Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 12/04/2011 - 11:57h
Por mais que eu tente entender, esse assunto ainda é um pouco obscuro para mim.
Pelo que tenho lido até agora, fala-se absolutamente "de graça" somente ENTRE RAMAIS.
Mas nem tão "de graça" assim, porque estamos de alguma forma pagando para ter banda larga, e esse custo do VOIP fica embutido - e transparente - no processo.
Consultando o site do Asterix, somente pude constatar que ele é um excelente PABX praticamente sem limitações, e cuja implantação sai a um custo extremamente baixo especialmente para empresas. Daí em diante o site e o forum não dão maiores explicações no tocante a contas e números telefônicos.
Visitando os sites de prestadores de serviços VOIP (tipo Skype) não se tem um quadro muito nítido da coisa completa. O site do Skype, por exemplo, é bastante nublado quanto a informações concretas, mostrando praticamente apenas os aspectos concernentes ao marketing, além de confundir linguagens (procurando-se melhores informações sobre um determinado aspecto, cai-se em alguma página em Inglês).
O melhor deles, a meu ver, é o da VONO, que explica melhor como funciona, e O QUE o usuário estará pagando, bem como os serviços que estará recebendo.
Pelo que pude depreender até agora, de tudo que tenho visto NA INTERNET, é que ligações VOIP "locais" podem sair ainda mais caras que uma ligação convencional, porquanto paga-se à operadora, talvez a um provedor "para autenticação", paga-se pelo serviço de banda larga e mais pela ligação VOIP ao preço do minuto que nossa operadora já está cobrando.
O seja, os pagamentos são cumulativos.
Todas as prestadoras são unânimes em cobrar pelo número de telefone VOIP.
Ah, e realmente dei uma mancada ao referir-me ao telefone específico para VOIP somo sendo "ATA". Conforme o colega explicou, ATA vem de Analogic Telephone Adaptor (ou Adaptador Analógico de Telefone).
Um ATA é uma interface que provê entrada(s) analógica(s) RJ-11 para plugarmos o nosso telefone "normal" a um sistema VOIP.
Os "telefones VOIP" podem ser do tipo que já vem com essa interface embutida, ou ainda soluções bem mais baratas, que utilizam a porta USB.