Docker container Steam

Tiling window manager Docker container Steam

Slackware64-14.2_multilib rodando Docker container Steam https://youtu.be/YFOEj-5b890 .

[ 1.748 hits ]

Publicado em: 08/09/2019

Enviado por Jose Mario




  

Comentários
[1] Comentário enviado por zezaocapoeira em 07/09/2019 - 06:30h

Salve galera.

Slackware64-14.2_multilib rodando Docker container Steam.
https://youtu.be/YFOEj-5b890

( Testes iniciais )
Essa é uma alternativa para rodar o Steam sem precisar transformar o sistema em multilib/multiarch.

Steam sendo executado através de um container docker, rodando os jogos:

- Dota 2

- American truck simulator

Som/áudio e joystick ( logitech F310 ) funcionando dentro dos conformes.

Descrição do hardware que uso:

https://pastebin.com/raw/HHjwLsZ7

OBS:

Para lidar com o Docker container é requerido um conhecimento prévio da ferramenta e parâmetros
para a criação/administração de "imagens, containers, volumes, etc ..." .


Obrigado pela atenção, salve!!!

[2] Comentário enviado por madrugada em 10/09/2019 - 15:12h

Então quer dizer que posso manter o Slack64 Puro, e ainda assim executar um container 32 bits?

[3] Comentário enviado por zezaocapoeira em 10/09/2019 - 17:18h


[2] Comentário enviado por madrugada em 10/09/2019 - 15:12h

Então quer dizer que posso manter o Slack64 Puro, e ainda assim executar um container 32 bits?


Salve mano.

Tecnicamente sim.

O negócio é ter que compreender como o Docker container funciona, esse compreendimento da ferramenta é essencial .

No mais é conseguir ajustar as variáveis , por exemplo, de volume com o host para que o container a enxergue e use.

No caso do Slackware é diferente em algumas coisas em relação as outras distros , por exemplo:

- Para a parte de audio funcionar corretamente em multiplas instâncias sem conflito, pois o Slackware64-14.2 não tem a variável XDG_RUNTIME_DIR nativa.
- Na solução que encontrei não precisei setar/criar o XDG_RUNTIME_DIR do host, apenas setei o caminho onde o pulseaudio gera os arquivos, como volume a ser usado.
.
" /tmp/pulse-PKdhtXMmr18n/native "

E também a parte

" -v ${HOME}/STEAM-DOCKER/jogos-steam/:/home/STEAM-DOCKER/jogos-steam/ \" tá setada para onde estão os jogos instalados aqui, deixei desse modo apenas para facilitar a identificação.


No Dockerfile usei o driver da Nvidia mais atual no momento.


Vou deixar o exemplo de script que usei para criar o container, no caso tá ajustado para placa de video nvidia.

https://pastebin.com/raw/b3WcGMqX
(não tá finalizado é apenas uma base de teste )

Referências .

- Usei como base:

https://github.com/qury/docker-nvidia-steam
( não precisei criar o esquema do XDG_RUNTIME_DIR usando o script docker.sh, apenas setei as configurações no script https://pastebin.com/raw/b3WcGMqX ).

- Não salve o login do Steam pois o container não vai subir quando solicitado, terá que fazer o login manualmente;

- Pode usar outras imagens como base, por exemplo Debian, Ubuntu, SteamOS, etc ..., para gerar a sua .

- Alguns links complementares:

https://blog.jessfraz.com/post/docker-containers-on-the-desktop/

https://github.com/jessfraz/dockerfiles

https://github.com/jessfraz/dockerfiles/issues/85

https://github.com/debuerreotype/debuerreotype

OBS:

Tentei ser o mais claro e simples possível, nas descrições acima.

É fato que terá uma curva de aprendizado para poder lidar como as ferramentas Docker container, sem essa base ficará inviável começar algum projeto custom.

Quando o Slackware versão 15 sair vou usar o Docker container para o Steam e o Wine como padrão para suporte 32 bit , até chegar esse dia é ir fazendo testes para ajustar.

Obrigado pela atenção, salve!!!

[4] Comentário enviado por xerxeslins em 11/09/2019 - 15:06h


E perde desempenho em realação ao Steam normal?

--
"There are lots of Linux users who don't care how the kernel works, but only want to use it. That is a tribute to how good Linux is." - Linus Torvalds

[5] Comentário enviado por madrugada em 11/09/2019 - 16:17h


[3] Comentário enviado por zezaocapoeira em 10/09/2019 - 17:18h
[...]
É fato que terá uma curva de aprendizado para poder lidar como as ferramentas Docker container, sem essa base ficará inviável começar algum projeto custom.

Quando o Slackware versão 15 sair vou usar o Docker container para o Steam e o Wine como padrão para suporte 32 bit , até chegar esse dia é ir fazendo testes para ajustar.

Obrigado pela atenção, salve!!!

Valeu!!!
Vou estudar melhor a ferramenta!

Só multilib uso mesmo pra Wine e Steam.

Enquanto não sai o Slack 15 acho que vou instalar um Gentoo Pure64.
Muito obrigado pelas excelentes dicas.

[6] Comentário enviado por zezaocapoeira em 12/09/2019 - 00:57h


[4] Comentário enviado por xerxeslins em 11/09/2019 - 15:06h


E perde desempenho em realação ao Steam normal?

--
"There are lots of Linux users who don't care how the kernel works, but only want to use it. That is a tribute to how good Linux is." - Linus Torvalds



Salve mano.

Nos jogos que rodei usando o Docker container, não notei diferença no desempenho é praticamente a mesma coisa na minha percepção.

Obrigado pela atenção, salve!!!


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts