E lá vem snaps

Gnome E lá vem snaps

Além do Chromium, agora se você tentar instalar a GNOME Software e/ou o plugin de suporte a Flatpak, vai puxar como dependência o snapd. Para evitar o snap, adicione --no-install-recommends no fim do comando de instalaçao.

[ 525 hits ]

Publicado em: 18/06/2020

Enviado por André Marques Hörshen




  

Comentários
[1] Comentário enviado por andremarques em 18/06/2020 - 12:55h

Isso mesmo, além do problema com o Chromium sendo instalado via APT trazer a versão em snap, os pacote gnome-software e gnome-software-plugin-flatpak puxam ele como dependência necessária. É provável que existam outros pacotes que façam o mesmo, acabei descobrindo por acaso.
No caso do Chromium, mesmo que você tenha removido totalmente o suporte do snap (snapd), ele reinstala o snapd se você confirmar a instalação do Chromium. Você pensa está adquirido um deb, mas obtém um snap. O snap também adiciona em média uns 100 MB de uso a RAM, deixa o boot mais lento devido a criação de serviços relacionados a ele. Mais detalhes em: https://imgur.com/a/YjekRaE (com descrição em português e inglês)

[2] Comentário enviado por removido em 18/06/2020 - 13:42h

GNOME Software / Ubuntu Software é complicado usar sem habilitar/instalar snaps. Por isso a briga Linuxmint e Ubuntu esquentou há um tempo atrás. Por isso também eu uso o bom e velho Synaptic.

[3] Comentário enviado por andremarques em 18/06/2020 - 13:47h

[2] Comentário enviado por clodoaldops em 18/06/2020 - 13:42h
GNOME Software / Ubuntu Software é complicado usar sem habilitar/instalar snaps. Por isso a briga Linuxmint e Ubuntu esquentou há um tempo atrás. Por isso também eu uso o bom e velho Synaptic.
Antes não tinha essa obrigação, mas pelo visto agora, quem quiser evitar snap terá que ter cuidado dobrado, pois a cada dia fica mais difícil contornar. A briga entre o Mint e o Ubuntu continua "quente" huahuahuah. Você viu o que o Mint fez no último beta, né? Bloqueou a instalação do snapd que nem usando o sudo apt install snapd você consegue instalá-lo, terá que remover um script e eles documentam como.

[4] Comentário enviado por maurixnovatrento em 18/06/2020 - 20:09h


Ainda bem que eu não usei o ubuntu e nem o chromium no mint. Aí eu fico livre de instalar parafernálias indesejáveis.

___________________________________
Conhecimento não se Leva para o Túmulo.

[5] Comentário enviado por Arnoold em 19/06/2020 - 12:01h

Que treta, fazem de tudo pro usuário instalar o snap a qualquer custo.

Depois reclamam quando dizem que forçam snap. Tá aí a prova. Gnome software (a lojinha de apps do Gnome) nunca foi obrigação ter snapd pra usá-la. Vê se eles forçam o flatpak, né? Óbvio que não.

Canonical de burra não tem nada.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts