Calculadora 1.0
Publicado por Romulo 27/08/2003
[ Hits: 6.530 ]
Software desenvolvido na linguagem Pascal (compilado no Free Pascal).
program calculadora01; // Este software se chama 'calculadora'
{
CALCULADORA 1.0 beta 1
----------------------
Autor .................: Eder S. G.
E-M@il ................: edersg@esg-computacao.eti.br
Web Site ..............: www.esg-computacao.eti.br
Data de criação .......: 26/08/2003
Data de atualização ...: 26/08/2003
Licença ...................: GPL
Desenvolvido sob o Sistema Operacional Red Hat Linux e compilado
com o compilador livre FREE PASCAL (www.freepascal.org).
}
// DEFININDO, DECLARANDO CONSTANTES
Const
AUTOR = 'Eder S. G.'; // a constante 'AUTOR' é igual a 'Eder S. G.'
EMAIL = 'edersg@esg-computacao.eti.br'; // a constante 'EMAIL' é igual a 'edersg@esg-computacao.eti.br'
WEBSITE = 'http://www.esg-computacao.eti.br'; // a constante 'WEBSITE' é igual a 'www.esg-computacao.eti.br'
// DEFININDO, DECLARANDO VARIAVEIS
var
NUMERO1, NUMERO2, RESULTADO_SOMA, RESULTADO_SUBTRACAO : integer;
RESULTADO_MULTIPLICACAO, RESULTADO_DIVISAO : integer;
// INICIANDO O CORPO DO SOFTWARE
begin
writeln ('+-------------------------------------------------------+'); // escreve, imprime, exibe na tela '+-------------------------------------------------------+'
writeln ('| Seja bem-vindo ao software Calculadora 0.1 beta |'); // escreve, imprime, exibe na tela '| Seja bem-vindo ao software Calculadora 0.1 beta |'
writeln ('| A matemática simples, prática e descomplicada ! |'); // escreve, imprime, exibe na tela '| A matemática simples, prática e descomplicada ! |'
writeln ('+-------------------------------------------------------+'); // escreve, imprime, exibe na tela '+-------------------------------------------------------+'
writeln ('Por favor, digite o 1º número e logo após, tecle ENTER:'); // escreve, imprime, exibe na tela 'Por favor, digite o 1º número e logo após, tecle ENTER:'
readln (NUMERO1); // le, guarda, armazena na variável 'NUMERO1' o 1º número digitado pelo usuário
writeln (''); // tem a função, objetivo de saltar, pula uma linha para ficar melhor visualmente
writeln ('Por favor, digite o 2º número e logo após, tecle ENTER:'); // escreve, imprime, exibe na tela 'Por favor, digite o 2º número e logo após, tecle ENTER:'
readln (NUMERO2); // le, guarda, armazena na variável 'NUMERO1' o 2º número digitado pelo usuário
RESULTADO_SOMA := (NUMERO1 + NUMERO2); // atribui o resultado da SOMA dos 2 números lidos à variável 'RESULTADO_SOMA'
RESULTADO_SUBTRACAO := (NUMERO1 - NUMERO2); // atribui o resultado da SUBTRAÇÃO dos 2 números lidos à variável 'RESULTADO_SUBTRACAO'
RESULTADO_MULTIPLICACAO := (NUMERO1 * NUMERO2); // atribui o resultado da MULTIPLICAÇÃO dos 2 números lidos à variável 'RESULTADO_MULTIPLICACAO'
RESULTADO_DIVISAO := (NUMERO1 div NUMERO2); // atribui o resultado da DIVISAO dos 2 números lidos à variável 'RESULTADO_DIVISAO'
writeln (''); // tem a função, objetivo de saltar, pula uma linha para ficar melhor visualmente
writeln ('Calculando... processando... aguarde...'); // escreve, imprime, exibe na tela 'Calculando... processando... aguarde...'
writeln ('---------------------------------------------------------'); // escreve, imprime, exibe na tela '---------------------------------------------------------'
writeln ('A SOMA de ' ,NUMERO1, ' e ' ,NUMERO2, ' é ' ,RESULTADO_SOMA); // escreve, imprime, exibe na tela o resultado da SOMA dos 2 números digitados pelo usuário
writeln ('---------------------------------------------------------'); // escreve, imprime, exibe na tela '---------------------------------------------------------'
writeln ('A SUBTRAÇÃO de ' ,NUMERO1, ' e ' ,NUMERO2, ' é ' ,RESULTADO_SUBTRACAO); // escreve, imprime, exibe na tela o resultado da SUBTRAÇÃO dos 2 números digitados pelo usuário
writeln ('---------------------------------------------------------'); // escreve, imprime, exibe na tela '---------------------------------------------------------'
writeln ('A MULTIPLICAÇÃO de ' ,NUMERO1, ' e ' ,NUMERO2, ' é ' ,RESULTADO_MULTIPLICACAO); // escreve, imprime, exibe na tela o resultado da MULTIPLICAÇÃO dos 2 números digitados pelo usuário
writeln ('---------------------------------------------------------'); // escreve, imprime, exibe na tela '---------------------------------------------------------'
writeln ('A DIVISÃO de ' ,NUMERO1, ' e ' ,NUMERO2, ' é ' ,RESULTADO_DIVISAO); // escreve, imprime, exibe na tela o resultado da DIVISÃO dos 2 números digitados pelo usuário
writeln ('---------------------------------------------------------'); // escreve, imprime, exibe na tela '---------------------------------------------------------'
writeln (''); // tem a função, objetivo de saltar, pula uma linha para ficar melhor visualmente
writeln ('Autor .....: ' ,AUTOR);
writeln ('E-M@il ....: ' ,EMAIL);
writeln ('WebSite ...: ' ,WEBSITE);
end.
Montar imagens iSO em local especificado
Relógio em tempo real no terminal
Nenhum comentário foi encontrado.
Como extrair chaves TOTP 2FA a partir de QRCODE (Google Authenticator)
Linux em 2025: Segurança prática para o usuário
Desktop Linux em alta: novos apps, distros e privacidade marcam o sábado
IA chega ao desktop e impulsiona produtividade no mundo Linux
Novos apps de produtividade, avanços em IA e distros em ebulição agitam o universo Linux
Como instalar o repositório do DBeaver no Ubuntu
Como instalar o Plex Media Server no Ubuntu
Digitando underscore com "shift" + "barra de espaços"
Como ativar a lixeira e recuperar aquivos deletados em um servidor Linux
Como mudar o nome de dispositivos Bluetooth via linha de comando
Problemas com Driver NVIDIA (0)
Programa fora de escala na tela do pc (19)
Fedora KDE plasma 42 X Módulo de segurança BB (Warsaw-2) (1)









