ron_lima
(usa Slackware)
Enviado em 10/03/2009 - 06:54h
Gostaria apenas de fundamentar alguns conceitos, aproveitando o tópico do nosso amigo. Interface gráfica, como o nome diz, utiliza-se de gráficos para realizar a interface homem-máquina. A primeira interface gráfica foi criada pela Xerox, e copiada pela Microsoft e pela Apple. Ambas as gigantes também copiaram o mouse, inventado também pela Xerox.
A diferença da interface gráfica para a interface de texto é que a interface em modo texto permitia, originalmente, apenas a apresentação de 224 caracteres, sendo 32 de controle. Na interface texto, no entanto, pode-se controlar atributos como cores de frente e fundo, intensidade de cor dos caracteres e mais uma série de características.
O assunto deste tópico é justamente a criação de uma interface em modo texto, usando-se atributos de cores para dar uma impressão melhor ao visual, conforme usado pelo instalador do Debian. No linux/unix isso é conseguido através da programação do terminal - uso direto da Termcap (via termios.h) ou através da biblioteca de curses (ncurses.h no linux e curses.h nos unix).
Aproveitando o esclarecimento: nos vários anos em que trabalhei com desenvolvimento em ambiente unix nunca vi uma interface escrita em curses para nenhuma aplicação com a qual trabalhei. É interessante como a indústria de software ignora os aspectos "cool" do unix.