Paquerando [RESOLVIDO]

13. Re: Paquerando

LinuxWalker
Delusion

(usa Debian)

Enviado em 10/02/2016 - 12:42h

Eu já havia instalado o Arch muitas vezes (sim, eu adoro instalar, rsrs, vai entender, neh...) e sempre ficava algo sem funcionar, desde um simples usb que não lia no gerenciador de arquivos até problemas de permissão, etc. Então usei muito Antergos (que é simplesmente Arch pronto, diferente do Manjaro, que tem repos próprios e é mais gordão). Antes porém eu já havia usado muito Archbang também e até hj tenho ela instalada num netbook de 1GB de ram, antigo pakas:) Então fui juntando as experiências, mesclando tutos, entendendo um pouco o que fazem os comandos no script de instalação e agora tou susse no Arch já há uns 3 meses, sem bug nenhum, muito fluido, cinnamon nele consome menos de 300mb, ao ligar.
Minhas impressões (lembrando que me considero iniciante):
1. Arch é definitivamente a distro para quem gosta de terminal+binários, pacman é muito transparente e rápido, organizado. Somente o entropy, do sabayon consegue ser mais agradável e divertido (mas isso é pessoal).
2. um fator complicador é que, quem escolhe Arch é porque gosta de minimalismo (embora ele seja uma distro completa), então geralmente escolhemos DEs minimalistas e sofremos para configurar coisas do DE. Aqueles que porventura gostem de DEs completos terão menos dores de cabeça, por exemplo, cinnamon foi instalar e usar, xfce já tive mais trabalho, lxde e openbox então...
3. Arch é instável? Tem vários softwares que não funcionaram propriamente na minha máquina em distros "estáveis" e no Arch estão xuxubeleza:) que eu me lembro agora o guvcview (cam) e libreoffice. Aliás, depois de experimentar o Debian por uma semana, descobri que estabilidade não significa nada do que eu pensava, não é conflito mínimo, é apenas não modificação de pacotes, tive mais dor de cabeça no debian que no Arch. Isso nem de longe significa que Arch é melhor ou pior, mas ilustra como podemos ter ideias errôneas acerca de estabilidade.
4. Arch tem tudo em um só lugar: o terminal
Claro que isso envolve riscos, por ex. as PPAs do ubuntu oferecem riscos. No Arch, vc tem o mesmo sistema através do yaourt, mas sem precisar ir pesquisar pra ver o endereço da PPA para adicionar, etc. vc apenas abre o terminal e busca o pacote no yaourt. Também vc pode usar perfeitamente o sistema sem yaourt, se algum pacote não estiver no oficial, baixe e instale localmente, mas eu não gosto desse modo slack de ser (com todo respeito).
5. Arch é difícil? Talvez a instalação assuste, mas não é nada mais que serviço braçal. Depois de instalado, vc poderia em tese ficar no "pacman -Syu" para sempre:)
Falei do Arch linux, mas tem outras distros que também gosto. Sei que tem muitos outros users mais experientes em Arch no fórum, se falei alguma bobagem, podem me corrigir; agradeço:)

Vida longa a Jud !!!

carpe diem!




--------------------------------------
Distros que uso atualmente:
Arch: https://www.archlinux.org/
Lubuntu: http://lubuntu.net/
Fedora: https://getfedora.org/




  


14. Re: Paquerando [RESOLVIDO]

Luís Fernando C. Cavalheiro
lcavalheiro

(usa Slackware)

Enviado em 10/02/2016 - 15:29h

Debian pra Arch pra depois o Slackware? Debian para Slackware seria um salto mais fluido do que Debian para Arch, já que o Debian e o Slack compartilham um princípio básico: estabilidade acima de tudo. A diferença é que o Debian tem um gerenciador automático de dependências fazedor de caquinha a granel (o apt) e o Slackware abomina esse lance de gerenciamento de dependências, e o Debian faz a cagada master de fornecer o GNOME enquanto o Slack não.

