Pilha com alocação estática
Publicado por Thiago 14/06/2007
[ Hits: 8.495 ]
Todos comentários estão embutidos no código.
(=
/****************************************************************************************** * Programa: pilha2.c * Autor: thiagoamm (thyeigur) * e-mail: harakiri190@yahoo.com.br * Data: 07/09/2006 * Alteracao: * * OBS: Este programa foi baseado em um pdf que encontrei na net sobre Estruturas de Dados * da PUC - RIO. * Estava estudando PILHA COM ALOCACAO ESTATICA. * Fiz algumas modificacoes na tentativa de facilitar a vida de quem esta comecando * assim como eu. * Espero ter agregado algum valor (= * *******************************************************************************************/ /******************************** * Diretivas de pre-processador *******************************/ /* Inclusao de bibliotecas */ #include <stdio.h> #include <stdlib.h> /* Definindo macro */ #define TOP 5 /* Topo da pilha */ #define BASE -1 /* Base da pilha */ /********************************* * Definindo Registro (Estrutura) ********************************* /* Definindo a estrutura da pilha como um novo tipo de dados (abstrato) */ typedef struct { int pos; /* Indexa a posicao da pilha */ float vet[TOP]; /* Vetor onde sao armazenados os elementos */ } Stack; /**************************** * Prototipos de funcoes ****************************/ Stack *create(void); float pop(Stack *p); int stack_void(Stack *p); /**************************** * Prototipos de sub-rotinas ****************************/ void push(Stack *p, int e); /************************************ * Funcao principal (execucao ************************************/ int main(void) { Stack *pilha; int elem, op; char sair = 'n'; /* Criando a pilha */ pilha = create(); do { system("clear"); printf("\n\t\t\t\t_________________________________________________"); printf("\n\t\t\t\t| M E N U |"); printf("\n\t\t\t\t|_______________________________________________|"); printf("\n\t\t\t\t| |"); printf("\n\t\t\t\t| 1 - Empilhar |"); printf("\n\t\t\t\t| 2 - Desempilhar |"); printf("\n\t\t\t\t| 3 - Sair |"); printf("\n\t\t\t\t| |"); printf("\n\t\t\t\t|_______________________________________________|"); printf("\n\nOpcao: "); scanf("%d",&op); switch (op) { case 1: printf("\nElemento: "); scanf("%d",&elem); push(pilha, elem); break; case 2: pop(pilha); break; case 3: sair = 's'; break; default: printf("\nOpcao invalida!"); } } while (sair != 's'); system("clear"); /* No Windows e system("cls"); */ puts("..................................................................................."); puts(". Autor: thyeigur (thiagoamm) ."); puts(". e-mail: harakiri190@yahoo.com.br ."); puts(". Seu comentario ou sugestao sendo construtivos sao muito importantes para mim. ."); puts("..................................................................................."); getchar(); getchar(); system("clear"); return(0); } /******************************** * Definicoes de funcoes ********************************/ /* Esta funcao e um ponteiro. Sua tarefa e criar uma referencia (apontar) para uma estrutura do tipo Pilha e retornar essa referencia atraves de seu nome. */ Stack *create(void) { Stack *p = (Stack*) malloc( sizeof(Stack) ); p->pos = BASE; /* pilha vazia, posicao igual a base, 0 elementos. */ return p; } /* Funcao que verifica se a pilha esta vazia */ int stack_void(Stack *p) { return(p->pos == BASE); /* retorna 1 se VERDADEIRO */ } /* Funcao que desempilha elementos */ float pop(Stack *p) { int e; if (stack_void(p)) { system("clear"); printf("\n\n\t\t\t\tPILHA VAZIA!\n\n"); exit(1); } /* Retira elemento do topo */ e = p->vet[p->pos - 1]; /* Muda o topo */ p->pos--; return(e); } /*********************************** * Definicao de sub-rotinas ***********************************/ /* Sub-rotina que empilha elementos */ void push(Stack *p, int e) { p->pos++; /* Muda a base */ if (p->pos == TOP) { system("clear"); printf("\n\n\t\t\t\tESTOURO DE PILHA!\n\n\n\n"); exit(1); /* aborta execucao do programa */ } /* Armazena elemento na pilha */ p->vet[p->pos] = e; return; }
Relógio com data usando Struct
Inserir e remover caracter da matriz
Exemplo de um "Jogo de Labirinto"
Retorna o número elevado ao quadrado
Nenhum comentário foi encontrado.
Passkeys: A Evolução da Autenticação Digital
Instalação de distro Linux em computadores, netbooks, etc, em rede com o Clonezilla
Título: Descobrindo o IP externo da VPN no Linux
Armazenando a senha de sua carteira Bitcoin de forma segura no Linux
Enviar mensagem ao usuário trabalhando com as opções do php.ini
Instalando Brave Browser no Linux Mint 22
vídeo pra quem quer saber como funciona Proteção de Memória:
Encontre seus arquivos facilmente com o Drill
Mouse Logitech MX Ergo Advanced Wireless Trackball no Linux
Compartilhamento de Rede com samba em modo Público/Anônimo de forma simples, rápido e fácil
Remoção de propaganda com o programa Comskip[AJUDA] (5)
Linux Lite Demorando Muito Para Ligar (2)