removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 06/03/2012 - 21:48h
Funcionamento DNS Padrão
É comum que muitas pessoas só conheçam o “padrão” DNS para resolução de hostname em endereço IP que transformaria dominio.com.br em 66.249.71.47. Esse processo começa com o registro de um domínio, no Brasil, o registro.br é uma das entidades (registrar) em que podemos criar novos domínios existem centenas de registrars em todo o mundo. Ao criar um domínio você deve informar seus servidores de DNS que serão responsáveis em apontar o novo domínio para um endereço IP e, por outro lado, o registro.br envia essa informação aos servidores root (tecnicamente falando, o parent server para seu TLD). Dessa forma, qualquer pessoa no mundo pode acessar seus domínios e você pode enviar a elas qualquer endereço de IP que desejar. Você tem total controle sobre seus domínios e pode até enviar endereços de IPs que não te pertençam – nesse caso você precisaria de permissão do verdadeiro dono do IP que seus servidores DNS retornam como resultado de uma resolução.
Funcionamento DNS Reverso
O DNS Reverso (rDNS) funciona de forma similar. Esse processo, no entanto, tem início com o seu provedor de Internet (BrasilTelecom, Embratel, GVT,Intelig ou quem quer que tenha te fornecido uma faixa de IPs). Você deve informar ao seu provedor sobre a necessidade do DNS Reverso. Existem dois caminhos:
1. Você solicita a eles que adicionem entradas em seus repectivos DNS a respeito de seus IPs.
2. Você informa ao provedor quais são seus servidores responsáveis por responder pelo DNS reverso.
De forma geral, tanto para DNS quanto para DNS Reverso, caso deseja hospedar em sua rede, existem dois procedimentos: Primeiro você precisa de pelo menos dois servidores de DNS e segundo você precisa informar a empresa certa (sua empresa de registro ou seu provedor de Internet para rDNS). Se você conseguiu entender o que leu até agora (o que pode levar algum tempo), não terá dificuldade para entender então o maior problema que existe em relação à DNS Reverso. O problema é que os administradores configuram seus servidores de DNS que funcionam perfeitamente (DNS padrão), então adicionam as entradas de reverso nesses servidores, e descobrem que não funciona. O que geralmente acontece é que se seu provedor desconhece que você tem servidores de DNS para responder por seu reverso e então, eles não irão enviar essa informação para os servidores root e, dessa forma, ninguém jamais chegará aos seus servidores de DNS reverso para solicitar uma resolução.
referência:
http://www.oficinadanet.com.br/artigo/1335/o_que_e_o_dns_reverso