum servidor interno para ver fotos de produtos. 200 reais por pc só mesmo pelo gabinete o monitor e outras coisinhas. Isso não fizerem um pc mais económico que é completamente possível.

Mas ao mesmo tempo que quero velocidade utilizando pouca memoria e menos dinheiro quero ser capaz de criar coisas grandes e bonitas porque também temos o mercado domestico que sempre quer mais e mais.


11. Re: Linguagem continuada [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 29/11/2009 - 15:03h

Bom está resolvido, agora aprenderei c++ e depois aprenderei outra linguagem mais leve quem sabe java mas quero pesquisar pois não tenho muita informação sobre java.

Obrigado pelas respostas todos conseguiram me ajudar muito.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts