tenchi
(usa Slackware)
Enviado em 15/12/2007 - 19:01h
Cara, se vc usa só Interface grafica, não vai sentir diferença alguma entre o freebsd e o Linux, já que os dois usam praticamente os mesmos programas.
A instalação do FreeBSD é bem parecida com a do Slackware, embora seja ligeiramente "mais chata", já que o particionador é muuuito diferente do cfdisk, por exemplo, ou o fato de quando você personalizar a instalação, você ter que remover e inserir os CDs várias vezes, por causa da checagem de dependências "Agora insira o primeiro", "Agora o segundo", "Agora o primeiro de novo".
Os nomes dos devices em /dev/ também são bem diferentes.
Alguns comandos tem uma sintaxe diferente, como o find, e outros simplesmente não existem - como o free, que tem como substituto o vmstat.
Recomendo o mesmo que para os usuários Windows querendo usar Linux: Não migre de forma brusca: Você, como usuário já avançado, pode até instalar o sistema numa máquina virtual, como eu fiz, já que o particionador facilita que você apague todo o conteúdo do HD ;-)
Ah, e quanto à instalação de pacotes.... Temos o maravilhoso ports. Deixa o apt no chão ;-) São mais de 17.000 "pacotes" nos repositórios, a maioria super-atualizados. E são pacotes mesmo. Não como no Debian, onde vários pacotes formam um programa. Aqui temos 17.000 programas. E a quantidade de jogos permite que o FreeBSD seja facilmente a sua plataforma de jogos.
Basicamente você entra no diretório /usr/ports/tipo/programa/ e digita "make install". Ele baixa, compila, checa dependências, se necessário mostra um assistente de personalização da compilação e muito mais.
Há até interfaces gráficas para este gerenciamento, como o kports
http://www.kde-apps.org/content/show.php?content=24579
O sistema é super-leve. Instalei numa máquininha na facul, e o boot em modo texto demorou menos de 1min, num celeron 900 com 128 de RAM. E ainda usei o KDE nesta máquina com excelente desempenho, o mesmo que um Ubuntu num p4 com 512 de RAM.
O sistema é mais estável que o Linux. Problemas como o fork(), que pode travar o Linux, não funcionam no FreeBSD (fiz vários testes ;-)).
Ah, e também tem boa compatibilidade com os binários do Linux. Assim vários programas compilados no Linux podem funciona no FreeBSD.
Se vc tem uma nvidia, pode desfrutar de todos os efeitos gráficos que usa no Linux, como compiz, etc - já que eles são implementados no mesmo X usado no Linux.
Mas nem tudo são flores.
- A maioria dos programas gráficos fechavam do nada aqui. Principalmente o firefox e konqueror. Pode até ser que o problema esteja na máquina, mas foi realmente estranho.
- Não há suporte à flash para o FreeBSD. Você terá que se contentar com o gnash.
- Ele é mais "feinho", pois não tem bootsplash, o boot-manager dele é simplesinho, etc.
- O Vim é diferente do Vim do Linux. Se parece bem com o vi original.
- A configuração de hardware é meio complicada. Ainda não consegui fazer o som funcionar ;-)
Enfim, eu vou reinstalar o 6.2 numa máquina virtual, pois a última eu fiz umas cagadas.. hauahauha Mas essa é a magia da virtualização. Faz cagada, restaura a imagem - no caso eu não tinha backup ;-)
E vai quente que o diabinho está fervendo... HUAHAUHAUAHUAHUAHAU