Jogo defutebol simples (com gráficos)
Publicado por Samuel Leonardo 17/12/2008
[ Hits: 10.980 ]
Homepage: https://nerdki.blogspot.com.br/
Download PING_PONG_LINUX.tar.gz
Jogo clone do famoso pong, um joguinho muito antigo inventado pelos criadores da empresa Atari; fez muito sucesso nos anos 70.
Acompanha uma versão pré-compilada.
Para compilar: gcc -o pong pong.c -lSDL
Para executar: ./pong
t++!!!
// desenvolvido por Samuel Leonardo (Sam L.) -> 14/12/2008
//
// JOGO SIMPLES DE "FUTEBOL" NO ESTILO DO GAME CLASSICO PONG.
// GAME ALTO AJUSTÁVEL, OU SEJA, SE VOCE MUDAR O TAMANHO DE QUALQUER IMAGEM DO JOGO
// NÃO PRECISARÁ MUDAR NADA NO CODIGO FONTE.
// ATENÇÃO: VOCE PRECISA BAIXAR OS ARQUIVOS DAS IMAGENS DO JOGO.
#include <stdio.h>
#include <SDL/SDL.h>
void ControlaFPS(int delay)
{
delay = SDL_GetTicks() - delay;
if(delay < 60)
SDL_Delay(60 - delay);
}
int main(int argc, char *argv[])
{
char player[30];
printf("COMANDOS:\n");
printf("\t-Setas para cima e para baixo controlam o paddle.\n");
printf("\t-Barra de espaço (Re)inicia o jogo.\n");
printf("\t-Botão 'x' aumenta ou diminui a velocidade da bola.\n");
printf("\t-Botão 'Esc' finaliza o jogo.\n");
printf("\tVoce se encontra à esquerda\n");
printf("Digite seu nome:\n");
scanf(" %[^\n]s",&player);
system("clear");
printf("Galvão_Bueno: \n\t -Bem amigos da rede Globo vai começar a partida\n");
printf("\tentre '%s' e CPU pela copa Linux de futebol virtual.\n\n", player);
sleep(1);
printf("Sam L.: -PUXA VIDA ESSA FOI DE LASCAR!:P hehehe!!!\n\n");
SDL_Init(SDL_INIT_VIDEO);
SDL_Surface *screen, *paddle, *ball, *campo;
//posicões dos jogadores e da bola
SDL_Rect jogador, cpu, ball_dst;
paddle = SDL_LoadBMP("paddle.bmp");
ball = SDL_LoadBMP("bola.bmp");
campo = SDL_LoadBMP("campo.bmp");
jogador = (SDL_Rect){0,campo->h/2,paddle->w,paddle->h};
cpu = (SDL_Rect){(campo->w - paddle->w),campo->h/2,paddle->w,paddle->h};
ball_dst = (SDL_Rect){campo->w/2,campo->h/2,ball->w,ball->h};
screen = SDL_SetVideoMode(campo->w,campo->h,16,SDL_SWSURFACE | SDL_ANYFORMAT);
int velo_x=5,velo_y=5, iniciar=0;
int ponto_cpu=0,ponto_player=0;
int fim=0, tempo_agora;
while(fim == 0)
{
tempo_agora = SDL_GetTicks();
Uint8 *teclado;
SDL_PumpEvents();
teclado = SDL_GetKeyState(0);
//COMEÇAR O JOGO?
if(teclado[SDLK_SPACE])
iniciar = 1;
//TERMINAR O JOGO?
if(teclado[SDLK_ESCAPE])
fim = 1;
//ALMENTAR OU DIMINUIR A VELOCIDADE DO JOGO?
if((teclado[SDLK_x]))
{
velo_x = velo_x + 1;
velo_y = velo_y + 1;
}
//CONTROLA O JOGADOR
if((teclado[SDLK_UP])&&(jogador.y > 0))
jogador.y = jogador.y - 13;
if((teclado[SDLK_DOWN])&&(jogador.y + jogador.h < campo->h))
jogador.y = jogador.y + 13;
//MOVIMENTA A BOLA E A CPU
if(iniciar == 1)
{
ball_dst.x = ball_dst.x + velo_x;
ball_dst.y = ball_dst.y + velo_y;
//I.A. da CPU
cpu.y = ball_dst.y - 5;
}
//REBATENDO A BOLA NAS BORDAS DO CAMPO
if((ball_dst.y + velo_y < 0) || (ball_dst.y + velo_y + ball_dst.h > campo->h))
velo_y = -velo_y;
//CONTANDO OS PONTOS...
//...CONTRA O JOGADOR OU CONTRA A CPU...
//... E REBATENDO A BOLA NAS LATERAIS DO CAMPO
if((ball_dst.y + velo_y <= jogador.y + jogador.h) &&
(ball_dst.y + velo_y + ball_dst.h >= jogador.y) &&
(ball_dst.x + velo_x <= jogador.x + jogador.w))
{
velo_x = -velo_x;
printf("Galvão_Bueno: \n\t-'%s' rebate a bola!!!\n", player);
}
else
{
if(ball_dst.x + velo_x < 0)
{
iniciar = 0;
ball_dst.x = campo->w/2;
ball_dst.y = campo->h/2;
ponto_cpu++;
printf("Galvão_Bueno:\n\t -Goool da CPU!!!\n");
}
}
if((ball_dst.y + velo_y <= cpu.y + cpu.h) &&
(ball_dst.y + velo_y + ball_dst.h >= cpu.y) &&
(ball_dst.x + velo_x + ball_dst.w >= cpu.x))
{
velo_x = -velo_x;
printf("Galvão_Bueno: \n\t-CPU rebate a bola!!!\n");
}
else
{
if(ball_dst.x + velo_x + ball_dst.w > campo->w)
{
iniciar = 0;
ball_dst.x = campo->w/2;
ball_dst.y = campo->h/2;
ponto_player++;
printf("Galvão_Bueno:\n\t -Goooool eeeeeehhhh do '%s'!!!\n", player);
}
}
SDL_BlitSurface(campo,NULL,screen,NULL);
SDL_BlitSurface(paddle,NULL,screen,&jogador);
SDL_BlitSurface(paddle,NULL,screen,&cpu);
SDL_BlitSurface(ball,NULL,screen,&ball_dst);
SDL_Flip(screen);
ControlaFPS(tempo_agora);
}
SDL_Quit();
printf("Galvão_Bueno: \n\t-Com o placa de '%s' %d X %d CPU\n",player,ponto_player,ponto_cpu);
printf("\t-Terminamos mais um jogo de '%s' contra CPU.\n", player);
return 0;
}
Jogo da Velha com IA invencivel
Fibbonacci com Memoization - O(n)
Jogo Simon (Genius) - com gráficos
Cirurgia para acelerar o openSUSE em HD externo via USB
Void Server como Domain Control
Modo Simples de Baixar e Usar o bash-completion
Monitorando o Preço do Bitcoin ou sua Cripto Favorita em Tempo Real com um Widget Flutuante
Atualizar Linux Mint 22.2 para 22.3 beta
Jogar games da Battle.net no Linux com Faugus Launcher
Como fazer a Instalação de aplicativos para acesso remoto ao Linux
Duas Pasta Pessoal Aparecendo no Ubuntu 24.04.3 LTS (42)
Assisti Avatar 3: Fogo e Cinzas (1)
Conky, alerta de temperatura alta (7)









