Batalha dos Vingadores
Publicado por Xerxes (última atualização em 27/07/2015)
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Escolha um vingador (Capitão América, Homem de Ferro, Hulk ou Thor) e lute contra outro vingador. Script simples, para passar o tempo.
#!/bin/sh ############################################################## # # BATALHA DOS VINGADORES # # Versão 1.0 - 16/07/2015 # # Xerxes Lins (www.vivaolinux.com.br/~xerxeslins) # # Pode copiar, modificar e distribuir. Trata-se apenas de uma brincadeira # para ajudar usuários a entenderem o funcionamento do shell script. # # Para executar o script torne-o executável: # # $ chmod +x vingadores.sh # # E execute-o: # # ./vingadores.sh # # Para interromper o script use Ctrl+c # ############################################################## # Testa se o inimigo morreu function Morte_ini(){ if [ $VIDA_INIMIGO -le 0 ] then echo "" echo "Depois dessa, $INIMIGO não levantou mais!" sleep 1 echo "Parabéns! Você venceu!" else echo "$INIMIGO tem $VIDA_INIMIGO pontos de vida." Maquina fi } # Função do jogador function Jogador(){ echo "" # zera o dano DANO=0 if [ $PER == 1 ] then echo "Escolha uma ação, Capitão!" echo "" echo "1 - Sequência de socos" echo "2 - Chute na cabeça" echo "3 - Arremesso de escudo" echo "4 - Voadora" read ATAQUE sleep 1 ACERTO=$(( ( RANDOM % 6 ) + 1 )) # Sequência de socos if [ $ATAQUE == 1 ] && [ $ACERTO -le 5 ] then DANO=$(( ( ( RANDOM % 3 ) + 1 ) * 5 )) VIDA_INIMIGO=$((VIDA_INIMIGO - DANO)) echo "Você desfere uma sequência de socos em $INIMIGO e causa $DANO pontos de dano!" sleep 1 elif [ $ATAQUE == 1 ] then echo "Você desferiu uma sequência de socos em $INIMIGO, mas ele conseguiu se esquivar!" fi # Chute na cabeça if [ $ATAQUE == 2 ] && [ $ACERTO -le 4 ] then DANO=$(( ( ( RANDOM % 3 ) + 1 ) * 7 )) VIDA_INIMIGO=$((VIDA_INIMIGO - DANO)) echo "Você chuta a cabeça de $INIMIGO e causa $DANO pontos de dano! Essa doeu!" sleep 1 elif [ $ATAQUE == 2 ] then echo "Você tentou chutar a cabeça de $INIMIGO, mas errou! Que cena!" fi # Arremesso de escudo if [ $ATAQUE == 3 ] && [ $ACERTO -le 2 ] then DANO=$(( ( ( RANDOM % 5 ) + 1 ) * 8 )) VIDA_INIMIGO=$((VIDA_INIMIGO - DANO)) echo "Você se concentra e arremessa o escudo em $INIMIGO acertando ele em cheio! Causou $DANO pontos de dano!!!" sleep 1 elif [ $ATAQUE == 3 ] then echo "Você arremessa o escudo na direção de $INIMIGO e erra! Por pouco!" fi # Voadora if [ $ATAQUE == 4 ] && [ $ACERTO -le 3 ] then DANO=$(( ( ( RANDOM % 4 ) + 1 ) * 7 )) VIDA_INIMIGO=$((VIDA_INIMIGO - DANO)) echo "Você desferiu uma voadora em cheio em $INIMIGO e o derrubou! Causou $DANO pontos de dano!!!" sleep 1 elif [ $ATAQUE == 4 ] then echo "Você pula e desfere