Como configurar o updatedb
Inicialmente você pode se perguntar: pra que configurar o updatedb se sua utilização é simples? Bom, recentemente eu tive um problema com o comando updatedb: sempre que eu o executava para atualizar a base de dados do slocate, o sistema travava. Resolvi executar o mesmo comando, mas agora com a opção -v (para mostrar na tela a leitura que o comando faz) e percebi que o problema estava ao fazer a busca em um determinado diretório.
Logo pensei em uma maneira para excluir este diretório da busca. Pesquisei um pouco e resolvi escrever esta dica para que possa ser útil para pessoas que por ventura possam ter o mesmo problema.
O arquivo de configuração do update é o /etc/updatedb.conf. Este arquivo é lido pelo updatedb no momento de sua execução. Antes de fazer a configuração, o resultado da leitura desse arquivo foi a seguinte:
# cat /etc/updatedb.conf
# /etc/updatedb.conf: slocate configuration file
# PRUNEFS="devpts NFS nfs afs proc smbfs autofs iso9660 udf"
PRUNEPATHS="/dev /proc /sys /tmp /usr/tmp /var/tmp /afs /net"
export PRUNEFS
export PRUNEPATHS
Em "PRUNEFS" você pode especificar os sistemas de arquivos que devem se excluídos da busca, especificando-os com um simples 'espaço' entre cada um. Neste exemplo, a linha que especifica isto está comentada, mas caso seja necessário basta retirar o sinal '#' do início da linha.
Em "PRUNEPATHS" pode-se especificar o caminho completo do diretório que deseja excluir da busca. Neste exemplo, alguns diretórios já serão excluídos da busca, como: /dev, /proc, /sys etc.
Para configurar este arquivo, basta abrí-lo com o editor de sua preferência, incluir o que seja necessário e depois salvá-lo. Depois disso, ao executar o comando updatedb, suas configurações já estarão valendo.
Obs: o sistema utilizado foi o Slackware 10.2.
Outras dicas deste autor
Manipulando arquivos PDF com pdftk
Leitura recomendada
Configurando o proxy no apt do Debian Squeeze
Gnome com visual parecido com Windows XP
MP3 no XMMS - Fedora Core 2
Mantendo o relógio do servidor sempre acertado
Extraindo arquivos *.rar pelo Konqueror
Comentários
Nenhum comentário foi encontrado.