removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 26/03/2010 - 08:13h
Na verdade, o FreeBSD não é um rolling-release. Seu desenvolvimento lembra o do Debian: são mantidas "ramificações" simultâneas, uma estável e outras que servem como teste contínuo para os próximos lançamentos.
Na famosa distro linux, temos os ramos Stable, Testing e unstable; no FreeBSD, temos Stable e Current. Os grandes lançamentos que vemos na verdade são apenas o Stable. O Stable e "congelado" e recebe apenas updates de segurança ou devidamente debugados.
Ja o Current é considerado um lançamento "bleeding edge", recebendo updates periódicos, mesmo que instáveis. Seu desenvolvimento lembra em muito um Rolling Release: os lançamentos são apenas snapshots, os updates sao periódicos, etc. Entretanto, se não me engano, o Current e "congelado" por tempo indeterminado para devida debugagem, tal qual o Debian Testing.
Ainda que não seja de fato um Rolling Release, o FreeBSD tem o sistema de atualizações mais eficiente de todos os OS que já testei. Enquanto numa distro Linux recomenda-se fazer uma instalação "limpa" a cada nova versão, no FreeBSD problemas devido a migração de uma versão para outro são raridade, e não cotidiano.
Isso deve-se ao seu modelo de desenvolvimento unificado: como todas as partes do sistema são mantidas pelo projeto (inclusive o kernel, ao contrário do Linux), novas versões só são lançadas quando todos os problemas de dependência e conflitos são resolvidos.
Caso precise mesmo de um OS Rolling Release, conheço apenas alternativas no mundo Gnu/Linux - apesar de que o Gentoo chegou a lançar versões do seu sistema com o Kernel do OpenBSD, se não me engano, mas desconheço muito sobre o projeto nem se ele ainda e suportado.
Para mais informações sobre a engenharia de lançamento do FreeBSD, segue o link:
http://www.freebsd.org/doc/en_US.ISO8859-1/books/dev-model/