Desenhando uma curva de Bézier
Publicado por Rafael 04/11/2008
[ Hits: 14.053 ]
Homepage: nenhum
A curva de Bézier foi desenvolvida em 1962 por Pierre Bézier, que a usou para o design de automóveis. Hoje em dia, é utilizada por vários programas de edição gráfica, como o Gimp e o Inkscape.
Desenho uma curva de Bézier através de 4 pontos de controle(PC), resolvendo o binômio de Newton para grau 3, cada parcela do binômio é multiplicada por 1 PC. Uso uma variável u para parametrização.
Você pode alterar a posição de 2 dos PC, pressionando e segurando o botão esquerdo ou direito do mouse.
/* * Copyright (C) 2008, 2008 Rafael Siqueira Telles Vieira * * This program is free software; you can redistribute it and/or modify * it under the terms of the GNU General Public License as published by * the Free Software Foundation; either version 2 of the License, or * (at your option) any later version. * * This program is distributed in the hope that it will be useful, * but WITHOUT ANY WARRANTY; without even the implied warranty of * MERCHANTABILITY or FITNESS FOR A PARTICULAR PURPOSE. * See the GNU General Public License for more details. * * License: http://www.lia.ufc.br/~rafaelstv/licenca_GPL_pt.txt * * You should have received a copy of the GNU General Public License * along with this program; if not, write to the Free Software Foundation, * Inc., 51 Franklin Street, Fifth Floor, Boston, MA 02110-1301, USA * */ #include <stdio.h> #include <math.h> #include <GL/glut.h> #define LARGURA 500 #define ALTURA 500 float p[4][2]; int indice; // Função callback chamada para gerenciar eventos do mouse void Inicia() { p[0][0] = -1.0f; p[0][1] = 0.0f; p[1][0] = -0.5f; p[1][1] = -0.5f; p[2][0] = 0.5f; p[2][1] = 0.5f; p[3][0] = 1.0f; p[3][1] = 0.0f; } void atualiza(int x, int y) { float cx, cy; cx = ((float)(2.0f*x)/(float)LARGURA) - 1.0f; cy = ((float)(2.0f*y)/(float)ALTURA) - 1.0f; cy *= -1.0f; p[indice][0] = cx; p[indice][1] = cy; glutPostRedisplay(); } void escolha(int botao, int estado, int x, int y) { if ((botao == GLUT_LEFT_BUTTON) && (estado == GLUT_DOWN)) indice = 1; if ((botao == GLUT_RIGHT_BUTTON) && (estado == GLUT_DOWN)) indice = 2; atualiza(x,y); } void captura(int x, int y) { atualiza(x,y); } float fatorial(int a) { int i; float produto; produto = 1.0f; for (i=a;i>0;i--) produto *= (float) i; return produto; } float combinacao(int a, int b) { return fatorial(b)/(fatorial(a)*fatorial(b-a)); } void exibe(void) { GLint i; GLfloat u,x,y; glClear(GL_COLOR_BUFFER_BIT); glColor3f(1.0f,0.0f,0.0f); glBegin(GL_LINE_STRIP); for (i=0;i<4;i++) glVertex2f(p[i][0],p[i][1]); glEnd(); glColor3f(0.0f,1.0f,0.0f); glBegin(GL_POINTS); for (u=0.0f;u<=1.0f;u+=0.001f) { x = 0.0f; y = 0.0f; for (i=0;i<4;i++) { x += combinacao(i,3)*pow(u,i)*pow(1.0f-u,3-i)*p[i][0]; y += combinacao(i,3)*pow(u,i)*pow(1.0f-u,3-i)*p[i][1]; } glVertex2f(x,y); } glEnd(); glFlush(); } int main(int argc, char** argv) { Inicia(); glutInit(&argc,argv); glutInitDisplayMode(GLUT_SINGLE | GLUT_RGB); glutInitWindowSize(ALTURA,LARGURA); glutInitWindowPosition(20,20); glutCreateWindow("Desenhando uma curva de Bézier"); glutDisplayFunc(exibe); glutMouseFunc(escolha); glutMotionFunc(captura); glutMainLoop(); return 0; }
Ajuda para calcular 5 Notas! Não Consigo colocar os gets na formula
Shadow Mapping usando OpenGL e Cg
Conciliando o uso da ZRAM e SWAP em disco na sua máquina
Servidor de Backup com Ubuntu Server 24.04 LTS, RAID e Duplicati (Dell PowerEdge T420)
Visualizar câmeras IP ONVIF no Linux sem necessidade de instalar aplicativos
Realizar overclock no Miyoo Mini (plus ou normal)
Otimização de memória para máquinas modestas
Google Crhome não abre desde que eu atualizei pelo "program... (8)
Dúvidas sobre a originalidade de conteúdos online (6)
Monitoramento pfsense com zabbix (0)
como instalar o amdgpu no linux manjaro no linux, pelo o repo e comand... (4)