Calculadora 1.0

Publicado por Romulo 27/08/2003

[ Hits: 6.334 ]

Download calculadora01.pas




Software desenvolvido na linguagem Pascal (compilado no Free Pascal).

  



Esconder código-fonte

program calculadora01;  // Este software se chama 'calculadora'

{
  CALCULADORA 1.0 beta 1
  ----------------------
  Autor .................: Eder S. G.
  E-M@il ................: edersg@esg-computacao.eti.br
  Web Site ..............: www.esg-computacao.eti.br
  Data de criação .......: 26/08/2003
  Data de atualização ...: 26/08/2003
  Licença ...................: GPL

  Desenvolvido sob o Sistema Operacional Red Hat Linux e compilado
  com o compilador livre FREE PASCAL (www.freepascal.org).
}


// DEFININDO, DECLARANDO CONSTANTES
Const
  AUTOR = 'Eder S. G.';  // a constante 'AUTOR' é igual a 'Eder S. G.'
  EMAIL = 'edersg@esg-computacao.eti.br';  // a constante 'EMAIL' é igual a 'edersg@esg-computacao.eti.br'
  WEBSITE = 'http://www.esg-computacao.eti.br';  // a constante 'WEBSITE' é igual a 'www.esg-computacao.eti.br'


// DEFININDO, DECLARANDO VARIAVEIS
var
 NUMERO1, NUMERO2, RESULTADO_SOMA, RESULTADO_SUBTRACAO : integer;
 RESULTADO_MULTIPLICACAO, RESULTADO_DIVISAO : integer;


// INICIANDO O CORPO DO SOFTWARE
begin
  writeln ('+-------------------------------------------------------+');  // escreve, imprime, exibe na tela '+-------------------------------------------------------+'
  writeln ('|    Seja bem-vindo ao software Calculadora 0.1 beta    |');  // escreve, imprime, exibe na tela '|    Seja bem-vindo ao software Calculadora 0.1 beta    |'
  writeln ('|    A matemática simples, prática e descomplicada !    |');  // escreve, imprime, exibe na tela '|    A matemática simples, prática e descomplicada !    |'
  writeln ('+-------------------------------------------------------+');  // escreve, imprime, exibe na tela '+-------------------------------------------------------+'

  writeln ('Por favor, digite o 1º número e logo após, tecle ENTER:');  // escreve, imprime, exibe na tela 'Por favor, digite o 1º número e logo após, tecle ENTER:'
  readln (NUMERO1);  // le, guarda, armazena na variável 'NUMERO1' o 1º número digitado pelo usuário

  writeln ('');  // tem a função, objetivo de saltar, pula uma linha para ficar melhor visualmente

  writeln ('Por favor, digite o 2º número e logo após, tecle ENTER:');  // escreve, imprime, exibe na tela 'Por favor, digite o 2º número e logo após, tecle ENTER:'
  readln (NUMERO2);  // le, guarda, armazena na variável 'NUMERO1' o 2º número digitado pelo usuário

  RESULTADO_SOMA := (NUMERO1 + NUMERO2);  // atribui o resultado da SOMA dos 2 números lidos à variável 'RESULTADO_SOMA'
  RESULTADO_SUBTRACAO := (NUMERO1 - NUMERO2);  // atribui o resultado da SUBTRAÇÃO dos 2 números lidos à variável 'RESULTADO_SUBTRACAO'
  RESULTADO_MULTIPLICACAO := (NUMERO1 * NUMERO2);  // atribui o resultado da MULTIPLICAÇÃO dos 2 números lidos à variável 'RESULTADO_MULTIPLICACAO'
  RESULTADO_DIVISAO := (NUMERO1 div NUMERO2);  // atribui o resultado da DIVISAO dos 2 números lidos à variável 'RESULTADO_DIVISAO'

  writeln ('');  // tem a função, objetivo de saltar, pula uma linha para ficar melhor visualmente
  writeln ('Calculando... processando... aguarde...');  // escreve, imprime, exibe na tela 'Calculando... processando... aguarde...'
  writeln ('---------------------------------------------------------');  // escreve, imprime, exibe na tela '---------------------------------------------------------'
  writeln ('A SOMA de ' ,NUMERO1, ' e ' ,NUMERO2, ' é ' ,RESULTADO_SOMA);  // escreve, imprime, exibe na tela o resultado da SOMA dos 2 números digitados pelo usuário
  writeln ('---------------------------------------------------------');  // escreve, imprime, exibe na tela '---------------------------------------------------------'

  writeln ('A SUBTRAÇÃO de ' ,NUMERO1, ' e ' ,NUMERO2, ' é ' ,RESULTADO_SUBTRACAO);  // escreve, imprime, exibe na tela o resultado da SUBTRAÇÃO dos 2 números digitados pelo usuário
  writeln ('---------------------------------------------------------');  // escreve, imprime, exibe na tela '---------------------------------------------------------'

  writeln ('A MULTIPLICAÇÃO de ' ,NUMERO1, ' e ' ,NUMERO2, ' é ' ,RESULTADO_MULTIPLICACAO);  // escreve, imprime, exibe na tela o resultado da MULTIPLICAÇÃO dos 2 números digitados pelo usuário
  writeln ('---------------------------------------------------------');  // escreve, imprime, exibe na tela '---------------------------------------------------------'

  writeln ('A DIVISÃO de ' ,NUMERO1, ' e ' ,NUMERO2, ' é ' ,RESULTADO_DIVISAO);  // escreve, imprime, exibe na tela o resultado da DIVISÃO dos 2 números digitados pelo usuário
  writeln ('---------------------------------------------------------');  // escreve, imprime, exibe na tela '---------------------------------------------------------'
  
  writeln ('');  // tem a função, objetivo de saltar, pula uma linha para ficar melhor visualmente
  writeln ('Autor .....: ' ,AUTOR);
  writeln ('E-M@il ....: ' ,EMAIL);
  writeln ('WebSite ...: ' ,WEBSITE);

end.

Scripts recomendados

Equacao de Segundo Grau em Dialog

Remove linhas de arquivo

letras de musica do banshee

Watch Dog para Nagios

Gravar uma imagem ISO em um CD-RW


  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts