CUPS + Samba: Problemas com drivers e lentidão [Resolvido]

Publicado por Rafael Ferroni Mendes em 14/02/2013

[ Hits: 5.930 ]

 


CUPS + Samba: Problemas com drivers e lentidão [Resolvido]



Bom dia pessoal.

Depois de bater cabeça com um servidor de impressão com CUPS + Samba aqui na empresa, consegui resolver meu problema com a ajuda de um participante do VOL e estou compartilhando a solução, pois pesquisando no site, não encontrei.

Problema 1: Qualquer documento que eu imprimia na impressora conectada ao servidor, ele imprimia sempre uma página com as configurações do driver da impressora.

Algo como:
-12345X@PJL COMMENT "Username: Rafael"
@PJL COMMENT USERNAME="Rafael"
@PJL COMMENT DOCNAME="PÁGINA DE TESTE"
@PJL SET COPIES=1
@PJL COLORMODE=MONO
@PJL SET RESOLUTION=600
@PJL SET IMAGEQUALITY=0
@PJL DEFAULT SERVICEDATE=20130130
@PJL SET DUPLEX=OFF
@PJL SET PAPERTYPE=OFF
@PJL SET BANNERSHEET=OFF
@PJL SET TIMESTAMP=OFF
@PJL SET USERNAME="Rafael"


Problema 2: Uma máquina cliente estava extremamente lenta quando o usuário abria a tela de impressão para selecionar a impressora. E quando selecionava a impressora e mandava imprimir, aí sim... travava tudo no computador.

Solução

Abra o prompt de comando no cliente Windows (ou o executar) e digite:

printui /s /t2

Selecione o driver a ser excluído.

* Importante: Remova todos os dispositivos que usam este driver do cliente, porque senão, ele não te permite remover. Depois, é só acessar o compartilhamento da impressora novamente. E quando pedir o driver, indicar o caminho onde ele está.

Abraços pessoal.

Qualquer dúvida, comentem aí.

Outras dicas deste autor

Jogos de tiro com excelente qualidade para Linux

Leitura recomendada

Ativando SSH 2 utilizando rc.local no Slackware

Modo Clássico no Ubuntu 11.10

Balanceando consultas de DNS no /etc/resolv.conf

Resolvendo pacotes quebrados no Debian 7

Como resolver o problema de lentidão na autenticação do SSH

  

Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 14/02/2013 - 14:19h

Simplificando, seria:

Excluir a(s) fila(s) de impressão do cliente (usuário) > reiniciar o serviço de impressão (net stop/start spooler) > excluir o(s) driver(s) da máquina > mapear a(s) fila(s) novamente.

Nem sempre esta será a solução para o segundo problema citado, mas sem dúvida, uma das primeiras atitudes a serem tomadas.

Boa dica!



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts