marcelobeckmann
(usa CentOS)
Enviado em 15/12/2007 - 20:20h
"O sistema é mais estável que o Linux. Problemas como o fork(), que pode travar o Linux, não funcionam no FreeBSD (fiz vários testes ;-))."
"Esse código fork ( que uns chamam de fork bomb ) é executável somente como root ou até um usuário normal poderá fazer? por favor quem souber responder me avise, obrigado..."
Então, essa vulnerabilidade depende da configuração do ambiente, e pode ser evitada. Podem ver uma explicação aqui:
http://dimitrihashnov.wordpress.com/2007/08/25/fork-bomb-shell/
"- O Vim é diferente do Vim do Linux. Se parece bem com o vi original."
O default sim, mas você pode instalar via ports o vim enhanced, e personalizar um vimrc da mesma forma que em um linux.
E sobre o ports, ele é parecido com o apt. a diferença é que o apt geralmente é usado para instalar pacotes binários (já compilados), enquanto o ports baixa os fontes, compila, e instala. Se precisar de dependencias, ele baixa as dependencias também, compila e instala conforme o necessário. Mas no FreeBSD também é possível instalar pacotes binários. E os pacotes instalados via ports também podem ser controlados via sistema de pacotes (para instalar, verificar versões e informações, etc). É só ler com calma o handbook para ver como funciona, e após instalar alguns ports já se familiariza com o processo.
Tem ferramentas do ports para verificar atualizações também.
A dica de testar numa máquina virtual é boa, eu instalei e testei num vmware para me ambientar, e depois parti para uma máquina real, e foi tranquilo.
[]s