Debian pra Arch é como sair de um Fusca para uma McLaren. Defeito num Fusca qualquer pinguço de balcão de bar conserta, já na McLaren...
--
Dino®
Vi veri universum vivus vici
Public GPG signature: 0x246A590B
Só Slackware é GNU/Linux e Patrick Volkerding é o seu Profeta


15. Re: Paquerando [RESOLVIDO]

LinuxWalker
Delusion

(usa Debian)

Enviado em 10/02/2016 - 17:27h

Já eu, penso em um futuro não tão longe, passar do arch para gentoo ou funtoo, quero aprender o portage. Meu dojô será o sabayon. O que dizeis, mestre? :) Faz sentido?

--------------------------------------
Distros que uso atualmente:
Arch: https://www.archlinux.org/
Lubuntu: http://lubuntu.net/
Fedora: https://getfedora.org/




16. Re: Paquerando [RESOLVIDO]

Luís Fernando C. Cavalheiro
lcavalheiro

(usa Slackware)

Enviado em 10/02/2016 - 17:41h

O foco do Gentoo é estabilidade, wuzde. Do Arch pra ele é o mesmo salto do Debian pro Arch, só que no sentido oposto.
--
Dino®
Vi veri universum vivus vici
Public GPG signature: 0x246A590B
Só Slackware é GNU/Linux e Patrick Volkerding é o seu Profeta


17. Re: Paquerando [RESOLVIDO]

LinuxWalker
Delusion

(usa Debian)

Enviado em 10/02/2016 - 18:03h

Mas pelo jeito, gentoo é superatualizado. (ou não?)
Não exigirei que seja estável.
Confesso que a principal motivação é que fui seduzido pela vaquinha, rsrsrs.

--------------------------------------
Distros que uso atualmente:
Arch: https://www.archlinux.org/
Lubuntu: http://lubuntu.net/
Fedora: https://getfedora.org/




18. Re: Paquerando [RESOLVIDO]

Luís Fernando C. Cavalheiro
lcavalheiro

(usa Slackware)

Enviado em 10/02/2016 - 18:07h

O Gentoo não inclui um pacote em seus repositórios se ele não for cuidadosamente testado. Dito isso, a equipe do Gentoo não é tão lenta quanto a do Debian ou do Slackware nesse ponto, e a distribuição costuma estar mais atualizada que aquelas duas.
--
Dino®
Vi veri universum vivus vici
Public GPG signature: 0x246A590B
Só Slackware é GNU/Linux e Patrick Volkerding é o seu Profeta


19. Re: Paquerando [RESOLVIDO]

edps
edps

(usa Slackware)

Enviado em 10/02/2016 - 19:25h

Só que o amigo @Dino esqueceu de dizer que as vezes o Gentoo/Funtoo é mais desatualizado que o Arch Linux, por causa da estabilidade, estamos com o ruby 2.23 masked mó tempão!

Lá na época das cavernas eu utilizava o Mandrake>Slackware até que descobri o Kurumin e passei para o lado deb da força rsrs e fiquei com o Debian por uns 10 anos até que resolvi testar o Arch Linux a uns 6-7 anos, naquela época ele era demais com seu jeitão BSD de configurar as coisas, somente no Arch e no Slackware tive o KDE com excelente desempenho.

Quando o Arch adotou o systemd, rapidamente voltei ao Slackware e quando chegou a vez do Debian pulei deste para o Funtoo.

A maior vantagem que vejo no Arch Linux é em sua documentação, e a grande diferença do mesmo para o Slackware é que o Arch assim como Gentoo/Funtoo é um sistema a serem montados a-lá Slayer, ou seja, piece-by-piece rsrs, e para ficar mais parecidos mudaram até o modo de instalação para ficar meio Gentoo-way kkk


20. Re: Paquerando [RESOLVIDO]

Luís Fernando C. Cavalheiro
lcavalheiro

(usa Slackware)

Enviado em 10/02/2016 - 19:29h

De fato não mencionei por supor ter ficado subentendido, Edinaldo. Mas realmente, muitos pacotes no Gentoo são bem atrasados com relação a seus equivalentes no Arch Linux. Ao que eu me lembre, o Funtoo é mais atualizado que o Gentoo, mas nunca usei aquele e com este só tive uma curta experiência. Por mais que eu tenha um certo tesão em compilar coisas, sinto que o Slackware ainda atende meus vícios nesse sentido :-)
--
Dino®
Vi veri universum vivus vici
Public GPG signature: 0x246A590B
Só Slackware é GNU/Linux e Patrick Volkerding é o seu Profeta


21. Re: Paquerando [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 10/02/2016 - 23:45h

Depois de passar raiva com o buguntu (não adianta, essa distro não é séria), resolvi dar outra chance ao Arch e experimentar o KDE 5! É estável, claro que não tanto quanto o Slackware e o Debian, mas é estável para o dia dia. Senti falta do yaourt, rsrs !
Não há nada bom nem mau a não ser estas duas coisas: a sabedoria que é um bem e a ignorância que é um mal.



22. Re: Paquerando

Rogerio Leiro Fontan
RLFontan

(usa elementary OS)

Enviado em 11/02/2016 - 07:47h

Eu tenho desejo antigo de instalar Gentoo, mas minha preocupação é a compilação de kernel, nunca fiz na minha vida.

Eu tava de Debian + GNOME felizão, mas resolvi mudar para o Ubuntu pelos pacotes atualizados e pela comunidade gigantesca, fora isso o Unity também tá legal, e eu curto a ideia de deixar tudo bem configuradinho para o usuário ... então eu aproveitei que fiz um experimentalismo louco no Debian e quebrei o sistema e mudei para o Ubuntu... minha mãe tá com Xubuntu no pc dela a uns dois - três meses e nunca deu problema, sou meio grato ao Xubuntu por isso.

Quanto ao Slack, eu gostava também, a comunidade do Slackware tem um jeitão especial graças a filosofia... mas eu simplesmente larguei quando eu usando driver livre, estava assistindo um documentário, e o sistema sem mais nem menos resolveu parar, eu fiquei meio retado e mudei de sistema para o Debian.


23. Re: Paquerando

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 11/02/2016 - 18:45h

Tonyhts...
Eu acho Slackware novo mais fácil que o Arch.

Listeiro...
acho que sei o que não gosta no Arch! SYSTEMD.... ou... rsrsrsrrsrrsrs KSystemD.... "Killer System Well Developed"... rrsrsrsrsrrs!kkkkk

Wudze...
Gentoo "normal" é "Stable Branch", com pacotes estáveis e até um pouco antigos, e voltado para servidores de alta performance...

mas muita gente usa o Gentoo unstable. Esse é Rolling Release, totalmente atualizado.
basta mudar no make.conf, para ficar Rolling.
a Vaquinha é sedutora, mesmo, é um Linux MUITO diferente.

LCavalheiro;;;
Sim, isso no Gentoo Normal, padrão.
Os pacotes novos, unstable testing são colocados na Unstable Branch, e os pacotes "Bleeding Edge", em geral mascarados ou mesmo HardMasked, mas podem ser desmascarados.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux, Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas: Sabayon, Gentoo, openSUSE, Mageia e OpenMandriva.


24. Re: Paquerando [RESOLVIDO]

Ricardo Fabiano Silva
madrugada

(usa Gentoo)

Enviado em 11/02/2016 - 19:35h

albfneto escreveu:
[...]
LCavalheiro;;;
Sim, isso no Gentoo Normal, padrão.
Os pacotes novos, unstable testing são colocados na Unstable Branch, e os pacotes "Bleeding Edge", em geral mascarados ou mesmo HardMasked, mas podem ser desmascarados.
[...]


Um dia ainda vou entender isso de mascarar ou desmascarar um pacote...



01 02 03



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts