Jogo do Labirinto
Publicado por Thiago Henrique Hüpner (última atualização em 07/07/2014)
[ Hits: 19.339 ]
Homepage:
Olá pessoal.
Após muito tempo programando (+/- 2 dias) eu consegui criar um jogo de labirinto em C.
"Diferencial":
- Mapas ilimitados¹;
- Contador de levels;
- Contador de passos:
- Pode ser customizável²;
- Níveis aleatórios;
- Entre outras coisas ...
¹ Quase ilimitado porque pode ser gerado um mapa que não é possível chegar até o destino.
² O mapa pode ser alterado (apenas alterar a matriz) e os ícones.
/* Esse é o Labirinto '1.0' W - Cima A - Esquerda S - Baixo D - Direita Q - Sair Como todo bom labirinto , esse pode gerar mapas em que você fica impossibilitado de Chegar Até o # (O Boneco é o @) Definições Parede = (=)(Você Não Pode Passar ); Grama = (.)(Você Pode Passar); Chao = (Espaço em Branco) (Você Pode Passar) A Biblioteca <graphics.h> aqui foi usado apenas para o getch();, mas caso voces nao tenham , apenas modique de getch(); para getchar(); Versão 1.0 ; Versão 2.0 Com o Uso Das Setas do Teclado (Ou Não ...) */ #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <graphics.h> #include <time.h> /* Definicoes, para facilitar o uso da funcao para desenhar o mapa */ #define CHAO 0 #define PAREDE 1 #define VOCE 2 #define GRAMA 3 #define SAIDA 4 #define ACIMA 119 #define ABAIXO 115 #define DIREITA 100 #define ESQUERDA 97 #define Q 113 /*Outras definições para tratamento de erros*/ #define OK 1 #define ERRO 2 int coluna_atual = 1, linha_atual = 1, coluna_atual2 = 1, linha_atual2 = 1; int key,passos; /* O Mapa */ int mapa[10][20] = { 1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1, 1,3,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,1, 1,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,1, 1,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,1, 1,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,1, 1,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,1, 1,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,1, 1,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,1, 1,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,3,3,3,1, 1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,}; void gera_mapa( ) { int m, n; for (m = 0; m < 10;m++) { for (n = 0;n<20;n++) { if (mapa[m][n] == 0) { mapa[m][n] = rand() % 4; if (mapa[m][n] == 2) { mapa[m][n] = 0; } } } } mapa[9][18] = 4; } int desenhar_mapa() { int linha,coluna; for (linha=0;linha<10;linha++) { for (coluna=0;coluna<20;coluna++) { if ((linha == linha_atual) && (coluna == coluna_atual)) { printf("&"); continue; } if (mapa[linha][coluna] == CHAO) printf(" "); if (mapa[linha][coluna] == PAREDE) printf("©"); if (mapa[linha][coluna] == GRAMA) printf("."); if (mapa[linha][coluna] == SAIDA) printf("#"); } printf("\n"); } return OK; } int main(int argc, char *argv[]){ srand( (unsigned)time(NULL) ); system("clear"); int level = 1; do { gera_mapa(); desenhar_mapa(); do { key=getch(); if (key==ACIMA){ linha_atual -= 1; passos += 1; if (mapa[linha_atual][coluna_atual] == PAREDE){ linha_atual +=1; } system("clear"); desenhar_mapa(); } if (key==ABAIXO){ linha_atual += 1; passos += 1; if ((mapa[linha_atual][coluna_atual] == PAREDE)){ linha_atual -= 1; } system("clear"); desenhar_mapa(); } if (key==DIREITA){ coluna_atual += 1; passos += 1; if ((mapa[linha_atual][coluna_atual] == PAREDE)){ coluna_atual -= 1; } system("clear"); desenhar_mapa(); } if (key==ESQUERDA){ coluna_atual -= 1; passos += 1; if ((mapa[linha_atual][coluna_atual] == PAREDE)){ coluna_atual += 1; } system("clear"); desenhar_mapa(); printf("@"); } if (key==Q){ printf("\n\nLevel %i Incompleto\nTotal de Passos Level %i: %i\nPressione Qualquer Para Sair . .\n",level,level,passos); getch(); exit(2); } } while(mapa[linha_atual][coluna_atual]!=SAIDA); coluna_atual =1; linha_atual=1; int level2 = level +1; printf("\n\nLevel %i Concluido\nTotal de Passos Level %i: %i\nPressione Qualquer Tecla Para ir Ao Level %i\n",level,level,passos,level2); getch(); passos = 0; system("clear"); level+=1; } while(key!=Q); exit(2); }
Utilizando acentuação na linguagem C
Teste de desempenho com números primos em C
Kernel 6.18 em foco, betas fervilhando e avanços em IA no Linux
O que é o THP na configuração de RAM do Linux e quando desabilitá-lo
Comparação entre os escalonadores BFQ e MQ-Deadline (acesso a disco) no Arch e Debian
Adicionando o repositório backports no Debian 13 Trixie
Como definir um IP estático no Linux Debian
Como colocar atalho para uma pasta na área de trabalho do Ubuntu 24.04... (0)
Como instalar Counter-Strike 1.6? (2)
intervenção politica pode interver no Fedora Linux [RESOLVIDO] (12)