uma voadora em $INIMIGO, mas ele bloqueia!" fi elif [ $PER == 2 ] then echo "O que deseja, Senhor?" echo "" echo "1 - Disparo de energia das mãos" echo "2 - Míssil" echo "3 - Dardos assassinos" echo "4 - Disparo de energia do peito" read ATAQUE sleep 1 ACERTO=$(( ( RANDOM % 6 ) + 1 )) # Disparo de energia das mãos if [ $ATAQUE == 1 ] && [ $ACERTO -le 5 ] then DANO=$(( ( ( RANDOM % 3 ) + 1 ) * 5 )) VIDA_INIMIGO=$((VIDA_INIMIGO - DANO)) echo "Suas mãos brilham e logo em seguida disparam uma rajada de energia em $INIMIGO causando $DANO pontos de dano!" sleep 1 elif [ $ATAQUE == 1 ] then echo "$INIMIGO conseguiu prever seu ataque e se defendeu!" fi # Míssil if [ $ATAQUE == 2 ] && [ $ACERTO -le 4 ] then DANO=$(( ( ( RANDOM % 3 ) + 1 ) * 7 )) VIDA_INIMIGO=$((VIDA_INIMIGO - DANO)) echo "Alvo na mira! Você disparou um míssil em $INIMIGO e causou $DANO pontos de dano!" sleep 1 elif [ $ATAQUE == 2 ] then echo "Você disparou um míssil, mas $INIMIGO saiu da mira no último segundo e você errou!" fi # Disparo de energia do peito if [ $ATAQUE == 4 ] && [ $ACERTO -le 2 ] then DANO=$(( ( ( RANDOM % 5 ) + 1 ) * 8 )) VIDA_INIMIGO=$((VIDA_INIMIGO - DANO)) echo "O triângulo em seu peito brilha, você concentra uma poderosa energia e dispara em cheio em $INIMIGO! Causou $DANO pontos de dano!" sleep 1 elif [ $ATAQUE == 4 ] then echo "Você tentou disparar seu raio do peito, mas os controles não obedeceram. A armadura precisa de reparos!" fi # Voadora if [ $ATAQUE == 3 ] && [ $ACERTO -le 3 ] then DANO=$(( ( ( RANDOM % 4 ) + 1 ) * 7 )) VIDA_INIMIGO=$((VIDA_INIMIGO - DANO)) echo "Você dispara dardos teleguiados em $INIMIGO e causa $DANO pontos de dano!" sleep 1 elif [ $ATAQUE == 3 ] then echo "Seus dardos foram defendidos por $INIMIGO!" fi elif [ $PER == 3 ] then echo "Esmague o adversário!" echo "" echo "1 - Telefone sem fio" echo "2 - Gancho" echo "3 - Pular em cima" echo "4 - Segurar o adversário e bater ele no chão" read ATAQUE sleep 1 ACERTO=$(( ( RANDOM % 6 ) + 1 )) # Telefone sem fio if [ $ATAQUE == 1 ] && [ $ACERTO -le 5 ] then DANO=$(( ( ( RANDOM % 3 ) + 1 ) * 5 )) VIDA_INIMIGO=$((VIDA_INIMIGO - DANO)) echo "Você aplica um telefone sem fio em $INIMIGO e causa $DANO pontos de dano!" sleep 1 elif [ $ATAQUE == 1 ] then echo "Você tentou aplicar um telefone sem fio em $INIMIGO, mas ele esquivou e você acabou batendo palmas!" fi # Gancho if [ $ATAQUE == 2 ] && [ $ACERTO -le 4 ] then DANO=$(( ( ( RANDOM % 3 ) + 1 ) * 7 )) VIDA_INIMIGO=$((VIDA_INIMIGO - DANO)) echo "Você desfere um gancho no queixo do $INIMIGO e o lança para cima! Causou $DANO pontos de dano!" sleep 1 elif [ $ATAQUE == 2 ] then echo "Seu gancho acerta o ar! $INIMIGO gargalha!" fi # Pular em cima if [ $ATAQUE == 3 ] && [ $ACERTO -le 2 ] then DANO=$(( ( ( RANDOM % 5 ) + 1 ) * 8 )) VIDA_INIMIGO=$((VIDA_INIMIGO - DANO)) echo "Você salta até a altura das nuvens e depois cai direto sobre $INIMIGO! Causou $DANO pontos de dano!" sleep 1 elif [ $ATAQUE == 3 ] then echo "Você saltou e esperou cair sobre $INIMIGO! Mas que ataque previsível! $INIMIGO conseguiu esquivar facilmente." fi # Segurar o adversário e bater ele no chão if [ $ATAQUE == 4 ] && [ $ACERTO -le 3 ] then DANO=$(( ( ( RANDOM % 4 ) + 1 ) * 7 )) VIDA_INIMIGO=$((VIDA_INIMIGO - DANO)) echo "Você agarrou o pé do $INIMIGO e o arremessou de um lado para o outro no chão! Causou $DANO pontos de dano!" sleep 1 elif [ $ATAQUE == 4 ] then echo "Você tentou agarrar $INIMIGO, mas ele se esquivou!" fi elif [ $PER == 4 ] then echo "Vamos lá, filho de Odin!" echo "" echo "1 - Cabeçada" echo "2 - Martelada no tórax" echo "3 - Arremesso de martelo" echo "4 - Estrangulamento" read ATAQUE sleep 1 ACERTO=$(( ( RANDOM % 6 ) + 1 )) # Cabeçada if [ $ATAQUE == 1 ] && [ $ACERTO -le 5 ] then DANO=$(( ( ( RANDOM % 3 ) + 1 ) * 5 )) VIDA_INIMIGO=$((VIDA_INIMIGO - DANO)) echo "Você segura $INIMIGO pelos ombros e aplica uma cabeçada no nariz dele! $DANO pontos de dano!" sleep 1 elif [ $ATAQUE == 1 ] then echo "Você tentou se aproximar de $INIMIGO para aplicar uma cabeçada, mas ele recuou!" fi # Martelada no tórax if [ $ATAQUE == 2 ] && [ $ACERTO -le 4 ] then DANO=$(( ( ( RANDOM % 3 ) + 1 ) * 7 )) VIDA_INIMIGO=$((VIDA_INIMIGO - DANO)) echo "Num movimento circular poderoso você acerta uma martelada no tórax de $INIMIGO! Causou $DANO pontos de dano!" sleep 1 elif [ $ATAQUE == 2 ] then echo "$INIMIGO bloqueou sua tentativa de atingí-lo com o martelo!" fi # Arremesso de martelo if [ $ATAQUE == 3 ] && [ $ACERTO -le 2 ] then DANO=$(( ( ( RANDOM % 5 ) + 1 ) * 8 )) VIDA_INIMIGO=$((VIDA_INIMIGO - DANO)) echo "Você gira seu martelo enquanto nuvens negras se concentram criando raios e trovões. Por fim você lança seu martelo com toda força. Ele acerta $INIMIGO no rosto e depois volta para sua mão! Causou $DANO pontos de dano!" sleep 1 elif [ $ATAQUE == 3 ] then echo "Você gira seu martelo e o arremessa, mas $INIMIGO consegue se esquivar. O martelo volta para sua mão!" fi # Estrangulamento if [ $ATAQUE == 4 ] && [ $ACERTO -le 3 ] then DANO=$(( ( ( RANDOM % 4 ) + 1 ) * 7 )) VIDA_INIMIGO=$((VIDA_INIMIGO - DANO)) echo "Você pega $INIMIGO pelo pescoço e o estrangula até que ele perde as forças. Depois você o deixa cair! Causou $DANO pontos de dano!" sleep 1 elif [ $ATAQUE == 4 ] then echo "Você tentou estrangular $INIMIGO, mas ele o empurrou!" fi fi Morte_ini } # Testa se o jogador perdeu function Morte_per(){ if [ $VIDA_PERSON -le 0 ] then