Calculadora elementar com ponto flutuante
Publicado por Eduardo Paim Silveira (última atualização em 09/04/2010)
[ Hits: 15.705 ]
Homepage: http://saidecimadomuro.blogspot.com
Download CalculadoraElementar.cpp
Exemplo de calculadora elementar de números inteiros e números reais utilizando enum, structs e unions para controlar o tipo de dado utilizado no momento do cálculo.
// CalculadoraElementar.cpp // Eduardo "TheDrummer" Silveira #include <stdio.h> #include <tchar.h> #include <string.h> #include <stdlib.h> enum tipo_numero {LONG, DOUBLE}; typedef union { long l_valor; double d_valor; }valor_numero; typedef struct { tipo_numero tipo; valor_numero valor; }NUMERO; void escreve_numero(NUMERO num) { if (num.tipo == LONG) printf ("\nValor lido: %ld",num.valor.l_valor); else printf ("\nValor lido: %lf",num.valor.d_valor); } NUMERO le_numero() { /*lê um número do teclado, retornando uma estrutura com o tipo e o valor lido; se o número for introduzido com um ponto decimal, lê-o para um double, senão lê-o para um long;*/ char string[50]; NUMERO num; gets (string); if(strchr(string,'.')== NULL){ num.tipo = LONG; num.valor.l_valor = atol (string); }else{ num.tipo = DOUBLE; num.valor.d_valor = atof (string); } escreve_numero(num); return num; } NUMERO soma_numeros(NUMERO num1, NUMERO num2) { /*soma 2 números, retornando uma estrutura contendo o resultado; se pelo menos um dos números for do tipo double o resultado será do tipo double, senão será do tipo long.*/ NUMERO result; if (num1.tipo == DOUBLE || num2.tipo == DOUBLE){ result.tipo = DOUBLE; result.valor.d_valor = ((num1.tipo == DOUBLE) ? num1.valor.d_valor : num1.valor.l_valor) + ((num2.tipo == DOUBLE) ? num2.valor.d_valor : num2.valor.l_valor); }else{ result.tipo = LONG; result.valor.l_valor = num1.valor.l_valor + num2.valor.l_valor; } return result; } NUMERO subtrai_numeros(NUMERO num1, NUMERO num2) { NUMERO result; if (num1.tipo == DOUBLE || num2.tipo == DOUBLE){ result.tipo = DOUBLE; result.valor.d_valor = ((num1.tipo == DOUBLE) ? num1.valor.d_valor : num1.valor.l_valor) - ((num2.tipo == DOUBLE) ? num2.valor.d_valor : num2.valor.l_valor); }else{ result.tipo = LONG; result.valor.l_valor = num1.valor.l_valor - num2.valor.l_valor; } return result; } NUMERO multiplica_numeros(NUMERO num1, NUMERO num2) { NUMERO result; if (num1.tipo == DOUBLE || num2.tipo == DOUBLE){ result.tipo = DOUBLE; result.valor.d_valor = ((num1.tipo == DOUBLE) ? num1.valor.d_valor : num1.valor.l_valor) * ((num2.tipo == DOUBLE) ? num2.valor.d_valor : num2.valor.l_valor); }else{ result.tipo = LONG; result.valor.l_valor = num1.valor.l_valor * num2.valor.l_valor; } return result; } NUMERO divide_numeros(NUMERO num1, NUMERO num2) { NUMERO result; if (num1.tipo == DOUBLE || num2.tipo == DOUBLE){ result.tipo = DOUBLE; result.valor.d_valor = ((num1.tipo == DOUBLE) ? num1.valor.d_valor : num1.valor.l_valor) /((num2.tipo == DOUBLE) ? num2.valor.d_valor : num2.valor.l_valor); }else{ result.tipo = LONG; result.valor.l_valor = num1.valor.l_valor / num2.valor.l_valor; } return result; } void main (){ NUMERO num1,num2; char op; printf ("\nDigite valor: "); num1 = le_numero(); while(1){ do{ printf ("\nDigite operador(+ - * / f): "); op = getchar(); fflush(stdin); if (op != '+' && op != '-' && op != '*' && op != '/' && op != 'f') printf ("\nValor invalido!"); if (op == 'f') exit(0); }while (op != '+' && op != '-' && op != '*' && op != '/' && op != 'f'); printf ("\nDigite valor: "); num2 = le_numero(); switch (op){ case '+': num1 = soma_numeros(num1,num2); if (num1.tipo == LONG) printf ("\nResultado: %ld",num1.valor); else printf ("\nResultado: %lf",num1.valor); break; case '-': num1 = subtrai_numeros(num1,num2); if (num1.tipo == LONG) printf ("\nResultado: %ld",num1.valor); else printf ("\nResultado: %lf",num1.valor); break; case '*': num1 = multiplica_numeros(num1,num2); if (num1.tipo == LONG) printf ("\nResultado: %ld",num1.valor); else printf ("\nResultado: %lf",num1.valor); break; case '/': num1 = divide_numeros(num1,num2); if (num1.tipo == LONG) printf ("\nResultado: %ld",num1.valor); else printf ("\nResultado: %lf",num1.valor); break; } } }
Funções de soma e subtração de matrizes alocadas dinamicamente
Patch para Zsnes 1.51 com GCC>=4.3
Shadow Mapping utilizando OpenGL e Cg
Nenhum coment�rio foi encontrado.
Conciliando o uso da ZRAM e SWAP em disco na sua máquina
Servidor de Backup com Ubuntu Server 24.04 LTS, RAID e Duplicati (Dell PowerEdge T420)
Visualizar câmeras IP ONVIF no Linux sem necessidade de instalar aplicativos
Realizar overclock no Miyoo Mini (plus ou normal)
Otimização de memória para máquinas modestas
Unbuntu não atualiza o firmware [RESOLVIDO] (2)
linux mint reconhece microfone de lapela como fone de ouvido sem micro... (0)
Dúvidas sobre a originalidade de conteúdos online (10)
Erro de interface de Rede no Virt Manager dentro Debian 13 KDE (12)