Olá! Obrigado :) É o conky, mas não o conky normal. Estou usando o conky-cli que é o mais simples e que roda no terminal ao invés de abrir janela própria. Basta mandar um apt-get install conky-cli, ou seja, pacotes prontos já que uso Linux Mint que é baseado em Ubuntu (e Debian) ;P
O papel de parede se chama Harbinger, peguei na Digital Blasphemy. O ambiente é Enlightenment 17 (E17). Tudo que você vê em modo texto foi feito com terminal. Usei o LXTerminal e botei 100% de transparência, tirei barra de rolagem, abas, escolhi a opção Pin to Desktop e terminei de mover com Alt-Clique do mouse (ja que estava sem os contornos da janela). Claro que pretendo um dia configurar pra fazer tudo isso sozinho qdo iniciar, mas ainda não me decidi se vou deixar tudo assim. Se reparar tem o conky em cima, o Vim embaixo, o rsstail pegando feeds do br-linux mais abaixo e mais embaixo ainda o dmesg com o tail junto. Na esquerda embaixo tem um terminal normal para dar uns comandos e estilizado com bashstyleNG e mais em cima o conky rodando outro arquivo de configuração apenas para aparecer o gcalcli que mostra em modo texto o meu google calendar. O tema de ícones pelo que me lembra se chama Black White 2 Neon Big. Peguei no Gnome-Look. O efeito de Dock é o módulo ItaskNG do E17, o tema do E17 se chama bluesteel que é um port de um tema antigo do E16. No relógio em cima o tema é outro, mas só pro relógio. Se chama Lucax, que é do Elive (não achei esse tema na net. Baixei a iso do Elive, rodei no virtualbox e copiei os temas dele pro meu Mint ahueahueahuae). O tema das barras de rolagem não é do bluesteel, mas do Cthultain (acho que é esse o nome), que é um port de um tema do fluxbox. Pra conseguir essas transparências reais (E17 tem problema com transparência falsa) usei o módulo Bling do E17. As barras (shelves) do E17, pra ficarem desse jeito foi feito da seguinte forma. Coloquei uma abaixo na esquerda com alguns botões, outra abaixo na direita com outros botões (bateria, rede, hora, volume etc), coloquei uma shelf sem NADA embaixo no meio e mandei ficar atrás de todas e extendida com o tema transparente pra dar a impressão de que tudo é apenas uma única barra. No final coloquei o ITask NG embaixo no centro sem fundo, apenas mostrando os ícones dos programas abertos, para dar a impressão de que faz parte da barra. Consegui a transparência na janela Computer usando o comando transset com o parâmetro 0.5 (50% de transparência).
Essa janela computer é um diretório com atalhos que criei especificamente para a distro q estava fazendo, o Terramint. Seria como uma forma fácil de conseguir controle sobre tudo, para facilitar o uso do E17, já que a idéia da minha distro é uma distro completa e fácil rodando apenas com E17.
Evitei usar tudo q não fosse próprio do E17 e que necessitasse de bibliotecas de outros ambientes. Claro, o LXTerminal é um terminal do LXDE, mas é leve e funcionou bem.
A idéia dessa screenshot é mostrar que não precisamos fazer coisas parecidas com Win7/Vista e Mac. O Linux permite termos coisas bem mais fodonas e bonitas. A inspiração veio quando vi que várias screenshots hoje aqui no BR-Linux estão muito padronizadas. São poucas as mudanças e as poucas que mudam tentam imitar Win7 ou Mac. Sem contar que quase todas estão com Gnome ou KDE. Se olhar as screenshots de quando comecei a usar o VoL, em 2004, vai ver que são muitas com Fluxbox, e16, e17, looking glass, openbox, window maker. Os caras faziam uma puta obra de arte no computador. Caras como o Megatron são uma inspiração.
Eu sou apaixonado por uma interface bem feita, mas também sou apaixonado por leveza e pelo terminal, já que faço quase tudo pelo terminal por costume e por conseguir fazer mais rápido. Então a idéia é aliar console e um window manager lindo e flexível.
Seu comentário me animou. Estou agora pensando seriamente em postar mais screenshots aqui e até fazer um screencast dessa screenshot mostrando a usabilidade.
Abraços
do Terrinha
Ah, visita meu blog:
http://terramel.org
Fiz até um post sobre essa screenshot aqui:
http://terramel.org/enlightenment-17-perfeito-screenshot-old-school/
[]s