Caracteres Especiais [RESOLVIDO]

1. Caracteres Especiais [RESOLVIDO]

Josuéliton
josueliton

(usa Ubuntu)

Enviado em 26/10/2010 - 18:36h

Olá.. Junto com o Linux vem esses programas tão diferentes do que somos acostumados. Pois é... tentei configuar atalhos no teclado para caracteres especiais, pois escrevo em outros idiomas e sempre preciso de certos símbolos que não costam do nosso teclado. Pois bem, percebi que o problema é generalizade, e em qq aplicativo no meu Kubuntu não consigo pôr esses caracteres, e outra: a 3a função da tecla não pega, como no teclado numérico que tem 1, ! e um "1" peqenino, esse 3o não pega, bem como símbolo do grau junto com ] e }... enfim.. alguém sabe arrumar isso?? Tenteo ver confgs d teclado, mas não achei solução, não tão óbvia, pelo menos..

É isso aí.. espero que possam me ajuda. E por favor, não digam "vá em menu>add símbolo>escolha e OK", pois isso leva tempo demais, qro ATALHO, tipo, no MS-Office eu usava ctrl+S+S para escrever o "Eszett"(sim, poderia pôr simplesmente "ss", mas prefiro escrever CERTO. Eszett p quem não sabe é uma letra especial alemã que tem som de ss, podemos usar ss, mas acho feio escrever 'weiss, ausschliessend"... :-)


  


2. MELHOR RESPOSTA

Júlio Hoffimann Mendes
julio_hoffimann

(usa Ubuntu)

Enviado em 27/10/2010 - 11:32h

Oi Josuéliton,

1ª Solução: Pressione [Ctrl]+[Shift]+[u], digite o código do caractere especial e tecle [Enter], por exemplo para fazer uma @: [Ctrl]+[Shift]+[u]+0040+[Enter]

2ª Solução: Olhe esse manual da Wiki do OpenOffice.org, está um pouco desatualizado, mas é outra maneira:
http://wiki.services.openoffice.org/wiki/Documentation/FAQ/Writer/FormattingText/I_want_to_insert_sp...

3ª Solução: Existe esta extensão que também parece resolver seu problema.
http://extensions.services.openoffice.org/project/ComposeSpecialCharacters

Nada disso descobri magicamente, apenas li o manual e fiz uma rápida pesquisa no Google. Acredite que quando dizemos ser o OpenOffice.org uma suíte que supre todas as necessidades de um usuário normal, não estamos mentindo. A comunidade não gosta muito dessas comparações entre MS-Office e OpenOffice.org, só para previní-lo de possíveis desavenças em fóruns.

Abraço!

3. Re: Caracteres Especiais [RESOLVIDO]

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 26/10/2010 - 18:53h

vc fala Alemão? sou descendente de alemão, mas não sei falar alemão só leio.

a letra parece um Beta Grego grande? tipo Rua, "Strasse", escrito parece StraBe... WeiB, só que tem uma "perninha comprida para baixo", rsrsrsrsrsrssrrsrs!


4. Re: Caracteres Especiais [RESOLVIDO]

Luiz Claudio
luiz@sistema07

(usa Insigne)

Enviado em 27/10/2010 - 00:31h

Clique com o botão direito do mause em Painel de Controle, e selecione, Adicionar ao Painel.

Clique em Lançador de Aplicação, depois clique em Avançar.

Clique na opção Acessórios, para visualizar os Aplicativos...

Selecione a opção Mapa de caracteres (Character Map) e clique em Adicionar.

O ícone do Aplicativo Character Map, já estará no Painel de Controle.


5. Re: Caracteres Especiais [RESOLVIDO]

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 27/10/2010 - 01:38h

Não sei se a sugestão que vou dar vai resolver o seu problema, entretanto é a forma que uso com o mesmo objetivo embora não com o idioma Alemão.

Abra as Configurações do Sistema e em geral em Aparencia e Comportamento comuns, deve haver um ícone com o nome Localizações ou Suporte a Idiomas.
Clique nele e você vai entrar no menu de configurações de teclados e idiomas.

Em Pais, Região e Idioma, escolha para adicionar os idiomas que você normalmente usa.

Depois, ainda dentro de Configurações do Sistema, em Hardware, você deve encontrar outro ícone com Teclado ou Dispositivos de Entrada.
Ai você deve tentar localizar o modelo exato do seu teclado ou aquele mais parecido. Infelizmente, se não encontrar o modelo exato, vai precisar fazer experiencias até conseguir escolher o correto.

Isto normalmente é feito na orelha Hardware. Depois, na orelha Layout, você adiciona os idiomas que usa.

Teoricamente isto deveria poder resolver o seu problema.


6. Re: Caracteres Especiais [RESOLVIDO]

Josuéliton
josueliton

(usa Ubuntu)

Enviado em 27/10/2010 - 06:16h

@ albfneto: sim, falo sim. e moro na Alemanha, faço intercâmbio. Por isso tenh sempre que escrever em alemão, p trabalhos da Uni. Sim, o Eszett é esse mesmo, mas fica mto feio pôr um B maiúsculo no meio da palavra.. :-(

@ todos: como é??????????????? sempre tem de ir por esse caminho todo pra poder escrever uma letra?? Ahah.... tá aí uma coisa a se corrigir no openoffice. Se por um lado adicionar idiomas aos dicionários dele é mto mais simples que no MS-Office, por outro tem toda essa burocracia p escrever,........

Muito obrigado mesmo a vocês, mas como eu disse, eu sei como acrescenta caractere indo nesses menus intermináveis, mas eu não quero fazer isso, pois enche o saco. O que gostaria mesmo era fazer atalhos. No MS-Office eu posso configurar um atalho personalizado p acrescentar caracteres, e queria mesmo sabe se o OppenOffice tem essa opção e onde, pois não achei.


7. Talvez o Scim

Júlio Hoffimann Mendes
julio_hoffimann

(usa Ubuntu)

Enviado em 27/10/2010 - 06:57h

Oi Josuéliton,

Não tive tempo de ler o enorme texto que você escreveu, mas as primeiras palavras indicam que quer escrever em outros idiomas. Aqui no VOL existe um artigo da Monica sobre isso:

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Scim-e-OpenOffice.org

Abraço!


8. RESUMINDO:

Josuéliton
josueliton

(usa Ubuntu)

Enviado em 27/10/2010 - 07:30h

Quero saber se o OpenOffice faz atalhos para caracteres especiais. Só isso. NÃO quero ter de abrir vários menus, qro digitar um atalho e pronto. Exemplo: no MS-Office (que dizem ser perfeitamente substituível pelo OpenOffice) eu digitava: ctrl+S+S e pronto, meu lindo Eszett tava lá. Nada de abrir caixas e mais caixas de Menus. ;-)


9. Re: Caracteres Especiais [RESOLVIDO]

Josuéliton
josueliton

(usa Ubuntu)

Enviado em 27/10/2010 - 15:44h

Sei.. obrigado. Essa comunidade de software livre é sensivelzinha demais.. já percebi isso mesmo. A gente reclama da Microsoft, e eles simplesmente vão lá e melhoram, copiando os outros.. se a gente critica ou apenas pergunta se algo q usamos no windows tem no linux, e o povo vem com 4 pedras na mão. Não você, claro, mas já li mta coisa aqui, como se para ter softwares livres fôssemos obrigados a calar a boca diante de dificuldades. Cr´ticas servem para aprendermos e melhorarmos, não p magoar ninguém. Não foi minha intenção.. apenas acho ruim se tiver de abrir mil menus p uma coisa simples. Vou ver suas sugestões e espero poder digitar com atalhos menor, como eu fazia no Ms Office sim.


10. Re: Caracteres Especiais [RESOLVIDO]

Josuéliton
josueliton

(usa Ubuntu)

Enviado em 28/10/2010 - 20:14h

Nossa, que caminho enorme, mais de 10 teclas p digitar 1 letra apenas.. pois é, OpenOffice deveria COPIAR a eficiciência do Office em vários aspectos, inclusive nesse dos caracteres.


11. Re: Caracteres Especiais [RESOLVIDO]

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 29/10/2010 - 14:48h

Na outra sugestão que fiz, mencionei a inclusão de outros idiomas, onde depois de feita a configuração, basta trocar o idioma clicando sobre o ícone da bandeirinha que fica na barra inferior. No caso do Espanhol, ao digitar com o teclado Espanhol habilitado, aqueles atalhos típicos do teclado em Espanhol vão funcionar. Mais fácil ainda será habilitar o corretor ortográfico e depois de digitar com o teclado disponível, partir para o uso do corretor. Com isto você pouparia tempo durante o processo de digitação, resolvendo todos os atalhos com teclas múltiplas, numa pancada só, ao usar o corretor.


12. Re: Caracteres Especiais [RESOLVIDO]

Josuéliton
josueliton

(usa Ubuntu)

Enviado em 29/10/2010 - 16:05h

De qq forma teria de voltar e corrigir todas as palavras. Descobri que no OpenOffice instalado no Windows, os mesmos atalhos do próprio Windows funcionam no OpenOffice (no Office fiz meus atalhos individuais). Vou ver então se mudo o atalho no Kubuntu, mas se não der, vou ter de usar soluções nada práticas mesmo, é o preço a se pagar por não pagar. hehee. Mas ainda assim melhor que pagar uns R$300 pelo software. E como o mundo funciona com as coisas da Micros, td agora tem de ser em pdf como segurança, sempre que não pegar, vai ser o jeito. Adeus às belas apresentações de power point. :-(






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts