Dúvida sobre como implemementar o algoritmo de dijkstra na linguagem C

1. Dúvida sobre como implemementar o algoritmo de dijkstra na linguagem C

João Vitor
joaovitor11

(usa Outra)

Enviado em 05/03/2017 - 15:32h

Criei a função
void dijkstra(double **matrix, int origem, int destino, int linhas, int colunas); 
para obter o menor caminho como também o menor custo, mas não obtive sucesso.

Agradeço desde já quem possa me ajudar, pois já tentei de tudo.


#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <math.h>

void dijkstra(double **matrix, int origem, int destino, int linhas, int colunas);
void inicializa1(double **m, double v, int linha, int coluna);
void conecta1(double **m, int a, int b, double v);
void exibe_caminho1(double **m, int a, int b);
double** alocarMatriz(int Linhas, int Colunas);
void imprime_mat1(double **m, int linhas, int colunas);

int main(){
int g[tam][tam], g1[tam][tam], c[tam][tam], p[tam][tam], cd[tam][tam], a, b, resp, x, linhas=2, colunas, linha, coluna;
double **mat;
system("cls");

do{
printf("Digite o numero de colunas: ");
scanf("%d", &colunas);
} while (colunas < 1);

mat = alocarMatriz(linhas, colunas);
inicializa1(mat, 0,linhas,colunas);

do{
do{
printf("Digite o numero da linha: ");
scanf("%d", &linha);
} while (linha >= linhas);

do{
printf("Digite o numero da coluna: ");
scanf("%d", &coluna);
} while (coluna >= colunas);

if (linha != -1 && coluna != -1){
if (linha == coluna){
conecta1(mat, linha, coluna, sqrt(2.0));
}
else{
conecta1(mat, linha, coluna, 1.0);
}
}

imprime_mat1(mat, linhas, colunas);
} while (linha != -1 && coluna != -1);
do
{
printf("Digite o vertice de origem: ");
scanf("%d", &a);
if ((a < 0) || (a>linhas))
printf("\n\nVERTICE INVALIDO! DIGITE NOVAMENTE!\n\n");
}while ((a < 0) || (a > linhas));

do
{
printf("Digite o vertice de destino: ");
scanf("%d", &b);
if (b < 0 || a > colunas)
printf("\n\nVERTICE INVALIDO! DIGITE NOVAMENTE!\n\n");
}while ((colunas < 0) || (coluna> colunas));

printf("%d => ", a);
dijkstra(mat, a, b,linhas,colunas);
printf("%d", b);
system("PAUSE");
return 0;
}

void dijkstra(double **matrix, int origem, int destino, int linhas, int colunas){
int i,v, cont = 0,j;
double **ant, **tmp;
double **z; /* vertices para os quais se conhece o caminho minimo */
double min;
double **dist = (double **) malloc(linhas * sizeof(double*)); /* vetor com os custos dos caminhos */

/* aloca as linhas da matriz */
ant = (double **) malloc (linhas * sizeof(double *));
tmp = (double **) malloc (linhas * sizeof(double *));
if (ant == NULL) {
printf ("** Erro: Memoria Insuficiente **");
exit(-1);
}

z = (double **) malloc (linhas * sizeof(double *));
if (z == NULL) {
printf ("** Erro: Memoria Insuficiente **");
exit(-1);
}

for (i = 0; i < linhas; i++){
ant[i] = (double*)malloc(colunas * sizeof(double));
tmp[i] = (double*)malloc(colunas * sizeof(double));
z[i] = (double*)malloc(colunas * sizeof(double));
dist[i] = (double*)malloc(colunas * sizeof(double));
}

for (i = 0; i < linhas; i++) {
for(j=0;j<colunas; j++){
if (matrix[(origem - 1) * linhas + i][(origem - 1) * colunas + i] !=- {
ant[i][j] = origem - 1;
dist[i][j] = matrix[(origem-1)*linhas+i][(origem-1)*colunas+j];
}
else {
ant[i][j]= -1;
dist[i][j] = HUGE_VAL;
}
z[i][j]=0;
}
}
z[origem-1][destino-1] = 1.0;
dist[origem-1][destino-1] = 0.0;

/* Laco principal */
do {

/* Encontrando o vertice que deve entrar em z */
min = HUGE_VAL;
for (i=0;i<linhas;i++){
for(j=0;j<colunas;j++){
if (!z[i][j])
if (dist[i][j]>=0 && dist[i][j]<min) {
min=dist[i][j];v=i;
}
}
}

/* Calculando as distancias dos novos vizinhos de z */
if (min != HUGE_VAL && v != destino - 1) {
z[v][v] = 1;
for (i = 0; i < linhas; i++){
for(j=0; j<colunas; j++){
if (!z[i]) {
if ((matrix[v*linhas+i][v*colunas+j] != -1) && (dist[v][v] + matrix[v*linhas+i][v*colunas+j] < dist[i][j])) {
dist[i][j] = dist[v][v] + matrix[v*linhas+i][v*colunas+j];
ant[i][j] =v;
}
}
}
}
}
} while (v != destino - 1 && min != HUGE_VAL);

/* Mostra o Resultado da busca */
printf("\tDe %d para %d: \t", origem, destino);
if (min == HUGE_VAL) {
printf("Nao Existe\n");
printf("\tCusto: \t- \n");
}
else {
i = destino;
i = ant[i-1][i-1];
while (i != -1) {
// printf("<-%d",i+1);
tmp[cont][cont] = i+1;
cont++;
i = ant[i][i];
}

for (i = cont; i > 0 ; i--) {
printf("%d -> ", tmp[i-1]);
}
printf("%d", destino);

printf("\n\tCusto: %d\n",(int) dist[destino-1]);
}
}

void exibe_caminho1(double **m, int a, int b){
double k, d, r;
k = ((m[a][b]));
if (k != 0)
{
exibe_caminho1(m, a, k);
printf("%d => ", k);
exibe_caminho1(m, k, b);
}
}

double** alocarMatriz(int Linhas, int Colunas){

int i, j;
double **m = (double**)malloc(Linhas * sizeof(double*));

for (i = 0; i < Linhas; i++){
m[i] = (double*)malloc(Colunas * sizeof(double));
for (j = 0; j < Colunas; j++){
m[i][j] = 0;
}
}
return m;
}

void inicializa1(double **m, double v, int linha, int coluna){
int i, j;
i = j = 0;
while (i != linha)
{
while (j != coluna)
{
m[i][j] = v;
j++;
}
j = 0;
i++;
}
}

void conecta1(double **m, int a, int b, double v){
m[a][b] = v;
}

void imprime_mat1(double **m, int linhas, int colunas){
int i, j, k;
for (i = 0; i < linhas; i++){
for (j = 0; j < colunas; j++){
printf("%.1f ", m[i][j]);
}
printf("\n");

}
system("PAUSE");
}



  






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