O
GNOME é um dos mais conhecidos Software Livre (SL) dentre aqueles que compõem o projeto GNU. Desenvolvido para sistemas UNIX, esse amigável ambiente gráfico é suportado por uma comunidade organizada, uma fundação com centenas de membros, incluindo um conselho diretor eleito e grupos temáticos para usabilidade, acessibilidade e perguntas e respostas (P&R).
Novas versões do GNOME são definidas por um grupo específico e agendados para acontecerem a cada seis meses. Com uma comunidade de entusiastas em nível, o GNOME é apoiado por empresas líderes na área de
Linux e Unix, incluindo HP, IBM, Mandriva, Novell, Red Hat e Sun.
Por essas e outras tantas qualidades, o GNOME é mais um exemplo de SL que contraria a impressão, ingênua ou de má-fé, daqueles usuários de sistemas proprietários que pensam que o mundo do Software Livre é passatempo de geek.
Mas desde que escolhi esse ambiente gráfico para minha distro (SuSE 10.1 64bit), sentia uma grande falta de algumas teclas de acesso para poder executar tarefas que, por vício ou hábito incorrigível, só utilizamos o mouse nosso de cada dia.
Um uso mais equilibrado de direita e esquerda evita que uma das mãos, geralmente a que usa o mouse, seja sobrecarregada com os famosos clicks. O ambiente gráfico GNOME nos permite uma configuração pessoal e bem ampla dos atalhos de teclado. Sendo assim, uma forma bem simples de fazê-lo é acessando o menu Desktop > Centro de Controle (ou Preferências em outras distros...) > Pessoal > Atalhos de Teclado. Mas há aquelas teclas de atalho que vêm por 'default' no ambiente GNOME que nos podem ser extremamente úteis, algumas dessas teclas passo a apresentar:
- Alt-F1: Abre o Menu Aplicações.
- Alt-F2: Mostra uma caixa de diálogo de execução de aplicativos.
- Print Screen: Captura uma imagem da tela.
- Alt-Print Screen: Captura a tela da janela selecionada.
- Ctrl-Alt-(setas): Escolhe o local gráfico a ser usado.
- Ctrl-Alt-D: Minimiza todas as janelas.
- Alt-Tab: Escolhe qual janela a ser mostrada dentre as que estão abertas.
- Ctrl-Alt-Tab: Escolhe o foco entre os painéis e o Desktop.
Atalhos de janelas:
- Alt-F4: Fecha a janela atual.
- Alt-F5: Sai do modo maximizado da tela, se esta estiver maximizada.
- Alt-F7: Move a janela para qualquer lugar da tela.
- Alt-F9: Minimiza a janela atual.
- Alt-F10: Maximiza a janela atual.
- Alt-espaço: Abre o menu da janela atual.
- Shift-Ctrl-Alt-(setas): Move a janela selecionada para outro espaço gráfico.
- Ctrl-f: Localiza palavras dentro de algum texto.
Para finalizar, e lembrando a todos, essas dicas eu aprendi num breve curso de GNOME oferecido pelo CDTC (
Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento), essa ótima iniciativa do governo brasileiro na difusão do conhecimento sobre software livre.
Abraços,
Buscator