echo "Depois dessa, você não levantou mais!" sleep 1 echo "Infelizmente... Você perdeu!" else echo "Você tem $VIDA_PERSON pontos de vida!" Jogador fi } # Função do adversário function Maquina(){ echo "" # zera o dano DANO_INI=0 if [ $INI == 1 ] then # Sorteio do ataque do inimigo ATAQUE_INI=$(( ( RANDOM % 4 ) + 1 )) sleep 1 ACERTO_INI=$(( ( RANDOM % 6 ) + 1 )) # Sequência de socos if [ $ATAQUE_INI == 1 ] && [ $ACERTO_INI -le 5 ] then DANO_INI=$(( ( ( RANDOM % 3 ) + 1 ) * 5 )) VIDA_PERSON=$((VIDA_PERSON - DANO_INI)) echo "$INIMIGO desfere uma sequência de socos em você e causa $DANO_INI pontos de dano!" sleep 1 elif [ $ATAQUE_INI == 1 ] then echo "$INIMIGO desferiu uma sequência de socos em você, mas você conseguiu se esquivar!" fi # Chute na cabeça if [ $ATAQUE_INI == 2 ] && [ $ACERTO_INI -le 4 ] then DANO_INI=$(( ( ( RANDOM % 3 ) + 1 ) * 7 )) VIDA_PERSON=$((VIDA_PERSON - DANO_INI)) echo "$INIMIGO chuta a sua cabeça e causa $DANO_INI pontos de dano! Essa doeu!" sleep 1 elif [ $ATAQUE_INI == 2 ] then echo "$INIMIGO tentou chutar sua a cabeça, mas errou! Sortudo!" fi # Arremesso de escudo if [ $ATAQUE_INI == 3 ] && [ $ACERTO_INI -le 2 ] then DANO_INI=$(( ( ( RANDOM % 5 ) + 1 ) * 8 )) VIDA_PERSON=$((VIDA_PERSON - DANO_INI)) echo "$INIMIGO se concentra e arremessa o escudo em você acertando-o em cheio! Causou $DANO_INI pontos de dano!!!" sleep 1 elif [ $ATAQUE_INI == 3 ] then echo "$INIMIGO arremessa o escudo na sua direção e erra por pouco!" fi # Voadora if [ $ATAQUE_INI == 4 ] && [ $ACERTO_INI -le 3 ] then DANO_INI=$(( ( ( RANDOM % 4 ) + 1 ) * 7 )) VIDA_PERSON=$((VIDA_PERSON - DANO_INI)) echo "$INIMIGO desferiu uma voadora em cheio em você e o derrubou! Causou $DANO_INI pontos de dano!!!" sleep 1 elif [ $ATAQUE_INI == 4 ] then echo "$INIMIGO pula e desfere uma voadora em você, mas você bloqueia!" fi elif [ $INI == 2 ] then # Sorteio do ataque do inimigo ATAQUE_INI=$(( ( RANDOM % 4 ) + 1 )) sleep 1 ACERTO_INI=$(( ( RANDOM % 6 ) + 1 )) # Disparo de energia das mãos if [ $ATAQUE_INI == 1 ] && [ $ACERTO_INI -le 5 ] then DANO_INI=$(( ( ( RANDOM % 3 ) + 1 ) * 5 )) VIDA_PERSON=$((VIDA_PERSON - DANO_INI)) echo "As mãos de $INIMIGO brilham e logo em seguida disparam uma rajada de energia em você causando $DANO_INI pontos de dano!" sleep 1 elif [ $ATAQUE_INI == 1 ] then echo "Você conseguiu prever o ataque de $INIMIGO (disparo de energia pelas mãos) e se defendeu!" fi # Míssil if [ $ATAQUE_INI == 2 ] && [ $ACERTO_INI -le 4 ] then DANO_INI=$(( ( ( RANDOM % 3 ) + 1 ) * 7 )) VIDA_PERSON=$((VIDA_PERSON - DANO_INI)) echo "$INIMIGO disparou um míssil em você e causou $DANO_INI pontos de dano!" sleep 1 elif [ $ATAQUE_INI == 2 ] then echo "$INIMIGO disparou um míssil, mas