juliofsn
(usa Fedora)
Enviado em 11/09/2008 - 23:20h
Bom, aí vai uma opinião totalmente pessoal.
Acho que nenhuma linguagem é feita para apenas um uso, mas é claro que para certas funções as características de uma linguagem acabam fazendo ela mais adequada a certas situações.
No seu caso de cálculos matemáticos, a preferência por Haskel pelas pessoas da área deve vir do fato de que pela forma como foi feita, não é preciso se aprofundar em técnicas de programação para utilizá-la, já que a liguagem é muito parecida com a linguagem matemática. Também podem haver outras questões, mas daí já foge do pouco que conheço de Haskel.
Esse é o problema de C e C++, nesses casos para realizar essas mesmas funções você teria que aprender mais a fundo a linguagem que você escolher, isso pode não ser um problema se é exatamente aprendê-las que você quer. No caso de C++ ainda há o aprendizado da Orientação a Objetos, nem sempre necessária pra todos os casos (e na minha opinião, se for pra programar em C++ estruturado, melhor C mesmo), mas que ajuda bastante se o seu programa for mais complexo. E nesse caso você já conheceria uma linguagem bem mais utilizada em outras áreas, e não ficaria preso apenas à essa necessidade de agora.
Bom, minha opinião, espero ter ajudado.