Asterisk x E1

1. Asterisk x E1

Gustavo Santos
gvssantos

(usa Ubuntu)

Enviado em 04/05/2011 - 08:17h

Olá,

Sou iniciante com Asterisk e gostaria de compartilhar algumas dúvidas aqui no fórum.
Tenho um projeto na minha região onde levo internet para zona rural interligando várias comunidades, tenho um escritório central na cidade e a partir dele distribuo internet para as comunidades. Gostaria de aproveitar essa rede que tenho em operação e levar telefonia as comunidades rurais. A idéia inicial seria montar um Asterisk e contratar um E1(operadora Oi), assim cada ponto de internet poderia ter um telefone onde iria receber e fazer ligações para qualquer lugar.
Não sei se minha linha de raciocínio está correta gostaria da ajuda de vocês para dar seguimento no meu projeto e quais equipamentos corretos a utilizar neste caso.

Obrigado,
Gustavo Santos


  


2. POSSIBILIDADE

Joao Israel Costa Viana
wakeup

(usa Debian)

Enviado em 04/05/2011 - 12:10h

Bom dia a todos. Novamente parabens ao Gustavo pela iniciativa. Então, para que voce possa levar esse link E1 aos seus clientes existem algumas observações importantes a serem seguidas:

* Qualidade do link wireless se o cliente contrata 500 kbps, o ideal é que voce entregue um link de 1 mega de rádio faça um QOS no IP dele, e divida sua rede de navegação da sua rede de VOIP.
Assim nao teremos problemas com ligações caindo, cortando ou chiando.

* Quantidade de linhas. Voce poderá ter quantos ramais (casas) quiser, porém a quantidade de números individuais será limitada ao tamanho do tronco E1. Ex.: se voce contratar um link com 30 canais, voce poderá ter no máximo 100 ramais disponíveis com ligação direta veja:

Exemplo do tronco E1

Número principal 1010-0000

então:

1010-0001
1010-0002
1010-0003
1010-....
1010-....
1010-0100

Porém em um link E1 com 30 canais apenas 30 pessoas poderão efetuar ligações simultaneamente.

Eu recomendo fazer uma URA (portal de atendimento) assim:

"... Voce ligaou para a comunidade do Rural XYZ digite por favor digite o ramal desejado..."

* Outro ponto fundamental e indispensável é a tarifação desses ramais, voce se tornará um provedor VoIP, logo precisará de um tarifador, hoje o mais utilizado é o A2billing, porém possui uma configuração bastante complicada.

Então é isso, como eu custumo dizer, com o Asterisk TUDO É POSSÍVEL.. mas nem todos podem. Uma empreitada dessas vai demandar altos custos com consultoria e equipamentos. Para mais iformações acesse www.novainfra.com.br. De qualquer forma ai estão os caminhos das pedras.














3. Re: Asterisk x E1

Gustavo Santos
gvssantos

(usa Ubuntu)

Enviado em 05/05/2011 - 07:45h

Wakeup,

Muito obrigado pelo breve retorno, agora sim consegui clarear a idéia e ter uma visão melhor do projeto, mais pra que eu possa me tornar um provedor Voip como vc mensiona eu preciso ter licenciar alguma coisa junto a Anatel?

[]´s


4. .

Joao Israel Costa Viana
wakeup

(usa Debian)

Enviado em 05/05/2011 - 09:22h

Ainda não. Em algum lugar do seu contrato com a Operadora do Link E1, deve haver uma cláusula dizendo que você não pode revender os minutos do link.

Porem o MUNDO todo faz isso, sabe como é aquela história de licença SCM, ninguém tem, e todos querem ser provedores de internet prostituindo o mercado, e como diz o ditado, pagando bem que mal tem.



5. Re: Asterisk x E1

Gustavo Santos
gvssantos

(usa Ubuntu)

Enviado em 10/05/2011 - 10:59h

Obrigado pelas informações com este conteúdo com certeza estarei dando andamento no projeto.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts