albfneto
(usa openSUSE)
Enviado em 30/11/2009 - 13:19h
fazer drivers ou modulos de kernel é dificil sim.
porisso tem poucos.
sim tem que conhecer Linux, tem que conhecer Assembly (muitos drivers são feitos em Assembly, é práticamente o único uso corrente de Assembly hoje), tem que conhecer um pouico do hardware, sim, como ele, o dispositivo para o qual vai fazer o driver, funciona...
Porisso tem poucos drivers, pq as empresas de hardware não se interessam (só por Win!) e mesmo muitos linuxers, nerds ou hackers, que poderiam faze-los, não conhecem assembly e hardware o suficiente para fazer os drivers.
um exemplo são os famosos drivers de serie SPCA para webcams, eles foram feitos por um francês que é especialista em engenharia de software e hardware e equipamentos informátizados usados em diagnóstico médico (ultrasom, tomografia etc...) o cara é do ramo, porisso que conseguir fazer.
independente disso, drivers para linux é uma interessante área para que quer estudar e fazer isso, justamente pq quase ninguém conhece, e não tem muita competição.
é um trabalho bonito e acho tem futuro pq com os netbooks, SOs leves como Linux, vão pegar prá valer, nos netbooks mesmo,nos celulares, nos GPS, nos relógios digitais etc...., acho que o Windows não tem futuro nesses aparelhos, ele é muito pesado!