lacastelos
(usa KUbuntu)
Enviado em 27/09/2016 - 22:44h
Boa noite.
Vamos lá. A dica do "tonnytg" foi preciosa e por se tratar de uma linguagem de programação, com ela podemos solucionar problemas simples e problemas complicados, para tanto basta saber o quanto o usuário está disposto a se dedicar.
Eu particularmente ainda vou mexer com o Python e explorar suas funcionalidades. No entanto para o que eu precisava de imediato, que era apenas a interação do Arduino com o Calc para gerar gráficos em tempo real fiz uso de uma solução menos requintada e obviamente muito mais limitada. Mas ainda assim funcional (para as minhas necessidades).
Vamos a solução encontrada para quem se interessar.
1º Comunicação da porta seria do arduino com o computador. Para isso usei o comando "c-u" sem o sinal de - entre as duas letras (mas o filtro de palavras aqui é tão rigoroso que nem um comando existente no Linux pude usar) e com este programa podemos ainda gerar um arquivo simples de texto (.txt) ou (.csv) ou (.html). A extensão fica a critério do que o usuário deseja. A linha de comando (no meu caso) ficou assim ( # c-u -l /dev/ttyUSB0 -s 9600 >> teste.html ) onde temos [-l,--line line: Use named device (e.g. tty0)] e
[ -s,--speed,--baud speed, -#: Use given speed ] para comunicar com a porta onde o arduino estava plugado e em qual velocidade respectivamente. E, como podem ver gerei um arquivo (.html)
2º Porque gerei um arquivo HTML? Pelo motivo de que o LibreOffice Calc em sua aba Inserir --> Vincular a dados externos permite importar um arquivo HTML e atualizar o mesmo em tempo real (tá bom existe um delay bem pequeno, insignificante praticamente).
3º Como gerei o arquivo HTML? No arduino praticamente programamos em "C" e neste caso tudo que fiz foi gerar dentro do próprio arduino uma pagina HTML que me dá como saída uma tabela com quantas linhas e colunas for desejado. Então fiz uma tabela, mais simples possível, fazendo uso dos <tr> e <td> tipicas do html de forma a me dar apenas os números que eu desejo.
4º Fiz a importação para o L.O Calc pelo método citado acima e defini um período de atualização.
5º Selecionei todas as linhas e colunas que me interessavam e pedi normalmente para o Calc gerar o gráfico. Defini bem os intervalos e agora tenho um gráfico sendo construído em tempo real.
É a maneira mais elegante? Claro que não! Mas é atende plenamente minhas necessidades atuais e a pressa que tinha. Se trata de um projeto com tempo definido para ser entregue.
Vou parar por aqui? Claro que não! Ferramentas mais robustas são bem vindas e resolvem mais problemas, então daqui pra frente vamos que vamos aprender um pouquinho de Python.
"tonnytg" obrigado pela dica acima. Vou me empenhar a aprender esta saída.
Saudações a todos.