Este tutorial tem como funcionalidade ensinar a instalar o
NetBeans (v 5.5) no
Ubuntu 7.04 sem executar uma linha de comando!
Olá galera, Viva o
Linux!
Há alguns meses instalei o Ubuntu na minha máquina, fiquei somente utilizando para a navegação na internet. Aí surgiu uma pequena pulguinha atrás da orelha, meu professor falou que o NetBeans era uma interface de programação multiplataforma. Então surgiu quase que instantaneamente, vou instalar no
Linux. Após o a utilização do NetBeans (v. 5.5) no Windows, fiquei viciado em programação
Java, mas isto é somente um detalhe, irei postar aqui como fazer uma instalação limpa, sem nenhuma linda de comando! Isso mesmo, acredite, eu não sou muito bom nisso, mas está funcionando beleza.
Primeiro de tudo, você já deve ter instalado Java no seu Ubuntu. Caso contrário, vá até o menu Sistema > Administração> Gerenciador de Pacotes Synaptic. Abrindo o gerenciador, clique em "Não Instalados", localizado na seção esquerda da sua tela, após isso, clique no botão "Procurar", digite "jdk".
Selecione os pacotes da sun-java6-*, (selecionei todos pacotes da versão 6, menos o pacote sun-java6-doc), se faltar algum, não se preocupe, as dependências de pacote irá te avisar.
Ok, baixado e instalado é hora de instalar o NetBeans.
Muito simples, acreditem! Todos sabemos que o MacOS é baseado em Linux, e que para a instalação dos programas no MacOS é muito simples, basta arrastar os arquivos para a pasta dos programas, então nada de executar linhas de comando, executar arquivos .bin.
Atenção, cuidado para não errar.
Simplesmente descompacte o arquivo com a extensão .tar.gz do cd do NetBeans em qualquer lugar, isso mesmo, apenas descompacte. Aí vem a parte difícil, achar o executável do NetBeans dentro da pasta.
Dica, ele fica dentro desse local:
/NetBeans.app/Contents/Resources/NetBeans/bin/netbeans
No meu caso descompactei dentro de uma outra partição NTFS que eu uso para dados.
Ficou assim o meu atalho:
/media/hda5/NetBeans.app/Contents/Resources/NetBeans/bin/netbeans
Se quiserem dá pra colocar o ícone do NetBeans. Fiquem à vontade.
Aí é só clicar e executar! Acreditem, funciona perfeito, até podemos fazer as atualizações dos servers do NetBeans.
Tentem e experimentem... se puderem inventem!
Abraços