paulo1205
(usa Ubuntu)
Enviado em 25/04/2013 - 00:59h
Achei que eu seria a única voz discordante, mas felizmente não. Inclusive a dica de ler o site do Bjarne Stroustrup, que eu ia dar, já foi dada.
C++ não deve absolutamente coisa alguma ao C, em termos de recursos nem desempenho. Inclusive, com poucas exceções, um programa bem escrito em C geralmente compilaria com um compilqdor C++.
O "problema" do C++ é que a linguagem tem uma gama muito grande de recursos para acomodar diferentes objetivos de programação, incluindo orientação a objetos, programação genérica, controle de exceções, entre outros, e isso faz com que se leve um tanto mais de tempo para aprender a usar tudo o que ela oferece. Outra crítica, associada a essa, e que, mesmo depois de aprender (quase) tudo, geralmente não se usam todos esses recursos ao mesmo tempo no mesmo programa.
Mas em qual linguagem se utilizam sempre absolutamente todos os recursos, o tempo todo, em todo e qualquer programa? Dificilmente se poderia dizer isso de C ou mesmo de Assembly. Além disso, nem C nem C++ são sempre a melhor ferramenta para todo e qualquer programa, e todo programador que se presa deveria conhecer várias linguagens com diferentes objetivos e campos de aplicação diferentes. Por exemplo, se um programa tiver de fazer muita manipulação de textos e operações com strings, possivelmente seria estupidez ou masoquismo usar C ou C++ em vez de Perl ou combinações de sed, grep, cut e awk.