você saiu da mira no último segundo e ele errou!" fi # Disparo de energia do peito if [ $ATAQUE_INI == 4 ] && [ $ACERTO_INI -le 2 ] then DANO_INI=$(( ( ( RANDOM % 5 ) + 1 ) * 8 )) VIDA_PERSON=$((VIDA_PERSON - DANO_INI)) echo "O triângulo no peito de $INIMIGO brilha, ele concentra uma poderosa energia e dispara em cheio em você! Causou $DANO_INI pontos de dano!" sleep 1 elif [ $ATAQUE_INI == 4 ] then echo "$INIMIGO tentou disparar energia do peito, mas os controles não obedeceram. A armadura dele precisa de reparos!" fi # Voadora if [ $ATAQUE_INI == 3 ] && [ $ACERTO_INI -le 3 ] then DANO_INI=$(( ( ( RANDOM % 4 ) + 1 ) * 7 )) VIDA_PERSON=$((VIDA_PERSON - DANO_INI)) echo "$INIMIGO dispara dardos teleguiados em você e causa $DANO_INI pontos de dano!" sleep 1 elif [ $ATAQUE_INI == 3 ] then echo "$INIMIGO disparou dardos, mas você se defendeu!" fi elif [ $INI == 3 ] then # Sorteio do ataque do inimigo ATAQUE_INI=$(( ( RANDOM % 4 ) + 1 )) sleep 1 ACERTO_INI=$(( ( RANDOM % 6 ) + 1 )) # Telefone sem fio if [ $ATAQUE_INI == 1 ] && [ $ACERTO_INI -le 5 ] then DANO_INI=$(( ( ( RANDOM % 3 ) + 1 ) * 5 )) VIDA_PERSON=$((VIDA_PERSON - DANO_INI)) echo "$INIMIGO aplica um telefone sem fio em você e causa $DANO_INI pontos de dano!" sleep 1 elif [ $ATAQUE_INI == 1 ] then echo "$INIMIGO tentou aplicar um telefone sem fio em você, mas você esquivou e $INIMIGO acabou batendo palmas!" fi # Gancho if [ $ATAQUE_INI == 2 ] && [ $ACERTO_INI -le 4 ] then DANO_INI=$(( ( ( RANDOM % 3 ) + 1 ) * 7 )) VIDA_PERSON=$((VIDA_PERSON - DANO_INI)) echo "$INIMIGO desfere um gancho no seu queixo e o lança para cima! 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Causou $DANO_INI pontos de dano!" sleep 1 elif [ $ATAQUE_INI == 4 ] then echo "$INIMIGO tentou agarrar você, mas você se esquivou!" fi elif [ $INI == 4 ] then # Sorteio do ataque do inimigo ATAQUE_INI=$(( ( RANDOM % 4 ) + 1 )) sleep 1 ACERTO_INI=$(( ( RANDOM % 6 ) + 1 )) # Cabeçada if [ $ATAQUE_INI == 1 ] && [ $ACERTO_INI -le 5 ] then DANO_INI=$(( ( ( RANDOM % 3 ) + 1 ) * 5 )) VIDA_PERSON=$((VIDA_PERSON - DANO_INI)) echo "$INIMIGO te segura pelos ombros e aplica uma cabeçada no teu nariz! $DANO_INI pontos de dano!" sleep 1 elif [ $ATAQUE_INI == 1 ] then echo "$INIMIGO tentou se aproximar de você para aplicar uma cabeçada, mas você recuou!" fi # Martelada no tórax if [ $ATAQUE_INI == 2 ] && [ $ACERTO_INI -le 4 ] then DANO_INI=$(( ( ( RANDOM % 3 ) + 1 ) * 7 )) VIDA_PERSON=$((VIDA_PERSON - DANO_INI)) echo "Num movimento circular poderoso $INIMIGO acerta uma martelada no seu tórax! Causou $DANO_INI pontos de dano!" sleep 1 elif [ $ATAQUE_INI == 2 ] then echo "Você bloqueou a tentativa de $INIMIGO de atingí-lo com o martelo!" fi # Arremesso de martelo if [ $ATAQUE_INI == 3 ] && [ $ACERTO_INI -le 2 ] then DANO_INI=$(( ( ( RANDOM % 5 ) + 1 ) * 8 )) VIDA_PERSON=$((VIDA_PERSON - DANO_INI)) echo "$INIMIGO gira seu martelo enquanto nuvens negras se concentram criando raios e trovões. Por fim $INIMIGO lança seu martelo com toda força. Ele acerta você no rosto e depois volta para mão de $INIMIGO! Causou $DANO_INI pontos de dano!" sleep 1 elif [ $ATAQUE_INI == 3 ] then echo "$INIMIGO gira o martelo e o arremessa, mas você consegue se esquivar. O martelo volta para mão de $INIMIGO!" fi # Estrangulamento if [ $ATAQUE_INI == 4 ] && [ $ACERTO_INI -le 3 ] then DANO_INI=$(( ( ( RANDOM % 4 ) + 1 ) * 7 )) VIDA_PERSON=$((VIDA_PERSON - DANO_INI)) echo "$INIMIGO pega você pelo pescoço e o estrangula até você perder as forças. Depois o deixa cair! Causou $DANO_INI pontos de dano!" sleep 1 elif [ $ATAQUE_INI == 4 ] then echo "$INIMIGO tentou te estrangular, mas você o empurrou!" fi fi Morte_per } VIDA_INIMIGO=100 VIDA_PERSON=100 # Opções de personagens clear echo "Escolha um vingador:" echo "" echo "1 - Capitão América" echo "2 - Homem de Ferro" echo "3 - Hulk" echo "4 - Thor" echo "" read PER clear case $PER in 1) echo "Você escolheu Capitão América!" PERSON="Capitão América" ;; 2) echo "Você escolheu Homem de Ferro!" PERSON="Homem de Ferro" ;; 3) echo "Você escolheu Hulk!" PERSON="Hulk" ;; 4) echo "Você escolheu Thor!" PERSON="Thor" ;; *) echo "Opção inválida! Script encerrado! Não sabe brincar?! As opções eram de 1 à 4! ;)" && exit ;; esac # Sorteio do adversário echo "" for x in $(seq 10) do echo -ne 'Sorteando adversário ->> Capitão América\r' sleep 0.1 echo -ne 'Sorteando adversário ->> Homem de Ferro \r' sleep 0.1 echo -ne 'Sorteando adversário ->> Hulk \r' sleep 0.1 echo -ne 'Sorteando adversário ->> Thor \r' sleep 0.1 done echo "" INI=$(( ( RANDOM % 4 ) + 1 )) # Enquanto personagem escolhido for igual ao adversário, sorteia novamente # o adversário para evitar repetição. Se quiser permitir, comente o while. while [ $PER == $INI ] do #echo "Repetido" INI=$(( ( RANDOM % 4 ) + 1 )) done clear case $INI in 1) echo "Seu adversário é o Capitão América!" INIMIGO="Capitão América" ;; 2) echo "Seu adversário é o Homem de Ferro!" INIMIGO="Homem de Ferro" ;; 3) echo "Seu adversário é o Hulk!" INIMIGO="Hulk" ;; 4) echo "Seu adversário é o Thor!" INIMIGO="Thor" ;; *) echo "Adversário inválido!" && exit ;; esac sleep 3 clear echo "(você) $PERSON VS $INIMIGO (máquina)" echo "" # Sorteio de quem começa INICIATIVA=$(( ( RANDOM % 2 ) + 1 )) if [ $INICIATIVA == 1 ] then echo "É a SUA vez!" Jogador else echo "É a vez da MÁQUINA!" Maquina fi echo ""
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