Calculadora 1.0
Publicado por Romulo 27/08/2003
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Software desenvolvido na linguagem Pascal (compilado no Free Pascal).
program calculadora01; // Este software se chama 'calculadora' { CALCULADORA 1.0 beta 1 ---------------------- Autor .................: Eder S. G. E-M@il ................: edersg@esg-computacao.eti.br Web Site ..............: www.esg-computacao.eti.br Data de criação .......: 26/08/2003 Data de atualização ...: 26/08/2003 Licença ...................: GPL Desenvolvido sob o Sistema Operacional Red Hat Linux e compilado com o compilador livre FREE PASCAL (www.freepascal.org). } // DEFININDO, DECLARANDO CONSTANTES Const AUTOR = 'Eder S. G.'; // a constante 'AUTOR' é igual a 'Eder S. G.' EMAIL = 'edersg@esg-computacao.eti.br'; // a constante 'EMAIL' é igual a 'edersg@esg-computacao.eti.br' WEBSITE = 'http://www.esg-computacao.eti.br'; // a constante 'WEBSITE' é igual a 'www.esg-computacao.eti.br' // DEFININDO, DECLARANDO VARIAVEIS var NUMERO1, NUMERO2, RESULTADO_SOMA, RESULTADO_SUBTRACAO : integer; RESULTADO_MULTIPLICACAO, RESULTADO_DIVISAO : integer; // INICIANDO O CORPO DO SOFTWARE begin writeln ('+-------------------------------------------------------+'); // escreve, imprime, exibe na tela '+-------------------------------------------------------+' writeln ('| Seja bem-vindo ao software Calculadora 0.1 beta |'); // escreve, imprime, exibe na tela '| Seja bem-vindo ao software Calculadora 0.1 beta |' writeln ('| A matemática simples, prática e descomplicada ! |'); // escreve, imprime, exibe na tela '| A matemática simples, prática e descomplicada ! |' writeln ('+-------------------------------------------------------+'); // escreve, imprime, exibe na tela '+-------------------------------------------------------+' writeln ('Por favor, digite o 1º número e logo após, tecle ENTER:'); // escreve, imprime, exibe na tela 'Por favor, digite o 1º número e logo após, tecle ENTER:' readln (NUMERO1); // le, guarda, armazena na variável 'NUMERO1' o 1º número digitado pelo usuário writeln (''); // tem a função, objetivo de saltar, pula uma linha para ficar melhor visualmente writeln ('Por favor, digite o 2º número e logo após, tecle ENTER:'); // escreve, imprime, exibe na tela 'Por favor, digite o 2º número e logo após, tecle ENTER:' readln (NUMERO2); // le, guarda, armazena na variável 'NUMERO1' o 2º número digitado pelo usuário RESULTADO_SOMA := (NUMERO1 + NUMERO2); // atribui o resultado da SOMA dos 2 números lidos à variável 'RESULTADO_SOMA' RESULTADO_SUBTRACAO := (NUMERO1 - NUMERO2); // atribui o resultado da SUBTRAÇÃO dos 2 números lidos à variável 'RESULTADO_SUBTRACAO' RESULTADO_MULTIPLICACAO := (NUMERO1 * NUMERO2); // atribui o resultado da MULTIPLICAÇÃO dos 2 números lidos à variável 'RESULTADO_MULTIPLICACAO' RESULTADO_DIVISAO := (NUMERO1 div NUMERO2); // atribui o resultado da DIVISAO dos 2 números lidos à variável 'RESULTADO_DIVISAO' writeln (''); // tem a função, objetivo de saltar, pula uma linha para ficar melhor visualmente writeln ('Calculando... processando... aguarde...'); // escreve, imprime, exibe na tela 'Calculando... processando... aguarde...' writeln ('---------------------------------------------------------'); // escreve, imprime, exibe na tela '---------------------------------------------------------' writeln ('A SOMA de ' ,NUMERO1, ' e ' ,NUMERO2, ' é ' ,RESULTADO_SOMA); // escreve, imprime, exibe na tela o resultado da SOMA dos 2 números digitados pelo usuário writeln ('---------------------------------------------------------'); // escreve, imprime, exibe na tela '---------------------------------------------------------' writeln ('A SUBTRAÇÃO de ' ,NUMERO1, ' e ' ,NUMERO2, ' é ' ,RESULTADO_SUBTRACAO); // escreve, imprime, exibe na tela o resultado da SUBTRAÇÃO dos 2 números digitados pelo usuário writeln ('---------------------------------------------------------'); // escreve, imprime, exibe na tela '---------------------------------------------------------' writeln ('A MULTIPLICAÇÃO de ' ,NUMERO1, ' e ' ,NUMERO2, ' é ' ,RESULTADO_MULTIPLICACAO); // escreve, imprime, exibe na tela o resultado da MULTIPLICAÇÃO dos 2 números digitados pelo usuário writeln ('---------------------------------------------------------'); // escreve, imprime, exibe na tela '---------------------------------------------------------' writeln ('A DIVISÃO de ' ,NUMERO1, ' e ' ,NUMERO2, ' é ' ,RESULTADO_DIVISAO); // escreve, imprime, exibe na tela o resultado da DIVISÃO dos 2 números digitados pelo usuário writeln ('---------------------------------------------------------'); // escreve, imprime, exibe na tela '---------------------------------------------------------' writeln (''); // tem a função, objetivo de saltar, pula uma linha para ficar melhor visualmente writeln ('Autor .....: ' ,AUTOR); writeln ('E-M@il ....: ' ,EMAIL); writeln ('WebSite ...: ' ,WEBSITE); end.
Equacao de Segundo Grau em Dialog
Gravar uma imagem ISO em um CD-RW
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