Script de instalação do VLC completo (via slackbuilds)
Se você não curte o sbo e caras dessa laia, mas precisa de um script simples que instale o vlc, criei este script para ajudar. Ao todo são 63 dependências. - o script foi testado 5x e está completamente livre de bug. - possui 1181 linhas - se você quiser melhorar o script fique a vontade! Dê permissão de uso e execute: # chmod +x slackvlc.sh # sh slackvlc.sh Agora vá tomar banho e passear, pois em máquinas modestas a instalação vai demorar em torno de 8 horas.
Por: Slackjeff
Instalação do Telegram Desktop via shell script
Meninos do computador e pessoas não normais, aqui começa mais um Script do Dino® trazendo para vocês informações tão úteis quanto a quantidade de dentes que um tubarão tem. Hoje vamos automatizar a instalação do Telegram Desktop, um cliente de mensagens instantâneas muito popular e com vários recursos úteis. Basta executar o script que ele fará o download e a instalação do cliente para desktop.
Por: Luís Fernando C. Cavalheiro
Converte cada imagem (JPG, JPEG, PNG) em PDFs com o tamanho de papel definido (A4...)
Converte cada imagem (JPG, JPEG, PNG) de um diretório em PDFs com o tamanho de papel definido (A4...). Ou seja, o script gera um arquivo PDF para cada arquivo de imagem nos formatos JPG, JPEG, PNG que estejam contidos no diretório em que o script está sendo executado (mantendo intacto o arquivo original). Todos os arquivos PDFs gerados possuem o mesmo tamanho de papel definido (por padrão, o tamanho A4). Características de operação: - converte (em lote) os arquivos de imagem (JPG, JPEG, PNG) do diretório local, cada imagem num PDF; - mantém o tamanho original da imagem (até o limite do tamanho de papel definido); - não rotaciona a imagem; - alinha a imagem no Centro a partir do Topo; - todos os PDFs gerados ficam com o mesmo tamanho de papel (A4, ou A5 ou Letter ...); - preserva o arquivo original; Particularmente, o utilizo para converter certificados acadêmicos que recebo em formato de imagem, ou que escaneei neste formato, para depois organizá-los em diretórios de acordo com a estrutura utilizada pelo CNPQ no Currículo Lattes. Em conjunto com este script utilizo um outro: script-pdfallunite.sh ( https://www.vivaolinux.com.br/~raserafim/scripts/ ). Este outro Script varre PDF's em diretórios e sub-diretórios (que organizei de acordo com a estrutura do Currículo Lattes), portanto recursivamente, de maneira ordenada para gerar um único PDF com todos os certificados acadêmicos. Publico o presente Script na expectativa de que contribua de alguma maneira para aqueles que, porventura, tenham a mesma necessidade que eu; ou, então, para aqueles que o Script tenha serventia, com algumas adaptações ou como material que contém alguma ideia útil para outros Scripts. Como Executar: - baixar o arquivo do Script; OU copiar o texto do Script diretamente da WEB para um arquivo texto criado no computador; - dar permissão de execução para o arquivo com o Script: - por exemplo: # chmod +x script-image2pdf.sh; - copiá-lo (ou movê-lo) para o diretório local que contém os arquivos a serem convertidos; - executar o Script com o comando: $ ./script-image2pdf.sh - obs: o prefixo "./" (ponto-barra) deve vir antes do nome do arquivo para especificar que o arquivo a ser executado está no diretório local (corrente), e não em um dos caminhos do "PATH". Para dar permissão de alteração do conteúdo do Script, utilizar o comando, por exemplo: # chmod a+w script-image2pdf.sh Obs: o Script requer o pacote: ImageMagick
Por: Rodrigo Albuquerque Serafim
runit-fstab-generator
Faz parsing do /etc/fstab e produz scripts pra montar as partições encontradas. - ignora a partição root. - ignora partições que tem noauto nas opções. - cria os arquivos em /run/runit/rc.d/mount-$local_onde_e_montado.rc - faz uso do lodewijk para garantir paralelização da montagem das partições. - cria arquivo mounts.target em /run/runit/rc.d , que pode ser usado para rodar todos os scripts gerados
Por: Perfil removido
rndm - RaNDom Music
Coloca uma música randômica do seu diretório de músicas em queue no moc e troca pra ela.
Por: Perfil removido
crtm - set CuRRenT Music
Depende no mocp. Aceita caminho completo para música ou nome de músicas que estão na playlist e usa 'mocp -q' para colocar em queue, se o nome for incompleto ele vai procurar pela string na lista de músicas e colocar em queue qualquer que for aceita. Ele também muda para a primeira música que foi colocada na queue.
Por: Perfil removido
Servidor de Backup com Ubuntu Server 24.04 LTS, RAID e Duplicati (Dell PowerEdge T420)
Visualizar câmeras IP ONVIF no Linux sem necessidade de instalar aplicativos
Atualizar Debian Online de uma Versão para outra
Instalar driver Nvidia no Debian 13
Redimensionando, espelhando, convertendo e rotacionando imagens com script
Debian 13 Trixie para Iniciantes
Convertendo pacotes DEB que usam ZSTD (Padrão Novo) para XZ (Padrão Antigo)